Fé: o segredo da longevidade

Idosa de 106 anos revela que a fé é o segredo da longevidade: “É Deus quem está me guiando”, relatou Dindinha

O envelhecimento tem sido cada vez mais estudado de diferentes pontos de vista. As pesquisas incluem desde aspectos trabalhistas, como a aposentadoria. E o segredo para a longevidade na vida, segundo uma pesquisa de Mestrado em Promoção da Saúde no Unasp, São Paulo é a fé.

A qualidade de vida revelou estar associada à religiosidade. Ou seja, quanto maior é a religiosidade, melhor é a qualidade de vida. Isto inclui frequência à igreja, tempo dedicado às atividades religiosas (como oração, leitura da Bíblia ou de textos bíblicos), sentir a presença de Deus ou do Espírito Santo e crenças religiosas por trás do estilo de vida.

Exemplo de longevidade

Em Uberaba (MG), Maria Ribeiro da Silva, conhecida como Dindinha, chegou aos seus 106 anos. Ela fez aniversário no dia 9 de novembro e teve até comemoração.

Dona Dindinha festejando os 106 anos com a família. Foto: Reprodução Youtube

Nascida na cidade de Formiga, no Centro-Oeste de Minas, dona Maria trabalhou por muito tempo como doméstica. Aos 40 anos, foi para Uberaba ser cozinheira em uma carvoaria e nunca mais saiu da cidade.

Em entrevista ao MG1, da Rede Globo, Dindinha revelou que o segredo para a longevidade esta na fé em Deus.

“É Deus quem está me guiando. Sem Ele não somos nada. Quero viver uns 135, 140 anos ou mais. Deus me deu saúde e vou levando, graças a Deus”, declarou. A idosa tem 60 netos, 55 bisnetos e 45 tataranetos. Dos 14 filhos, apenas três ainda estão vivos.


leia mais

Fé abaixo de zero
Fé e esperança de um menino de 7 anos