24.7 C
Vitória
terça-feira, 31 março, 2020

Filhos? Ah, se eu soubesse!!

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Atletas mantêm vagas para os Jogos Olímpicos em 2021

COI confirmou que os atletas já classificados para os Jogos Olímpicos tem vaga assegurada. A nova data do evento será de 23 de julho a 8 de agosto de 2021

Consultor da Red Bull queria que os pilotos pegassem a COVID-19

O conselheiro de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, queria que os pilotois de formula 1 de sua equipe, fossem infectados com o COVID-19

McLaren vai produzir 10 mil ventiladores respiratórios

Equipe de Fórmula 1 disponibilizou a fábrica de carros junto com outras empresas para fabricar equipamentos médicos para ajudar as vítimas da Covid-19

Abertura dos jogos olímpicos acontecerá em julho de 2021

Os Jogos Olímpicos de Tóquio têm nova data definida para serem realizados: de 23 de julho a 8 de agosto de 2021 na capital japonesa

Gary Chapman e Shannon Warden ensinam tudo o que você precisa saber sobre a incrível jornada que é a paternidade e a difícil tarefa de criar um filho

Com a gravidez chegam várias dúvidas e um turbilhão de emoções. A ideia de trazer a vida e criar um filho pode ser bastante aflitiva, afinal logo à frente está o futuro, algo desconhecido, mas, que pode ser bem encarado com conhecimento.

Em “Ah, se eu soubesse! Coisas que aprendi só depois de ter filhos”, publicado pela Editora Mundo Cristão, Gary Chapman e Shannon Warden apresentam orientações e dicas práticas para quem está se preparando para ter filhos. Ou já tem crianças pequenas.

Com uma boa dose de realidade escrita de forma didática e agradável de ler, Chapman e Warden, autoridades em aconselhamento familiar, apontam temas essenciais relacionados à nova dinâmica da casa e ao desenvolvimento dos filhos.

O que aprender com o livro?

Ter um bebê e cuidar de um bebê são coisas muito diferentes. Após o nascimento da criança absolutamente tudo na rotina do casal será alterado.

Desde a amamentação, que não é tão fácil quanto parece (há várias questões envolvidas que merecem atenção e esclarecimento do casal), passando pela troca de fraldas, chegando até o tempo disponível que os pais devem ter para estimular o amor e desenvolvimento pessoal e emocional dos filhos, com histórias e brincadeiras.

Filhos custam caro

Provavelmente não passa pela cabeça de muitos pais considerar os custos dos próximos anos, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e faculdade de medicina. Mas deve-se levar em conta que filhos custam caro.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo Centro de Política e Promoção Nutricional do Departamento de Agricultura estimou que para uma família de classe média o custo de um filho, desde o nascimento até os 17 anos, é de aproximadamente 250 mil dólares.

Este fato não é para desanimar, porque a vida é para ser vivida um dia de cada vez. A questão é que como pais buscamos sempre dar o melhor, mas é preciso ter bom senso. Quando os gastos forem maiores do que os ganhos, será necessário ajustar o orçamento. Aliás, programe-se para ter sempre uma reserva para eventuais emergências.

Saúde emocional da criança 

A saúde emocional e física são os dois trilhos sobre os quais o trem dos pais deve andar. Ambas são necessárias para se criar filhos saudáveis e responsáveis. Alguns pais prestam pouca atenção às necessidades emocionais de seus filhos.

Em “Ah, se eu soubesse”, Gary Chapman e Shannon Warden discorrem sobre a Teoria do Apego de John Bowlby e a teoria do desenvolvimento psicossocial, proposta por Erik Erikson. A leitura traz uma surpreendente descoberta nesta área.

Gary_D_Chapman
Foto: Reprodução

O casamento 

O relacionamento não prospera em piloto automático depois do nascimento do bebê. Tudo começa com o reconhecimento de que as coisas mudam quando se tem um filho. Não será mais possível fazer as mesmas coisas que se fazia antes, aquele “tempo livre” de outrora vai diminuir drasticamente.

