27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

FGV confirma dados levantados por Comunhão

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou no final de agosto o estudo “Novo Mapa das Religiões”, traçado com base na última pesquisa de orçamentos familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa confirma o que há quase uma década a Revista Comunhão vem mostrando, por meio de seus levantamentos estatísticos sobre o meio evangélico: cresceu o número de evangélicos no Brasil e especialmente no Espírito Santo.

Os dados divulgados pela FGV revelam que, em 2009, 30,18% da população capixaba se declaravam evangélicos. Comparando esses dados com os de 2003, quando os evangélicos eram 27,38%, fica evidente o crescimento dos crentes capixabas.

Esse crescimento de evangélicos já havia sido previsto pela Revista Comunhão de agosto de 2009, que trouxe projeções feitas alguns anos antes pelo professor Ailton Pedreira da Silva, especialista do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As projeções do professor, que levaram em conta a taxa de crescimento exponencial (TCE) dos evangélicos no período de 1991 a 2000, mostravam que em 2009 o número de evangélicos no Estado seria de cerca de 1,5 milhão de pessoas. Já os estudos da FGV, que foram realizados em 2011, mas levando em conta números de anos anteriores, também revelam que em 2009 o número de evangélicos no Espírito Santo já passava de 1 milhão de pessoas. A diferença no número de evangélicos apontado entre uma e outra pesquisa deve-se ao fato de Comunhão ter realizado, anos atrás, uma projeção futura dessa informação, enquanto o estudo da FGV baseou-se em anos anteriores.

O diretor-executivo da Next Editorial e editor-executivo de Comunhão, Mário Fernando Souza, acredita que essa movimentação demográfica do meio evangélico revelada pelos levantamentos realizados pela Revista Comunhão e pela FGV será corroborada pelos resultados do Censo 2010, que será divulgado nos próximos meses. “Estamos aguardando os dados do Censo, que serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que devem confirmar os dados projetados pela Pesquisa Comunhão e o crescimento desse público em nosso Estado”, comenta Mário Fernando.

- Continua após a publicidade -

Crescimento do número de membros
Outro dado que os leitores de Comunhão já conheciam e que foi confirmado no “Novo Mapa das Religiões” é o de que a Igreja Assembleia de Deus é a denominação com maior número de membros. Em nível estadual, a Pesquisa Comunhão de 2011, publicada em agosto, mostrou que os assembleianos são 32,68% dos evangélicos capixabas. Nacionalmente, os membros da Assembleia de Deus, de acordo com a pesquisa da FGV, eram 5,77% da população brasileira em 2009, o maior percentual entre as igrejas evangélicas.

Dados como os divulgados pela FGV fortalecem e incentivam ainda mais a existência de levantamentos como a Pesquisa Comunhão, que há 11 anos faz um mapeamento do perfil do evangélico capixaba. Afinal, tanto a Fundação quanto a Pesquisa Comunhão vêm confirmando que o Espírito Santo é uma terra de muitos evangélicos, e esse dado não pode passar desapercebido.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -