12 e 13 de novembro: Religião e consumo na era digital

Segundo pesquisa da ONG Oxfam Brasil, a fé é o aspecto mais importante para 28% dos brasileiros melhorarem de vida. Foto: Reprodução

É a terceira edição do ESPM SOUL, que será realizado em São Paulo e terá a religião na era digital como foco das discussões

O tema “Religião e Consumo na Era Digital” será destaque no ESPM SOUL 2019, nos dias 12 e 13 de novembro, na ESPM São Paulo. É a terceira edição do evento. O objetivo é ampliar e promover as discussões do cotidiano da escola.

Segundo pesquisa divulgada pela ONG Oxfam Brasil, em abril de 2019, a fé é o aspecto mais importante para 28% dos brasileiros melhorarem de vida. Esse percentual supera até mesmo aqueles que consideram os estudos (21%), o trabalho (11%) e ganhar mais dinheiro (8%) como questões prioritárias para ter uma vida melhor.

Em tempos difíceis, as pessoas têm procurado a religião para melhorar de vida. E a internet é a ferramenta mais utilizada para a busca de serviços religiosos e incentivos motivacionais. É isso que será discutido no evento.

Práticas da nova era

Muitos dos antigos paradigmas que o senso comum já considerou como “certo” deixaram de fazer sentido. “Hoje, seguidores de fé ou não, têm procurado caminhos alternativos para encontrar respostas e equilíbrio em diferentes aspectos”, diz Andrey Mendonça, professor de humanidades e pesquisador do PPGCOM da ESPM.

“Diante deste cenário, os negócios religiosos, modelos tradicionais e esotéricos se adaptaram ao ambiente digital. E começaram a oferecer um leque maior de serviços e experiências ao consumidor.”

Novas igrejas 

A igreja evangélica cresceu no mundo nos últimos anos. Uma das maiores é a  a Hillsong.De origem australiana, a instituição está presente em 15 países.

“Eles possuem um selo musical altamente lucrativo e de alcance mundial. O entretenimento é o chamariz para atrair os mais variados públicos, que não querem ficar sentados escutando sermão de pastor”, explica Mendonça.

Dias: 12 e 13 de novembro
Endereço: ESPM São Paulo
Entrada gratuita
Inscrições e informações aqui
leia mais

Fé sem templo: O que afasta os cristãos das igrejas?
Família em perigo