23.9 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

Fé dos pais e as práticas religiosas dos adolescentes

Pesquisa americana revela dados sobre a crença dos adolescentes e como a fé dos pais influencia suas práticas religiosas. Saiba mais!

O exemplo e o incentivo dos pais são essenciais no crescimento espiritual dos filhos, mas não são o suficiente para uma vida verdadeiramente cristã. É necessário que estes, guiados pelo Espírito Santo, baseando-se no aprendizado e nas experiências espirituais próprias, busquem conhecimento, se desenvolvam e professem a fé por si mesmos.

Naturalmente, pais evangélicos se questionam sobre a crença de seus filhos e se eles “seguirão seus passos” na caminhada cristã.

Por medo que percam o interesse pelas práticas religiosas e abandonem a igreja, muitos se perguntam: como orientá-los e direcioná-los, incentivando a vida devocional e o fortalecimento da fé em uma fase de tantas incertezas, questionamentos e mudanças de opinião, como a adolescência?

Pesquisa

O relatório de uma pesquisa da Pew Research Center, realizada com adolescentes americanos de 13 a 17 anos, revela dados muito interessantes sobre a crença dos jovens e suas práticas religiosas.

Segundo os dados, cerca de um terço dos adolescentes não se identifica com nenhuma crença, isto é, são ateus ou agnósticos. De todos os entrevistados, um quarto se identificou como católico e 21% como evangélico. Segundo a pesquisa, 12% dos adolescentes com pais evangélicos não são ligados a nenhuma religião.

A pesquisa mostrou também que dois terços dos adolescentes frequentam a igreja por vontade própria, e não por pressão dos pais ou somente para agradá-los. Outro dado relevante é o fato de que 64% pertencem a um grupo de jovens.

A família desempenha um importante papel não só na vida em comunidade dos filhos, incentivando a frequência na igreja e a participação em grupos de jovens, mas é essencial também no desenvolvimento da vida devocional e pessoal deles. A maioria dos entrevistados afirmou que gosta de atividades religiosas praticadas em família, como ler a Bíblia e orar juntos, além de discutir temas sobre religião.

Entrevistas com os pais

A Christianity Today entrevistou pais de adolescentes, que revelam como se comportam em relação ao tema, como abordam a fé e a religião em casa e como lidam com as inseguranças e os desafios que permeiam essa fase da vida de seus filhos.

Vejam algumas respostas

“Procuro maneiras de encorajar sua fé no ambiente que temos em casa. Sempre oro por eles, procuro músicas de que gostem e converso sobre questões atuais importantes para eles. Espero que isso comunique que me preocupo com os interesses deles. Não espero que a jornada de fé de meus filhos seja um espelho da minha”. (Dorena Williamson, palestrante, autora e cofundadora da Igreja Bíblica Strong Tower)

“Minha esperança é que eles recebam misericórdia e experimentem graça por meio da fé. Queremos que eles entendam nossa fé, reconheçam suas falsificações culturais, mas também sintam a liberdade de fazer perguntas difíceis e tatear “testando a fé” à medida que crescem”. (John Starke, pastor).

“Considero um sinal particularmente positivo quando meus filhos adolescentes levantam divergências teológicas comigo; significa que eles estão pensando profunda e criticamente sobre a doutrina cristã! Isso é muito melhor do que desinteresse e gera conversas ricas nas quais sou capaz de demonstrar respeito intelectual por eles, ao mesmo tempo que ofereço orientação”. (Melissa Cain Travis, professora assistente de apologética).

“Minha maior oração por meus filhos mais velhos é que eles amem Jesus e entreguem suas vidas a ele. Não acredito que isso seja algo que eu possa controlar, porque só pode vir como um presente, mas oro por isso e tento abrir caminho para isso conversando com eles sobre fé e certificando-me de que tenham um grupo forte de cristãos adultos na vida deles. Se eles se tornassem adultos que vivem com e para Jesus, minhas orações seriam respondidas”. (Beth Felker Jones, professora de teologia”

*Com informações de Christianity Today 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Dória recua e reconhece igrejas como atividade essencial

Na quinta-feira, 25, Dória havia vetado atividades religiosas como serviço essencial em SP e agora voltou atrás na decisão. Saiba mais!

Natal (RN): Projeto de lei pode tornar igrejas e templos essenciais

Texto foi aprovado pela Câmara municipal de Natal (RN), em regime de urgência, e será enviado para sanção do prefeito Álvaro Dias (PSDB). Saiba mais!

Abraço o Amazonas: em resposta à covid-19 no Brasil

Mais de quatro mil famílias no Amazonas já foram beneficiadas com o projeto "Em resposta à covid-10 no Brasil", da ONG Visão Mundial. Saiba mais!

Histórico na Suprema corte do Brasil! Os 130 anos do STF

Um site com informações e toda história do STF, com depoimentos de ministros, foi lançado para celebrar os 130 anos da corte no período republicano. Saiba mais!

Em breve, novo projeto da dupla André e Felipe

O novo projeto musical da dupla sertaneja gospel, André & Felipe deverá ser lançada ainda no primeiro semestre. Saiba mais!

Suellen Lima e Leandro Borges em “Faces do Deserto”

A música fará parte de um futuro EP de Suellen Lima intitulado como "No Secreto"

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!