29.6 C
Vitória
terça-feira, 1 dezembro 2020

Finados: o que a Bíblia ensina sobre a morte e a vida eterna

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

Dia-de-Finados

Para os mortos salvos em Cristo há a promessa da ressurreição, e aos perdidos a condenação eterna

Por Adilson Neves

Anualmente, no dia 2 de novembro, comemoramos o Finados, e não há nenhum pecado em lembrar dos mortos até porque a Bíblia aborda essa questão de maneira muito didática, ensinando de que para os mortos salvos em Cristo há a promessa da ressurreição, e aos perdidos a condenação eterna.

É claro que nada nos impede de sentir saudade do ente querido que se foi e isso é um sentimento absolutamente humano e louvável.

Há uma passagem bíblica, no Antigo Testamento, em Salmos 146:2-4 que é muito explicativa e importante se faz reproduzir: “Louvarei ao Senhor por toda a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu viver. Não confiem em príncipes, em meros mortais, incapazes de salvar. Quando o espírito deles se vai, voltam ao pó; naquele mesmo dia acabam-se os seus planos.”

Aqui percebemos a clareza de que após a morte física, o espírito volta a Deus e o corpo volta ao pó e confirma outro texto da Bíblia em Eclesiastes 12:7: “e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu”.

O próprio Jesus na parábola do Lazaro e o Rico esclarece esse ponto quando o rico, em sofrimento, pede para que mandem alguém pregar para os seus parentes e o próprio Cristo afirma que eles tinham os profetas e as escrituras para mostrar a verdade.  E Jesus contou sobre a situação dos mortos no evangelho de Lucas 16.19-31. Nessa parte bíblica destacamos quatro ensinos de Jesus: que há consciência após a morte; existe sofrimento e existe bem-estar; não existe comunicação de mortos com os vivos; a situação dos mortos não permite mudança. Cada qual ficará no lugar da sua escolha em vida. Os que morrem no Senhor gozarão de felicidade eterna (Apocalipse 14.13) e os que escolheram viver fora do propósito de Deus, que escolheram o caminho largo (Mateus 7.13-14) irão para o lugar de tormento consciente de onde jamais poderão sair.

Portanto, a Bíblia fala apenas de dois lugares: céu e inferno. Jesus ensinou a existência de apenas dois lugares. Falou do céu em João 14.2-3 e falou do inferno em Mateus 25.41.

E o escrito na parte inicial do versículo 27 do capitulo 27 do livro dos Hebreus 9:27 que diz: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” […], estando claro de que não é possível interferir na vida após a morte, pois depois disso vem o juízo; e neste caso, é inútil orar por alguém que esteja morto.

O Finados para os evangélicos é um dia de celebrar a vida eterna em Cristo porque a morte não é um fim, nem significa perder; mas, ganhar. Jesus afirmou que no céu não haverá nem choro, nem dor, nem lágrimas; mas, uma vida sem sofrimentos e como um marco da vitória que o próprio Jesus promoveu e gerou na cruz do Calvário e na sua própria ressurreição.

Cristo, ele mesmo, nos deixou uma mensagem muito explicita em Mateus 8:22: “Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.”, porque o seu legado de destino é: “eu sou o pão e a água da vida, quem comer e beber de mim jamais terá fome e sede”; e acrescentou a este legado uma promessa maravilhosa no evangelho de João 14:1-4: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.”

Adilson Neves é pastor, consultor em Gestão Estratégica, palestrante e professor, atual cônsul da Republica de Moçambique no Espirito Santo e Paraná

- Publicidade -

Matérias relacionadas

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Asia Bibi pede que presos por sua fé sejam libertos no mundo

A cristã Asia Bibi comoveu o mundo com história de superação. Ela esteve mais de uma década no corredor da morte no Paquistão, mas foi libertada. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Pastor Ricardo Dias é exonerado da Funai

Pastor Ricardo Dias chefiava área de índios isolados da Funai exonerado da Funai. Saiba mais!

O poder de decifrar pessoas

Programa Conexão empreendedora de hoje, 30, recebe o o CEO e fundador de seis empresas, mentor e escritor, Pedro Stivalli para falar sobre o poder de decifrar pessoas. Saiba mais!

Brasil e Israel: união para salvar Amazônia

O acordo entre Brasil e Israel tem o objetivo de contribuir para que o governo tenha mais dados para impedir as queimadas e o desmatamento na Amazônia. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!