23.8 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Ensinando os filhos pelo exemplo por Luciano e Kelly Subirá

Pastor Luciano Subirá e família na consagração da neta Aela Maria, filha do seu primogênito Israel Subirá. Foto: Reprodução

O pastor Luciano e sua esposa Kelly Subirá, trazem um ensinamento bíblico importante para os pais que por meio dos erros e acertos educam seus filhos da maneira correta 

Por Victor Rodrigues 

O exemplo é essencial na criação dos filhos. Qual será o elemento mais importante na criação dos filhos? Logo após a dependência de Deus, vem o exemplo dos pais!

O modelo planejado por Deus para a humanidade, trabalha com referenciais que servem de exemplo aos outros.  Em 1 Coríntios 4.6 o apóstolo Paulo afirma: “Para que por nosso exemplo vocês aprendam.” A vida cristã deve ser fundamentada no exemplo.

Paulo, usando Cristo como exemplo, exemplifica a vida espiritual como uma relação familiar entre pais e filhos, ao convidar os seus “filhos espirituais” a imitar a sua conduta. Há uma poderosa didática no exemplo, não apenas na liderança espiritual.

- Continua após a publicidade -

Jesus também ensina pelo exemplo

Jesus ensinava por meio das suas atitudes, não apenas com palavras. Como podemos questionar a eficácia de tal pedagogia?

Ensinando os filhos pelo exemplo por Luciano e Kelly Subirá
Na foto, o pastor segura sua neta Aela Maria, filha de Israel, filho mais velho do pastor Luciano e Kelly Subirá, em apresentação na igreja. Foto: Reprodução.

A Bíblia nos ordena que sigamos o exemplo de Jesus. O apóstolo João diz: “Quem diz que permanece Nele, esse deve também andar assim como Ele andou.” 1João 2.6

“Ora, se eu, sendo Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, também vocês devem lavar os pés uns dos outros. Porque eu lhes dei o exemplo, para que, como eu fiz, vocês façam também.” João 13.14-15

Nós cristãos devemos reconhecer que o exemplo se trata de um princípio divino, não apenas uma constatação de uma conduta de bons resultados.

Falta de exemplo na criação dos filhos 

O exemplo é poderoso, seja bom ou ruim, o seu impacto é imensurável. “Então Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: — Na cadeira de Moisés se assentaram os escribas e os fariseus. Portanto, façam e observem tudo que eles disserem a vocês, mas não os imitem em suas obras; porque dizem e não fazem.” (Mateus 23:1-3). 

A força do exemplo é tão grande em nossos filhos que até de forma inconsciente, o comportamento se repete. A Bíblia nos mostra que Abraão, quando em terras estrangeiras, chamava Sara, sua esposa, de irmã, porque tinha medo de morrer (Gênesis 20.2). Seu filho Isaque fez o mesmo com sua esposa, Rebeca.

Às vezes, de modo inconsciente, somos levados a repetir a conduta errada de nossos pais. A didática do exemplo é imensurável e fala mais alto do que as palavras. Jesus nos ensina sobre o cuidado que devemos ter com os pequeninos: “E quem recebe uma criança, como esta, em meu nome, é a mim que recebe.” (Mateus 18:5).

Jesus não tratava especificamente do aspecto paterno nessa passagem, mas não há como negar que os pais estão incluídos nessa advertência de não fazer tropeçar os pequeninos. Muitas vezes a falta de conduta correta dos pais afetará negativamente os filhos, assim como no exemplo de Abraão e Isaque.

Dando exemplo mesmo quando se erra 

E o que fazer quando erramos? Vamos errar, somos humanos. Mas naquelas vezes em que falhamos devemos ser exemplo na forma de retratar o ocorrido.

Em Efésios 6.4 a Palavra de Deus nos diz: “Tratem de criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor.” Os pais devem ser guias para seus filhos, não educando apenas para a vida terrena, mas principalmente para a vida eterna. Em conclusão,  “melhor do que um ensino teórico, vazio de prática, é deixar um testemunho de uma fé que possa ser imitada.”

*De Victor Rodrigues com informações do Orvalho.com 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -