20.5 C
Vitória
quarta-feira, 6 julho 2022

Como ensinar seus filhos a orar

"A oração é o suor da alma" - Martinho Lutero. Foto: unsplash

“Muitas vezes fui levado à oração pela irresistível convicção de que este era o único lugar para onde podia ir”

Por Marlon Max

A oração é uma aventura! Uma jornada criadora e transformadora para um relacionamento mais próximo com Deus. É por isso que é tão importante que pais, professores e líderes de ministério infantil saibam como ensinar as crianças a orar. A oração é a principal via que Deus usa para nos mudar e guiar nossas vidas. Richard Foster resume dizendo: “A oração nos catapulta para a fronteira da vida espiritual.”

Como cristãos, sabemos a importância da oração em nossas próprias vidas. Mas estamos usando a oração como Deus pretendia que fosse? A holandesa líder do movimento reformista na Europa, Corrie ten Boom nos dá uma boa imagem: “A oração é seu volante ou seu pneu sobressalente?” Considere essa imagem ao explorar como ensinar as crianças a orar. Jody Capehart, autora de mais de 20 livros voltados para a educação bíblica de crianças, oferece algumas dicas para iniciar uma vida de oração com os filhos.

O coração de uma criança é sensível aos ensinamentos de Deus, e as crianças estão ansiosas para orar. Segundo Jody, a oração se torna um cobertor de segurança espiritual onde eles aprendem a se voltar para Deus e confiar Nele. “Jesus é real para as crianças à medida que elas o conhecem primeiro como amigo e depois como Salvador. Lembre-se: as crianças estão ansiosas e animadas para conversar com Jesus!”, explica.

Oração de modelos de Jesus

Por meio da Oração do Senhor, Jesus ensina seus seguidores a orar. Como todas as outras áreas da nossa vida, as crianças precisam de nós como modelo para seguir, e com a oração não é diferente. Nada é mais eficaz do que orar com e por seus filhos todos os dias, argumenta Capehart.

“João 17 revela a progressão da oração modelada por Jesus. Ele ora por si mesmo – para que possa trazer honra e glória ao pai. Então ele ora pelas pessoas mais próximas a ele, os discípulos. Finalmente, ele ora por todos os crentes”, destaca.

Parceria na Oração

Na Bíblia, lemos sobre o jovem Samuel, que ouve a voz de Deus. No entanto, Samuel ainda precisa do encorajamento amoroso de Eli para guiá-lo e ensiná-lo a obedecer o que ouve de Deus. De acordo com Jody Caperhart, como pais e professores, devemos abraçar a parceria dada por Deus que temos ao treinar nossos filhos para ouvir e obedecer a Deus.

A escritora e líder ainda ressalta que “é mais difícil hoje manter uma rotina de oração, porque nossa cultura está imersa em atividades e nossos sentidos estão saturados”.
Mesmo no meio de tanta distração e ocupações do cotidiano, Jody encoja aos pais que eles estabeleçam esse momento de desacelerar e até pausar outras atividades para ouvir a voz de Deus.

“Precisamos mostrar a eles como ouvir o silêncio para que possam ouvir a Deus. Também queremos que as crianças aprendam a orar as Escrituras à medida que descobrimos como ensiná-las a orar”, diz.

Como devemos orar?

criançaA melhor maneira de começar algo é dando o primeiro passo. Pode ser que nas primeiras semanas não aconteça de forma natural e sem resistência. Mesmo assim, reserve um tempo todos os dias em sua casa ou sala de aula para orar. Jody explica que no primeiro momento o importante é ajudar as crianças a se sentirem confortáveis durante o silêncio.

“Compartilhe um pequeno versículo da Bíblia para refletir sobre, ou uma qualidade de Deus, ou algo que Jesus disse em seus ensinamentos. Ou cante um pequeno hino ou música e depois peça às crianças que pensem sobre a letra durante um breve período de silêncio”, explica.

A autora também alerta que a capacidade de atenção de crianças pequenas é curta, por isso o tempo utilizado também deve ser. “Talvez comece com 15 segundos, depois 30 segundos e depois um minuto. Gradualmente, adicione pequenos incrementos de tempo à medida que as crianças amadurecem. Depois de um momento de reflexão silenciosa, oriente as crianças a orar. Esta é uma maneira simples e eficaz de ensinar as crianças a orar”, ressalta.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se