Ministérios femininos

Perguntado por anônimo

O que é ser um pastor? Segundo o significado da palavra, pastor é aquele que instrui, que cuida, que guia. Ser pastor não é profissão; é uma missão. No texto de Jeremias 3:15 vemos isso bem claro: “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”.

Neste contexto, identificamos várias pastoras na Bíblia, mulheres que assumiram essa missão. Noemi, por exemplo, cuidou de Rute e a guiou para uma vida melhor. Loide agiu do mesmo modo com o neto Timóteo, conduzindo-o a uma vida de intimidade com Deus (Rute 3:18; II Timóteo 1:5).

Não é correto dizer que a Bíblia proíbe mulheres no comando de igrejas, não há ensinamento claro sobre esse assunto. Os ensinos do apóstolo Paulo às mulheres nas cartas aos Coríntios não podem ser entendidos como proibição; ele mesmo fala que são orientações de acordo com padrões da cultura daquela sociedade.  Podemos observar que as mulheres foram muito importantes no ministério de Jesus, vemos várias delas bem presentes na história. Não podemos abrir mão desse ministério em nossas igrejas.