25.8 C
Vitória
terça-feira, 2 março 2021

Uma história de fé por trás da bandana

Fé, força, superação e testemunho vêm marcando a  trajetória de um jovem nadador norte-americano. 

Caeleb Dressel é um jovem atleta muito especial, não só pelo fantástico rendimento nas águas, que no ano passado lhe garantiu a posição de melhor nadador do mundo, mas pela humildade e suas atitudes.

Além de se destacar nas competições na Flórida (EUA), aos 22 anos, sempre é lembrado como o amigo, companheiro, religioso e determinado. E agora, uma história emocionante o torna ainda mais marcante.

Diferente do que muitos pensam sobre atletas bem sucedidos ou que começam a ter grandes destaques, Dressel nunca estudou em escola particular. O garoto humilde, nascido e criado em Jacksonville na Flórida, sempre preferiu ficar na escola pública Clay High School.

Querido por todos, Caeleb tinha um carinho mais que especial pela professora de matemática Clairie McCool. Tanto que ele a acompanhou até seus últimos meses de vida. Após uma batalha contra um câncer de mama, a senhora McCool faleceu em novembro de 2015, aos 62 anos.

Em 2017, o marido da professora então decidiu distribuir algumas bandanas que a esposa gostava muito. Além das filhas, uma foi para Dressel.

Fé e perseverança

Dressel sem pre faz suas orações antes de competir (Foto: Divulgação)

Este ano, o atleta passou usar a bandana nas suas provas. Tudo começou na temporada vitoriosa da Associação Atlética de Natação Universitária (NCAA, sigla em inglês), depois na Seletiva Americana, agora no Pan Pacífico da semana passada. Caaleb garante: “ela sempre vai estar comigo”.

Em edições anteriores, o nadador apareceu com índices de versículos bíblicas no rosto, e na Conferência Universitária de 2016, fez uma homenagem à professora. No mesmo ano, ele bateu pela primeira vez o recorde americano das 50 metros livre. Um dos seus versículos favoritos é Isaías 40:31:

Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Em entrevista a uma rede de TV local, Dressel contou que teve um princípio de depressão e ficou alguns meses afastado das piscinas e que a professora, que ainda era viva lhe falou que acreditava na recuperação e no sucesso de seu aluno. Segundo ele, os dois eram muito amigos e não escondiam nada um do outro.

Testemunho em prática

Desde o último mundial em Budapeste no ano passado, o atleta faz uma pequena oração antes cair na piscina. Conforme ele, era a sua forma de conversar com professora McCool. E a admiração ficou ainda mais visível com a presença da bandana durante as competições, que fica com ele até o momento de pular na água e também nas cerimônias de premiação.

Na Seletiva Americana disputada antes no Pan Pacífico, Caeleb Dressel venceu os 100 metros borboleta e conquistou um segundo lugar nos 50 metros livre. As medalhas e os mascotes que ganhou no pódio distribuíram ali mesmo para os fãs. Com ele, apenas a bandana, a inseparável bandana que ele prometeu levar para sempre.

Veja o vídeo

*Com informações do site do Canal Sport TV


Leia mais

Superação e fé no esporte: Comunhão entrevista Daniel Dias

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Uma amizade perigosa

Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”...

Série: vida saudável baseada na fé

Baseado em sua própria experiência, Kim Dolan Leto, que é cristã e especialista fitness, lançoou série sobre vida saudável baseada na fé. Confira!

Covid-19: Entrevistados afirmam aprimoramento da fé

Estudo ouviu pessoas de 14 países. Em 11 deles, os entrevistados afirmam que sua fé religiosa se fortaleceu. Saiba mais!

Cristãos lutam para manter a fé na Colômbia

Os cristãos de origem indígena de Cauca lidam com a perseguição, rejeição e violência. Saiba mais!

Fé contagiante na batalha contra o câncer

Curada de um câncer, a mãe do cantor Marcos Freire, Mama Alana mostra como é possível ter fé e viver com alegria e vigor, mesmo diante de uma batalha

Movimento antivacina e sua relação com a Ciência e Fé

A comunidade científica não é isenta de erros. Diferentemente da religião, a ciência tem que ser mutável e estar em constante mudança. Leia o artigo!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!