24 C
Vitória
sexta-feira, 14 agosto, 2020

Alemanha e o declínio do protestantismo

Leia também

Eleições 2020: Servidores públicos têm até amanhã (15) para se afastar de cargos

Profissionais das categorias citadas têm de pedir afastamento para poder concorrer a prefeito ou vereador

Com reação à pandemia, alta dos desembolsos do BNDES é a maior desde 2009

Na comparação dos desembolsos trimestrais com iguais períodos de anos anteriores, sempre corrigindo pela inflação, a alta de 61,6% foi a maior desde o terceiro trimestre de 2009

Números da covid-19 melhoram em SP, e secretário vê ‘luz no fim do túnel’

De acordo com Gorinchteyn, ainda é preciso acompanhar a evolução dos dados, mas os números registrados até aqui indicam uma mudança positiva para o Estado

No berço do protestantismo, 23% dos entrevistados consultam o horóscopo, cartas de tarô ou cartomantes; e 9% dizem que raramente oram diariamente.

O Centro de Pesquisas Pew revelou que protestantes e católicos na Alemanha seguem “crenças e comportamentos religiosos cristãos tradicionais” a taxas muito semelhantes. Ambos dizem que raramente oram durante o dia (7% dos católicos, 9% protestantes) ou acreditam em Deus com absoluta certeza (11% e 12%).

Além disso, os alemães que se autodenominam protestantes são mais propensos do que os católicos a seguir as práticas e crenças da Nova Era. Mais de 30% dos protestantes alemães acreditam em astrologia, enquanto apenas 23% dos católicos acreditam.

Cerca de um quarto dos protestantes consultam o horóscopo, cartas de tarô ou cartomantes (23%), em comparação com 16% dos católicos. A pesquisa não diz quantos desses protestantes alemães são evangélicos e em que eles acreditam especificamente.

Declínio do protestantismo

Embora a Alemanha seja o berço de Martinho Lutero e da Reforma Protestante, desde meados do século 20, o país tem visto uma dramática mudança para longe do protestantismo. O declínio foi maior do que o que ocorreu entre os católicos. Pela primeira vez na história do país onde a Reforma começou, há mais católicos do que protestantes; e em breve, haverá mais muçulmanos.

Em 60 anos, a proporção dos que se autodenominam protestantes caiu 30 pontos percentuais, enquanto a parcela de católicos caiu 7 pontos, segundo uma nova pesquisa da Pew Research. Também tem havido uma crescente participação de religiosos não afiliados, que responderam por 30% dos alemães em 2010, em comparação a menos de 4% em 1950.

Uma pesquisa recente do Pew também mostrou que a proporção de muçulmanos na Alemanha vem crescendo, em grande parte à imigração.

As duas Alemanhas

De acordo com uma pesquisa feita pelos estudiosos de religião e sociologia da Universidade de Münster, na Alemanha, Detlef Pollack e Olaf Müller, em 2013, “o declínio nacional dos protestantes alemães também é aparente ao olhar separadamente para a Alemanha Oriental e Ocidental. (que reunificou em 1990) ”.

A Alemanha Oriental era predominantemente protestante quando o país foi formado em 1949, e seu declínio “é amplamente considerado como resultado da perseguição, repressão e marginalização da religião durante as quase quatro décadas de regime comunista”.

As razões dos declínios mais acentuados entre os protestantes na Alemanha Ocidental incluem “uma forte identidade católica forjada a partir de anos de existência como religião minoritária e diferenças doutrinárias sobre a salvação que tornam o envolvimento formal da igreja mais necessário para os católicos do que para os protestantes”.

Com informações do Christianity Today

Leia mais

Os 501 anos da Reforma Protestante
Reforma Protestante: cinco séculos de história
Filme da Reforma Protestante ganha prêmio

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

2ª Jornada virtual de estudos em direito e religião

O tema da jornada virtual será Cristãos e o poder: equilíbrio possível? Evento virtual será realizado entre os dias 17 a 21 de agosto

Canta Recife Experience com Rodolfo Abrantes e esposa

O Canta Recife Experience é o primeiro evento drive-in cristão do Nordeste. Saiba mais!

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Plugue-se

EP Leidy Murilho acústico em todas as plataformas

O EP Acústico de Leidy Murilho pode ser conferido em todas as plataformas digitais Leidy Murilho acaba de lançar seu EP Acústico, com 3 canções....

Arianne: carreira, essência e propósito

Arianne, que tem 11 anos de carreira, ficou ainda mais conhecida no Brasil pelo projeto "Como contavam nossos pais", que resgata clássicos da música cristã 

Quarteto Gileade alcança 100 mil inscritos no Youtube

O prêmio do YouTube foi conquistado no mês de abril e, atualmente, o canal Quarteto Gileade conta com 125 mil inscritos

Em testemunho de fé, ex miss-universo, Dayana Mendoza se batiza

Dayana Mendoza revelou que encontrou em Jesus as respostas que precisava para sua vida