Entretanto, não caiam no erro de pensar: “Não temos mais tempo para nós dois”. Sem dúvida há maneiras de suprir as necessidades do bebê e prestar atenção um ao outro. Afinal, os casais vêm fazendo isso há milhares de anos. Mantenham a comunicação, resolvam os conflitos, flertem entre si e estimulem o casamento!

“Continuem aprendendo com a obra. Se você se concentrar na alegria que os filhos trazem e fizer o melhor a cada dia, a alegria será a sua eterna companheira”, diz o trecho do livro.

Gary Chapman 

Desde a década 1970, o Dr. Gary Chapman vem investindo no estudo de como potencializar a alegria, satisfação e compreensão quando se trata de relacionamento humano. Autor do celebrado best-seller “As cinco linguagens do amor”, traduzido para 32 idiomas, Chapman acredita que “o amor não depende exclusivamente das emoções. Amor é o que você faz e diz, não apenas o que você sente”.

Há décadas, Chapman, o “Doutor Casamento”, viaja pelo mundo desafiando casais a buscar saúde emocional para seu casamento e tem impactado multidões com seus livros inspirativos. O portfólio do autor inclui também livros direcionados para os solteiros, homens casados e pais de crianças e adolescentes. Ele já escreveu mais de 30 livros, todos sobre relacionamento afetivo, o que faz de Chapman um dos maiores nomes no gênero.

Gary Chapman atualmente vive em Winston-Salem, Carolina do Norte (EUA), onde serve como pastor sênior associado na Calvary Baptist Church.

Shannon_Warden
Foto: Reprodução

Shannon Warden

Autora de várias livros e palestrante, educadora-conselheira e diretora de aconselhamento e diretora de ministérios da mulher na Igreja Batista da Tríade. É professora de aconselhamento na Piedmont International University, em Winston-Salem, Carolina do Norte, nos EUA.

Saiba mais sobre o assunto

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

26 de março: live – Como inovar na igreja em tempos de disruptura

Nesta quinta (26), as 19h, vai acontecer a primeira live da série "O efeito da liderança na crise” com Josué Campanhã, diretor da Envisionar e Thiago Faria

Novo Som faz show online

Devido a quarentena por causa do coronavírus, a banda vai estar ao vivo no sábado (28) a partir das 20h. Será transmitido pelo Instagram e Facebook

Coronavírus: Os eventos evangélicos que já foram cancelados

Devido a pandemia que se instalou no país por conta da Covid-19, muitos eventos evangélicos foram cancelados, suspensos ou adiados. Confira!

Oficina sobre comicidade no ambiente hospitalar

O Lacarta Circo Teatro abre inscrição para palhaço hospitalar. A oficina acontecerá dia 14 e 15 de março das 09h às 16h, na sede...

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Programas on-line para mentoreamento de homens e mulheres

Ministérios vão transmitir série de lives com objetivo de fortalecer as famílias e oferecer aos pastores, líderes e cônjuges ferramentas para o cuidado intencional, discipulado e mentoreamento

Vem aí o Festival de Cinema Cristão 2020

Entre as novidades do Festival desse ano estão a abertura para a categoria de filmes para surdos e mudos. Inscrições começam dia 1º de abril e vão até 30 de junho

Um encontro diário com a Palavra de Deus

A SBB mobiliza-se para levar esperança à população brasileira, disseminando, pelos meios digitais, a mensagem da Bíblia Sagrada. Entre as ações estão a campanha #PalavradeEsperança e o podcast Um minuto com a Bíblia

Como a pandemia deve ser encarada pelos cristãos?

“Creia no sobrenatural de Deus”, diz médica cristã, ao falar sobre o medo do coronavírus e como os cristãos devem encarar a pandemia