24.2 C
Vitória
quarta-feira, 21 outubro 2020

Filmes cristãos ganham mais espaço nos cinemas brasileiros

Leia também

Tereza Cristina diz ver potencial para crescimento no comércio com países árabes

Em meio à crise decorrente da covid-19, o Brasil demonstrou capacidade de cumprir com seus compromissos internacionais

‘Reconheço mérito, mas correções podem ser feitas’, diz Marques

O desembargador evitou se posicionar se é favorável ou não a uma revisão na prisão após condenação em segunda instância

Ministro da Saúde testa positivo para covid-19

Pazuello já havia tido febre e passado mal no início da semana, deixando, inclusive de participar de cerimônias públicas

Há aproximadamente 20 anos o cinema cristão nos Estados Unidos (EUA) começou a crescer verdadeiramente, a qualidade das produções aumentou e os filmes começaram chegar nas telonas do país.

Hoje já fazem parte do line up de grandes estúdios como Sony Pictures, Lionsgate, Icon, Paramount e Pure Flix, Kendrick’s Brothers e outros produtores independentes.

A realidade do cinema americano é que a cultura e os investimentos fazem parte do cenário dos grandes estúdios e distribuidores. Mas, de fato, os olhos foram abertos e o nicho de filmes religiosos tornou-se atrativo a partir de sucessos de bilheterias como “A Paixão de Cristo”, “As Crônicas de Nárnia”, “O Ceu é de Verdade”, “Desafiando Gigantes”, “Deus Não Está Morto, dentre outros.

E, junto a essa questão, o cinema brasileiro também tem encontrado o seu lugar; tem trabalhado para entender a dimensão do mercado cristão e lançamentos realizados. Em cada projeto são desenvolvidas campanhas e estratégias para que o público cristão vá aos cinemas, gere engajamento, e que essa rotina torne-se uma ferramenta para edificar vidas e alcançar pessoas que se encontram fora das Igrejas ou, até mesmo, tenha rejeição sobre visitar um culto.

Durante o ano de 2018, no território americano, foram distribuídos inúmeros filmes com princípios cristãos nos cinemas do país, uma quantidade que tem crescido a cada ano. No Brasil, os filmes religiosos também têm ganhado força e chamado a atençãos, principalmente nos últimos três anos. Neste ano de 2018, pelo menos, sete filmes com temática cristã foram exibidos nos cinemas brasileiros – “Maria Madalena”, “Paulo, Apóstolo de Cristo”, “Eu Só Posso Imaginar”, “Deus Não Está Morto: Uma Luz na Escuridão” são alguns títulos. Essa é uma realidade que há seis anos era inimaginável e pouco provável. Ou seja, neste momento, o Brasil é o mercado mais importante no cenário cinematográfico cristão internacional após os EUA.

E os lançamentos continuam. Para fechar o ano, dia 15 de novembro chega aos cinemas o filme “Entrevista com Deus”, uma produção que retrata a história de um jovem jornalista que se encontra com um homem que se apresenta como Deus e inicia uma conversa, cheia de questionamentos, abordando temas relevantes e que estão muito presentes em nosso dia a dia, como, por exemplo: Amor, Perdão, Salvação, Fé, Pecado e Decisão.

“No Brasil, os filmes religiosos também têm ganhado força e chamado a atenção, principalmente nos últimos três anos. Neste ano de 2018, pelo menos, sete filmes com temática cristã foram exibidos nos cinemas brasileiros”

Agora, a questão é: O que devemos esperar do cinema cristão para 2019?
O próximo ano será recheado de grandes produções para o público assistir a filmes para a família. As datas não estão definidas, mas para 2019 acontecerão os lançamentos de “As Crônicas de Narnia”, “Overcomer” (sexto filme dos irmãos Kendricks) e a sequência do filme “A Paixão de Cristo”, que se tornou o filme cristão de maior bilheteria da história desse segmento. Esses são apenas alguns dos lançamentos, mas muito mais está por! Creio que o cinema cristão está crescendo e que, certamente, ajustes devem ser realizados, porém, o grande desafio e expectativa é que filmes nacionais também sejam produzidos e que longas que retratem a temática cristã alcancem cada vez mais público nacional e internacionalmente.


Ygor Siqueira é CEO da 360 Way Up e trabalha no mercado cinematográfico cristão há 9 anos.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Veja a programação do CineFest 360 edição 2020

O tema escolhido para o Cinefest 360, edição 2020 é Visão, com a proposta de que para começar algum projeto, precisa-se de uma visão clara e ciência da mensagem que deseja transmitir

Bolsonaro veta projetos de incentivos fiscais ao cinema

O veto do presidente evita a prorrogação do prazo para utilização do Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine) O...

“Greenleaf” e “Nada a perder 2” estreiam na Netflix

A quarta temporada de "Greenleaf" e "Nada a perder 2" vão entrar para o catálogo de filmes da Netflix a partir de novembro. Duas grandes...

Projeto leva cinema aos sertanejos do Nordeste

Você já parou para pensar que uma boa parte da população brasileira nunca teve a oportunidade de estar em uma sala de cinema? Sair de...

“Mais que vencedores” é o novo filme cristão

Dos mesmos produtores de "Quarto de Guerra", "A prova de fogo" e "Corajosos", longa cristão chega em setembro aos cinemas do Brasil Em setembro entra...

Pré-estreias de “Eu Acredito” movimentam o Brasil

Última sessão de pré estreia do filme acontece neste sábado (1º) em Curitiba (PR). Filme já foi exibido em sete cidades do Brasil. Longa entra em...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Episódios do Nossa Música Brasileira; Assista aqui!

Nossa Música Brasileira acontece em formato on-line, com episódios até o final de 2020.. Confira aqui!