20.8 C
Vitória
domingo, 5 julho, 2020

Filhos? Ah, se eu soubesse!!

Mais lidas

Partida entre Fluminense e Botafogo será transmitida em TV aberta

Partida entre Fluminense e Botafogo será transmitida em TV aberta

Presidente sobrevoou áreas afetadas por ciclone em Santa Catarina neste sábado

"Governo está a disposição para ajudar os atingidos", diz Bolsonaro. Confira!

Flexibilização do isolamento pode ter levado 1,1 milhão de volta ao trabalho

Segundo a Pnad Covid, pesquisa divulgada pelo IBGE, de 7 a 13 de junho, a taxa de desemprego no País estava em 12,4%, ante 11,8% na semana anterior

ES: Igreja celebra aniversário com carreata, culto drive-in

Aniversário de 29 anos da Primeira Igreja Batista da Praia da Costa, em Vila Velha (ES) foi diferente. Além de uma live com o grupo Kemuel, teve a carreta da gratidão e o encerramento com o culto drive-in, com participação de Anderson Freire

Gary Chapman e Shannon Warden ensinam tudo o que você precisa saber sobre a incrível jornada que é a paternidade e a difícil tarefa de criar um filho

Com a gravidez chegam várias dúvidas e um turbilhão de emoções. A ideia de trazer a vida e criar um filho pode ser bastante aflitiva, afinal logo à frente está o futuro, algo desconhecido, mas, que pode ser bem encarado com conhecimento.

Em “Ah, se eu soubesse! Coisas que aprendi só depois de ter filhos”, publicado pela Editora Mundo Cristão, Gary Chapman e Shannon Warden apresentam orientações e dicas práticas para quem está se preparando para ter filhos. Ou já tem crianças pequenas.

Com uma boa dose de realidade escrita de forma didática e agradável de ler, Chapman e Warden, autoridades em aconselhamento familiar, apontam temas essenciais relacionados à nova dinâmica da casa e ao desenvolvimento dos filhos.

O que aprender com o livro?

Ter um bebê e cuidar de um bebê são coisas muito diferentes. Após o nascimento da criança absolutamente tudo na rotina do casal será alterado.

Desde a amamentação, que não é tão fácil quanto parece (há várias questões envolvidas que merecem atenção e esclarecimento do casal), passando pela troca de fraldas, chegando até o tempo disponível que os pais devem ter para estimular o amor e desenvolvimento pessoal e emocional dos filhos, com histórias e brincadeiras.

Filhos custam caro

Provavelmente não passa pela cabeça de muitos pais considerar os custos dos próximos anos, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e faculdade de medicina. Mas deve-se levar em conta que filhos custam caro.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo Centro de Política e Promoção Nutricional do Departamento de Agricultura estimou que para uma família de classe média o custo de um filho, desde o nascimento até os 17 anos, é de aproximadamente 250 mil dólares.

Este fato não é para desanimar, porque a vida é para ser vivida um dia de cada vez. A questão é que como pais buscamos sempre dar o melhor, mas é preciso ter bom senso. Quando os gastos forem maiores do que os ganhos, será necessário ajustar o orçamento. Aliás, programe-se para ter sempre uma reserva para eventuais emergências.

Saúde emocional da criança 

A saúde emocional e física são os dois trilhos sobre os quais o trem dos pais deve andar. Ambas são necessárias para se criar filhos saudáveis e responsáveis. Alguns pais prestam pouca atenção às necessidades emocionais de seus filhos.

Em “Ah, se eu soubesse”, Gary Chapman e Shannon Warden discorrem sobre a Teoria do Apego de John Bowlby e a teoria do desenvolvimento psicossocial, proposta por Erik Erikson. A leitura traz uma surpreendente descoberta nesta área.

Gary_D_Chapman
Foto: Reprodução

O casamento 

O relacionamento não prospera em piloto automático depois do nascimento do bebê. Tudo começa com o reconhecimento de que as coisas mudam quando se tem um filho. Não será mais possível fazer as mesmas coisas que se fazia antes, aquele “tempo livre” de outrora vai diminuir drasticamente.

Entretanto, não caiam no erro de pensar: “Não temos mais tempo para nós dois”. Sem dúvida há maneiras de suprir as necessidades do bebê e prestar atenção um ao outro. Afinal, os casais vêm fazendo isso há milhares de anos. Mantenham a comunicação, resolvam os conflitos, flertem entre si e estimulem o casamento!

“Continuem aprendendo com a obra. Se você se concentrar na alegria que os filhos trazem e fizer o melhor a cada dia, a alegria será a sua eterna companheira”, diz o trecho do livro.

Gary Chapman 

Desde a década 1970, o Dr. Gary Chapman vem investindo no estudo de como potencializar a alegria, satisfação e compreensão quando se trata de relacionamento humano. Autor do celebrado best-seller “As cinco linguagens do amor”, traduzido para 32 idiomas, Chapman acredita que “o amor não depende exclusivamente das emoções. Amor é o que você faz e diz, não apenas o que você sente”.

Há décadas, Chapman, o “Doutor Casamento”, viaja pelo mundo desafiando casais a buscar saúde emocional para seu casamento e tem impactado multidões com seus livros inspirativos. O portfólio do autor inclui também livros direcionados para os solteiros, homens casados e pais de crianças e adolescentes. Ele já escreveu mais de 30 livros, todos sobre relacionamento afetivo, o que faz de Chapman um dos maiores nomes no gênero.

Gary Chapman atualmente vive em Winston-Salem, Carolina do Norte (EUA), onde serve como pastor sênior associado na Calvary Baptist Church.

Shannon_Warden
Foto: Reprodução

Shannon Warden

Autora de várias livros e palestrante, educadora-conselheira e diretora de aconselhamento e diretora de ministérios da mulher na Igreja Batista da Tríade. É professora de aconselhamento na Piedmont International University, em Winston-Salem, Carolina do Norte, nos EUA.

Saiba mais sobre o assunto

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Em agosto, 16º Fórum de Ciências Bíblicas

Com o tema “A Bíblia para as novas gerações”, evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Centro de Eventos de...

Expoevangélica 2020 é adiada para dezembro

Neste ano, a Expoevangélica celebra 15 anos e pretende realizar uma grande festa em Fortaleza (CE).

Plugue-se

Enciclopédia dos adventistas em formato digital

Enciclopédia é fruto de um trabalho de dezenas de profissionais em várias partes do mundo e inclui material sobre pioneiros adventistas na América do Sul

Juliano Son canta “Nada mudou”, do EP Tudo Novo

Canção é o quinto e último single do projeto musical Tudo Novo, de Juliano Son

Kemuel e o fenômeno da música “Algo Novo”

Com quase cinco milhões de vies no Youtube, "Algo Novo", tem impactado a vida de muita gente e diversos testemunhos de cura 

“Quando o sol se põe” estreia dia 22, na Netflix

Filme é uma boa opção para todas as pessoas, independente da religião. Entre os atores de “Quando o Sol se Põe” estão a cantora Priscilla Alcantara, Lu Alone, Filipe Lancaster e Lito Atalaia