27.3 C
Vitória
domingo, 29 novembro 2020

PIB aponta alta de 7,5% no 3º trimestre ante 2º trimestre

Leia também

OMS: mais dados sobre vacinas são necessários

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom afirmou que vários países no mundo "conseguiram controlar a covid-19, e em comum entre eles, a testagem"

Parte dos pacotes com sementes contém praga inexistente

Outras 15 amostras continham gêneros que têm espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário

Maia defende que Congresso discuta soluções para combater racismo no Brasil

Instalada nesta semana, a comissão irá acompanhar os desdobramentos da investigação do caso e promover reuniões

O Monitor do PIB estima que a taxa de crescimento de 2019 será revisada de uma alta de 1,1% para 1,6% na próxima divulgação

Por Daniela Amorim (AE)

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro avançou 1,1% em setembro ante agosto, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). No terceiro trimestre, a atividade econômica cresceu 7,5% em relação ao segundo trimestre deste ano Na comparação com setembro de 2019, a economia teve redução de 2,3% em setembro de 2020. Em relação ao terceiro trimestre de 2019, o PIB encolheu 4,4% no terceiro trimestre deste ano.

“O forte crescimento de 7,5% da economia brasileira no terceiro trimestre, reverte, em parte, a forte retração de 9,7% registrada no segundo trimestre deste ano, em função da chegada da pandemia de covid-19 ao Brasil, a partir de março. No entanto, este crescimento não é suficiente para recuperar o nível de atividade econômica que ainda se encontra 5,0% abaixo do observado no quarto trimestre do ano passado”, avaliou Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV, em nota oficial.

O Monitor do PIB antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.

A FGV chama atenção que, diante da divulgação recente pelo IBGE de que o PIB cresceu 1,8% no ano de 2018, o Monitor do PIB estima que a taxa de crescimento de 2019 será revisada de uma alta de 1,1% para 1,6% na próxima divulgação das Contas Nacionais Trimestrais, prevista para o próximo dia 3 de dezembro

Na passagem do segundo trimestre de 2020 para o terceiro trimestre, todas as atividades sob a ótica da oferta apresentaram crescimento, impulsionadas pela base de comparação depreciada, uma vez que o resultado do segundo trimestre foi negativo para grande parte dos setores em decorrência da crise provocada pela pandemia de covid-19. A exceção foi a agropecuária (-0,3%), por não ter sido impactada diretamente pela pandemia.

O PIB da indústria cresceu 13,4% no terceiro trimestre ante o segundo trimestre, com desempenhos positivos em todos os componentes. A indústria de transformação teve um salto de 22,1% no período, depois do recuo de 18,2% registrado no trimestre anterior.

Já os serviços avançaram 5,5%, também com crescimentos em todos os setores. O destaque foi a alta de 17,4% no comércio no terceiro trimestre, sucedendo a perda de 13,0% verificada no segundo trimestre.

Pela ótica da demanda, houve retrações tanto nas exportações (-0,6%) quanto nas importações (-8,8%). Já o consumo das famílias cresceu 9,9% no terceiro trimestre ante o segundo trimestre, enquanto o consumo do governo aumentou apenas 0,5%. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no PIB) teve uma elevação de 16,5% no terceiro trimestre, após a queda de 16,7% registrada no segundo trimestre.

“Apesar da recuperação disseminada entre as atividades econômicas, nota-se que o setor de serviços ainda apresenta grande resistência à recuperação com grande influência das atividades de administração pública e de outros serviços. Mesmo com a flexibilização das medidas de isolamento e pequena melhora marginal dos setores de alojamento, alimentação, serviços prestados às famílias, educação e saúde, o crescimento observado ainda é muito pouco em comparação à deterioração, causada pela pandemia, observada nestes segmentos. A elevada incerteza quanto ao futuro da pandemia tem inibido a recuperação mais robusta do setor de serviços, que é a atividade mais relevante da economia brasileira”, ponderou Claudio Considera.

Em termos monetários, o PIB alcançou aproximadamente R$ 5,6 trilhões de janeiro a setembro, em valores correntes. A taxa de investimento no terceiro trimestre de 2020 foi de 16,4% na série a valores correntes.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Confiança da indústria sobe a 113,1 pontos em novembro, diz FGV

O indicador que afere o nível de estoque das empresas chegou a 126,2 pontos, subindo 12 pontos e atingindo o maior valor da série histórica

Confiança do consumidor cai 0,7 ponto em novembro, diz FGV

O item que mede o otimismo em relação à situação econômica foi o que mais contribuiu para a queda do ICC no mês

Consumidores esperam inflação de 4,8% em 12 meses, diz FGV

Na análise por faixas de renda, as famílias mais pobres, com renda mensal até R$ 2,1 mil, registraram aumento 0,1 ponto porcentual

Projeção para PIB do 3º tri é de alta de 8,3%, diz ministério

A projeção é de alta de 1,7% na atividade agropecuária, queda de 1,1% na indústria e recuo de 4,2% em serviços

IGP-10 sobe 3,51% em novembro ante alta de 3,20% em outubro, revela FGV

Embora a desaceleração das passagens aéreas tenha ajudado a arrefecer a inflação ao consumidor dentro do IGP-10 de novembro

Indicador antecedente fica estável em outubro, dizem FGV

O Indicador Coincidente Composto da Economia Brasileira (ICCE), que mensura as condições atuais da economia

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!

Natal dos Ribeirinhos! Ajude as comunidades da Amazônia

Ação, que realizada pela Sociedade Bíblica do Brasil, faz parte da campanha Luz na Amazônia, que promove assistência integral às comunidades ribeirinhas. Saiba mais!