23.2 C
Vitória
terça-feira, 14 julho, 2020

Fé e vida

Leia também

Inscrições para o Prouni começam hoje, com quase 170 mil bolsas

Do total, 60.551 são bolsas integrais e 107.229, parciais. Saiba mais!

Atividade econômica tem crescimento de 1,31% em maio

Números foram divulgados hoje pelo Banco Central. Saiba mais!

Resultado do Sisu para o 2º semestre de 2020 será divulgado nesta terça-feira

De acordo com o MEC, 424.991 mil estudantes disputam 51.924 mil vagas. Saiba mais!

Aquilo que é do homem sempre nasce de alguma coisa preexistente. A fé se tornou ainda mais importante nesse tempo, mas o mundo precisa urgente de Deus

A vida é complexa e num piscar de olhos ela se esvai. Soa meio poético, mas é mais que verdadeiro. E neste momento de caos que a humanidade vive, provocado pelo novo coronavírus, o pastor, poeta, ficcionista, ensaísta da Academia Brasileira de Letras e membro da Academia Brasileira de Filosofia, Carlos Nejar apresenta o estudo “Fé e Vida”, baseado em Eclesiastes 11:4-5.

É que o mundo precisa de Deus e reconhecer Sua soberania. Por isso, de forma bem poética, mas rica em detalhes, o autor faz uma explanação sobre a ciência e a filosofia, que podem gerar dúvidas no coração do homem, mas “só a Palavra de Deus, pela operação do Espírito Santo na fé, pode trazer mudança de vida. Além disso, só Jesus nos transforma em nova criatura”, explicou.

Segundo o pastor, há mistérios naquilo que Deus criou, mas há também um projeto de redenção de Deus para o homem, que deixa de ser um mistério quando o Senhor se revela ao homem. E a fé nunca se tornou tão importante no atual momento em que vivemos. “A ciência é impotente. Faz-se urgente a operação de Deus neste momento”, esclarece.

“Não há honra maior para nós como pastores sermos interlocutores da Palavra. Temos a responsabilidade de sermos testemunhas do Deus vivo, do Deus do impossível, apresentando Sua obra redentora” – Carlos Nejar

O estudo “Fé e Vida” lembra que, neste tempo de atribulação, cercado pela pandemia, há luz na casa dos que buscam e servem ao Deus vivo. “Nesta hora de trevas e agonia em que vivemos, queremos mostrar que o nosso alimento diário é a Palavra, que Deus nos dá esperança, consolo na tribulação, e nos ouve. Há salvação para o homem”, complementa, seguindo da premissa de que o escritor e o pastor são servos da Palavra de Deus, Nejar acredita que o estudo possa servir de luz e esperança para as pessoas. “Não há honra maior para nós como pastores sermos interlocutores da Palavra. Temos a responsabilidade de sermos testemunhas do Deus vivo, do Deus do impossível, apresentando Sua obra redentora”, afirmou.

Confira a seguir o estudo detalhado do pastor Carlos Nejar, do grupo de Ciência e Fé da Igreja Cristã Maranata.

“Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas” (Eclesiastes 11:4-5).

O movimento do vento ou das nuvens: é o movimento que a razão deslinda, com início, meio e termo. É o movimento do visível, em que entra o raciocínio humano. Mas o ato de semear no Espírito não é mensurável nem observa a oscilação da natureza ou o raciocínio. Porque agimos pela fé, que “é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem” (Hebreus 11:1).

O fundamento é “a pedra viva”, o Senhor Jesus, começo e fim de nossa fé. E por crer nEle e no poder do Palavra, que Ele é, o que esperamos, já determinamos e o que não vemos, exsurge na concreção do mundo. E diz o Livro de Jó: “Determinando tu algum negócio, uma luz brilhará em teus caminhos” (Jó 22:28). Porque vivemos com a fé, noutra dimensão, saindo da obra criadora (biológica e mortal) para a Obra Redentora, que vislumbra a perenidade. Ao vivermos na Revelação, na claridade da Palavra em Deus, já contemplamos além do véu, além da aparência das coisas.

O que é do homem sempre nasce de alguma coisa preexistente. O Poder de Deus faz nascer do nada. Como ocorreu com Moisés, que viu codornizes no deserto para alimento do povo ou sair água da penha, para saciar-lhe a sede (Salmos 105:40-41).

A razão filosófica pode mudar as formas do pensamento, as doutrinas se limitam e se imaginam nas doutrinas. A ciência e a filosofia se organizam da dúvida. Só a Palavra de Deus, pela operação do Espírito Santo na Fé, pode trazer mudança de vida.

E nesta atribulada hora, de distanciamento social, em que desce espessa treva sobre o mundo, cercado pela pandemia, há luz na casa dos que buscam e servem ao Deus vivo (Êxodo 10:21-22), nessa oportunidade de maior intimidade com Ele.

E como estamos na Obra Redentora (que solta para a Eternidade), nossa experiência – insisto – é com o Deus do Impossível, esse impossível que apenas dorme e não tem concorrência. Há que se exercitar, portanto, uma fé audaciosa, não apenas da habitação do Senhor em nós, mas também avançar no território do milagre e dos sinais, com novo Avivamento nesta Última Hora, em que Deus busca Seus escolhidos, onde estiverem.

Aproximam-se o Arrebatamento e o tocar do Quarta Trombeta, cumprindo-se o Apocalipse e o Encontro com o Rei nos ares. E a ordem é a mesma que Moisés ouviu do Altíssimo: “Diga ao povo que marche!” (Êxodo 14:15). E o mar do espaço da Eternidade se abrirá (Isaías 21:12).

“E falou o guarda: Vem a manhã e também a noite: Na manhã, antes da grande Noite, subiremos”.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA ICM

NO YOUTUBE
igrejacristamaranataoficial
Todos os dias, às 20h: transmissão de culto inédito em português e espanhol voltado para Brasil e América Latina como um todo.
Terças, às 16h: conteúdos para crianças e adolescentes.

NA RÁDIO MAANAIM:
24 horas no ar, trazendo informações, palavras de conforto e louvores para membros da Igreja e toda a sociedade.

Endereços
www.radiomaanaim.com.br
instagram.com/radiomaanaim
facebook.com/radiomaanaim

PROGRAMAS DE TV
RedeTV! (nacional) – Todos os sábados às 7h e aos domingos às 14h
Rede Brasil (nacional) – Todos os domingos, às 14h
TV Capixaba (BAND – Para o ES) – Todos os sábados às 9h.

SOBRE O AUTOR
Pr. Carlos Nejar, do Grupo Ciência e Fé, da Igreja Cristã Maranata.
É escritor e membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia.

SAIBA MAIS
Este assunto será reportado no sábado, às 7h, e no domingo, às 14h, no programa “Anunciando o Evangelho Eterno”, transmitido pela RedeTV!.
A Igreja Cristã Maranata está à disposição para esclarecimentos ou até mesmo comentários acerca deste artigo pelo e-mail: [email protected]

OUTROS CANAIS
Site: igrejacristamaranata.org.br
facebook.com/igrejacristamaranata
instagram.com/igrejacristamaranata_oficial
youtube.com/igrejacristamaranataoficial
TV: www.tvwebmaanaim.com.br
Rádio: www.radiomaanaim.com.br
Aplicativos da Igreja Cristã Maranata e da Rádio Maanaim (sistemas Android e IOS)

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Fred Arrais passa a integrar o time de artistas da Sony Music

Parceiro do Ministério Diante do Trono, Fred Arrais é cantor, compositor e multi instrumentista da música cristã contemporânea. 

Operação Final: a missão por trás do julgamento de um nazista

Baseado em fatos reais, Operação Final tem temática sobre o Holocausto, a perseguição aos judeus arquitetado pelo governo nazista

Reencontro histórico: Davi Sacer e Trazendo a Arca em “O encontro”

Álbum inédito marca o reencontro histórico de Davi Sacer e Trazendo a Arca dez anos depois. São 30 músicas que fizeram sucesso no mercado de música gospel. Confira!

Inédito no Brasil! Bíblia em Libras traduzida por surdos

O primeiro livro traduzida para Língua Brasileira de Sinais pelos próprios surdos a ser lançado em setembro é o do evangelho de João. Saiba mais!