20 C
Vitória
sexta-feira, 23 abril 2021

Fé e vida

Aquilo que é do homem sempre nasce de alguma coisa preexistente. A fé se tornou ainda mais importante nesse tempo, mas o mundo precisa urgente de Deus

A vida é complexa e num piscar de olhos ela se esvai. Soa meio poético, mas é mais que verdadeiro. E neste momento de caos que a humanidade vive, provocado pelo novo coronavírus, o pastor, poeta, ficcionista, ensaísta da Academia Brasileira de Letras e membro da Academia Brasileira de Filosofia, Carlos Nejar apresenta o estudo “Fé e Vida”, baseado em Eclesiastes 11:4-5.

É que o mundo precisa de Deus e reconhecer Sua soberania. Por isso, de forma bem poética, mas rica em detalhes, o autor faz uma explanação sobre a ciência e a filosofia, que podem gerar dúvidas no coração do homem, mas “só a Palavra de Deus, pela operação do Espírito Santo na fé, pode trazer mudança de vida. Além disso, só Jesus nos transforma em nova criatura”, explicou.

Segundo o pastor, há mistérios naquilo que Deus criou, mas há também um projeto de redenção de Deus para o homem, que deixa de ser um mistério quando o Senhor se revela ao homem. E a fé nunca se tornou tão importante no atual momento em que vivemos. “A ciência é impotente. Faz-se urgente a operação de Deus neste momento”, esclarece.

“Não há honra maior para nós como pastores sermos interlocutores da Palavra. Temos a responsabilidade de sermos testemunhas do Deus vivo, do Deus do impossível, apresentando Sua obra redentora” – Carlos Nejar

O estudo “Fé e Vida” lembra que, neste tempo de atribulação, cercado pela pandemia, há luz na casa dos que buscam e servem ao Deus vivo. “Nesta hora de trevas e agonia em que vivemos, queremos mostrar que o nosso alimento diário é a Palavra, que Deus nos dá esperança, consolo na tribulação, e nos ouve. Há salvação para o homem”, complementa, seguindo da premissa de que o escritor e o pastor são servos da Palavra de Deus, Nejar acredita que o estudo possa servir de luz e esperança para as pessoas. “Não há honra maior para nós como pastores sermos interlocutores da Palavra. Temos a responsabilidade de sermos testemunhas do Deus vivo, do Deus do impossível, apresentando Sua obra redentora”, afirmou.

Confira a seguir o estudo detalhado do pastor Carlos Nejar, do grupo de Ciência e Fé da Igreja Cristã Maranata.

“Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas” (Eclesiastes 11:4-5).

O movimento do vento ou das nuvens: é o movimento que a razão deslinda, com início, meio e termo. É o movimento do visível, em que entra o raciocínio humano. Mas o ato de semear no Espírito não é mensurável nem observa a oscilação da natureza ou o raciocínio. Porque agimos pela fé, que “é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem” (Hebreus 11:1).

O fundamento é “a pedra viva”, o Senhor Jesus, começo e fim de nossa fé. E por crer nEle e no poder do Palavra, que Ele é, o que esperamos, já determinamos e o que não vemos, exsurge na concreção do mundo. E diz o Livro de Jó: “Determinando tu algum negócio, uma luz brilhará em teus caminhos” (Jó 22:28). Porque vivemos com a fé, noutra dimensão, saindo da obra criadora (biológica e mortal) para a Obra Redentora, que vislumbra a perenidade. Ao vivermos na Revelação, na claridade da Palavra em Deus, já contemplamos além do véu, além da aparência das coisas.

O que é do homem sempre nasce de alguma coisa preexistente. O Poder de Deus faz nascer do nada. Como ocorreu com Moisés, que viu codornizes no deserto para alimento do povo ou sair água da penha, para saciar-lhe a sede (Salmos 105:40-41).

A razão filosófica pode mudar as formas do pensamento, as doutrinas se limitam e se imaginam nas doutrinas. A ciência e a filosofia se organizam da dúvida. Só a Palavra de Deus, pela operação do Espírito Santo na Fé, pode trazer mudança de vida.

E nesta atribulada hora, de distanciamento social, em que desce espessa treva sobre o mundo, cercado pela pandemia, há luz na casa dos que buscam e servem ao Deus vivo (Êxodo 10:21-22), nessa oportunidade de maior intimidade com Ele.

E como estamos na Obra Redentora (que solta para a Eternidade), nossa experiência – insisto – é com o Deus do Impossível, esse impossível que apenas dorme e não tem concorrência. Há que se exercitar, portanto, uma fé audaciosa, não apenas da habitação do Senhor em nós, mas também avançar no território do milagre e dos sinais, com novo Avivamento nesta Última Hora, em que Deus busca Seus escolhidos, onde estiverem.

Aproximam-se o Arrebatamento e o tocar do Quarta Trombeta, cumprindo-se o Apocalipse e o Encontro com o Rei nos ares. E a ordem é a mesma que Moisés ouviu do Altíssimo: “Diga ao povo que marche!” (Êxodo 14:15). E o mar do espaço da Eternidade se abrirá (Isaías 21:12).

“E falou o guarda: Vem a manhã e também a noite: Na manhã, antes da grande Noite, subiremos”.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA ICM

NO YOUTUBE
igrejacristamaranataoficial
Todos os dias, às 20h: transmissão de culto inédito em português e espanhol voltado para Brasil e América Latina como um todo.
Terças, às 16h: conteúdos para crianças e adolescentes.

NA RÁDIO MAANAIM:
24 horas no ar, trazendo informações, palavras de conforto e louvores para membros da Igreja e toda a sociedade.

Endereços
www.radiomaanaim.com.br
instagram.com/radiomaanaim
facebook.com/radiomaanaim

PROGRAMAS DE TV
RedeTV! (nacional) – Todos os sábados às 7h e aos domingos às 14h
Rede Brasil (nacional) – Todos os domingos, às 14h
TV Capixaba (BAND – Para o ES) – Todos os sábados às 9h.

SOBRE O AUTOR
Pr. Carlos Nejar, do Grupo Ciência e Fé, da Igreja Cristã Maranata.
É escritor e membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia.

SAIBA MAIS
Este assunto será reportado no sábado, às 7h, e no domingo, às 14h, no programa “Anunciando o Evangelho Eterno”, transmitido pela RedeTV!.
A Igreja Cristã Maranata está à disposição para esclarecimentos ou até mesmo comentários acerca deste artigo pelo e-mail: [email protected]

OUTROS CANAIS
Site: igrejacristamaranata.org.br
facebook.com/igrejacristamaranata
instagram.com/igrejacristamaranata_oficial
youtube.com/igrejacristamaranataoficial
TV: www.tvwebmaanaim.com.br
Rádio: www.radiomaanaim.com.br
Aplicativos da Igreja Cristã Maranata e da Rádio Maanaim (sistemas Android e IOS)

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se