back to top
22.9 C
Vitória
domingo, 20 DE abril DE 2025

Felicidade não se tem, se conquista

É impossível uma felicidade real, verdadeira e duradoura sem a presença de Jesus. Foto: Freepik

Ao contrário do que muita gente pensa, ser feliz não é obra do acaso ou do destino, mas sim, um conjunto de ações que depende só da pessoa.

Por Cristiano Stefenoni

Ficar esperando a felicidade cair do céu é o primeiro passo para ser infeliz. Ao contrário do que muita gente pensa, ser feliz não é obra do acaso ou do destino, mas sim, um conjunto de ações que envolve a vida física, emocional e espiritual. E em todas é necessária a iniciativa da pessoa.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos revelou que 83% dos entrevistados consideram-se muito felizes ou felizes, o que coloca o país na quinta colocação na comparação global, ficando atrás apenas da China (91%), Arábia Saudita (86%), Holanda (85%) e Índia (84%). E os menos felizes são os húngaros (50%), sul-coreanos (57%) e poloneses (58%).

- Publicidade -

Ou seja, os estudos mostram que ser feliz não está diretamente ligado aos recursos financeiros do país, mas a diversos outros fatores somados. Nessa mesma pesquisa, os principais motivos apontados para ser feliz são: saúde física e bem-estar (90%), saúde mental e bem-estar (89%) e condições de vida – acesso moradia, comida, água e saneamento básico (89%).

“A felicidade não acontece de um dia para o outro; é, na verdade uma construção. Demandam tempo e mudanças, estas nem sempre fáceis e confortáveis. Exige aprendizado e coragem. Alguns conseguem alcançá-la por si só; outros têm a humildade de recorrer a orientação de um psicólogo, por exemplo. Aliás, humildade e esperança são os ingredientes essenciais neste processo, pois sem elas a colheita será infrutífera”, explica a psicóloga Patrícia Madeira.

Já a escritora Poppy Jamie, em seu livro “Perfeição não, felicidade” (Editora ISBN), afirma que é possível ser feliz, mesmo em meio aos problemas e sem “fingir” que é feliz.

“Para ser feliz, não é preciso ser perfeito. E nem é necessário ser uma “atriz” para ser aceita pelos amigos e pela sociedade, passando a ideia, principalmente nas redes sociais, de que tem uma vida maravilhosa. Os problemas fazem parte da trajetória. E as experiências acumuladas podem proporcionar uma ‘vida perfeita’, mas cheia de altos e baixos”, afirma Jamie.

A Bíblia também dá algumas orientações sobre como ser verdadeiramente feliz em todas as áreas da vida, confira:

Para ser feliz é preciso:

Ter saúde física
Não importa se você tem dinheiro, tem um ótimo casamento, possui cargos importantes na igreja. Se não tiver saúde, tudo perde a graça. Algumas doenças estão fora do seu controle, simplesmente elas vêm. Mas a maioria é fruto de nossas escolhas, nosso estilo de vida.

Então cuidado com o que você come, bebe, cuide também para ter um sono de qualidade, fazer atividade física, manter os exames regulares, cuidar dos dentes, entre outras ações.

“Portanto, quer você coma, beba ou o que quer que faça, faça tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

Ter saúde emocional
O físico pode estar bem, mas se o emocional não estiver legal, não tem como ser feliz. E nessas horas é importante ter a humildade de buscar ajuda profissional da área da saúde mental para tentar melhorar algo que, nem sempre, se resolve apenas com oração. Terapia é saúde.

“Um coração alegre é um bom remédio, mas um espírito abatido seca os ossos” (Provérbios 17:22).

Ter equilíbrio financeiro
Não precisa ser rico. Mas é impossível viver só para pagar contas e ainda ser feliz. Não poder comprar o que quer, fazer uma viagem, presentar alguém, comer uma coisa diferente, enfim, apenas trabalhar e pagar boletos é o fim.

Mas tudo passa por organização e planejamento financeiro, algo que ninguém fará por você. Corte despesas desnecessárias, reduza custos em casa, suma com o cartão de crédito, renegocie as dívidas para pagar menores parcelas e com menos juros, seja fiel nos dízimos e nas ofertas, procure fazer suas compras à vista e economize ao máximo.

“Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas; se você não tem como pagá-las, por que correr o risco de perder até a cama em que dorme?” (Provérbios 22:26-27).

Andar com pessoas que agregam
Há pessoas que têm saúde e dinheiro, mas são infelizes porque andam com pessoas que fazem de sua vida um inferno: gente que não te estimula a crescer, que coloca para baixo, que critica, fala e trata mal, ofende, humilha, não tem planos com você, que ignora, te coloca sempre em segundo plano, trai, te leva a lugares que destroem a sua saúde física e espiritual, enfim, são verdadeiras âncoras em nossas vidas e nos impedem de seguir em frente e ser feliz.

“Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33).

Estar em comunhão com Deus
O que mais vemos por aí são pessoas ricas, com o corpo sarado, cercado por boas pessoas, mas infelizes. O que lhes falta? O principal: Deus em suas vidas. É por isso que vemos gente humilde e simples que dorme em paz e acorda sorridente porque Cristo transformou o seu ser e a sua forma de ver o mundo. É impossível uma felicidade real, verdadeira e duradoura sem a presença de Jesus.

“Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça” (Provérbios 28:14).

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -