26.9 C
Vitória
sábado, 26 setembro 2020

Fé e vida

Leia também

Lizi Benites, ex-dançarina do Pânico e o evangelho

Após passar um período difícil na vida, Lizi Benites, que ficou famosa como dançarina do Pânico na TV conheceu o evangelho e sua vida se transformou. Saiba mais!

Governo federal libera entrada de estrangeiros por aeroportos de todo o País

A Portaria diz ainda que o estrangeiro em viagem de visita ao País para estada de curta duração, de até 90 dias

Governo de SP irá subsidiar 161 mil computadores a professores

Doria anunciou também o repasse de R$ 352 milhões a 166 mil servidores da rede pública de ensino, entre professores, diretores e agentes da educação

Aquilo que é do homem sempre nasce de alguma coisa preexistente. A fé se tornou ainda mais importante nesse tempo, mas o mundo precisa urgente de Deus

A vida é complexa e num piscar de olhos ela se esvai. Soa meio poético, mas é mais que verdadeiro. E neste momento de caos que a humanidade vive, provocado pelo novo coronavírus, o pastor, poeta, ficcionista, ensaísta da Academia Brasileira de Letras e membro da Academia Brasileira de Filosofia, Carlos Nejar apresenta o estudo “Fé e Vida”, baseado em Eclesiastes 11:4-5.

É que o mundo precisa de Deus e reconhecer Sua soberania. Por isso, de forma bem poética, mas rica em detalhes, o autor faz uma explanação sobre a ciência e a filosofia, que podem gerar dúvidas no coração do homem, mas “só a Palavra de Deus, pela operação do Espírito Santo na fé, pode trazer mudança de vida. Além disso, só Jesus nos transforma em nova criatura”, explicou.

Segundo o pastor, há mistérios naquilo que Deus criou, mas há também um projeto de redenção de Deus para o homem, que deixa de ser um mistério quando o Senhor se revela ao homem. E a fé nunca se tornou tão importante no atual momento em que vivemos. “A ciência é impotente. Faz-se urgente a operação de Deus neste momento”, esclarece.

“Não há honra maior para nós como pastores sermos interlocutores da Palavra. Temos a responsabilidade de sermos testemunhas do Deus vivo, do Deus do impossível, apresentando Sua obra redentora” – Carlos Nejar

O estudo “Fé e Vida” lembra que, neste tempo de atribulação, cercado pela pandemia, há luz na casa dos que buscam e servem ao Deus vivo. “Nesta hora de trevas e agonia em que vivemos, queremos mostrar que o nosso alimento diário é a Palavra, que Deus nos dá esperança, consolo na tribulação, e nos ouve. Há salvação para o homem”, complementa, seguindo da premissa de que o escritor e o pastor são servos da Palavra de Deus, Nejar acredita que o estudo possa servir de luz e esperança para as pessoas. “Não há honra maior para nós como pastores sermos interlocutores da Palavra. Temos a responsabilidade de sermos testemunhas do Deus vivo, do Deus do impossível, apresentando Sua obra redentora”, afirmou.

Confira a seguir o estudo detalhado do pastor Carlos Nejar, do grupo de Ciência e Fé da Igreja Cristã Maranata.

“Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas” (Eclesiastes 11:4-5).

O movimento do vento ou das nuvens: é o movimento que a razão deslinda, com início, meio e termo. É o movimento do visível, em que entra o raciocínio humano. Mas o ato de semear no Espírito não é mensurável nem observa a oscilação da natureza ou o raciocínio. Porque agimos pela fé, que “é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem” (Hebreus 11:1).

O fundamento é “a pedra viva”, o Senhor Jesus, começo e fim de nossa fé. E por crer nEle e no poder do Palavra, que Ele é, o que esperamos, já determinamos e o que não vemos, exsurge na concreção do mundo. E diz o Livro de Jó: “Determinando tu algum negócio, uma luz brilhará em teus caminhos” (Jó 22:28). Porque vivemos com a fé, noutra dimensão, saindo da obra criadora (biológica e mortal) para a Obra Redentora, que vislumbra a perenidade. Ao vivermos na Revelação, na claridade da Palavra em Deus, já contemplamos além do véu, além da aparência das coisas.

O que é do homem sempre nasce de alguma coisa preexistente. O Poder de Deus faz nascer do nada. Como ocorreu com Moisés, que viu codornizes no deserto para alimento do povo ou sair água da penha, para saciar-lhe a sede (Salmos 105:40-41).

A razão filosófica pode mudar as formas do pensamento, as doutrinas se limitam e se imaginam nas doutrinas. A ciência e a filosofia se organizam da dúvida. Só a Palavra de Deus, pela operação do Espírito Santo na Fé, pode trazer mudança de vida.

E nesta atribulada hora, de distanciamento social, em que desce espessa treva sobre o mundo, cercado pela pandemia, há luz na casa dos que buscam e servem ao Deus vivo (Êxodo 10:21-22), nessa oportunidade de maior intimidade com Ele.

E como estamos na Obra Redentora (que solta para a Eternidade), nossa experiência – insisto – é com o Deus do Impossível, esse impossível que apenas dorme e não tem concorrência. Há que se exercitar, portanto, uma fé audaciosa, não apenas da habitação do Senhor em nós, mas também avançar no território do milagre e dos sinais, com novo Avivamento nesta Última Hora, em que Deus busca Seus escolhidos, onde estiverem.

Aproximam-se o Arrebatamento e o tocar do Quarta Trombeta, cumprindo-se o Apocalipse e o Encontro com o Rei nos ares. E a ordem é a mesma que Moisés ouviu do Altíssimo: “Diga ao povo que marche!” (Êxodo 14:15). E o mar do espaço da Eternidade se abrirá (Isaías 21:12).

“E falou o guarda: Vem a manhã e também a noite: Na manhã, antes da grande Noite, subiremos”.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA ICM

NO YOUTUBE
igrejacristamaranataoficial
Todos os dias, às 20h: transmissão de culto inédito em português e espanhol voltado para Brasil e América Latina como um todo.
Terças, às 16h: conteúdos para crianças e adolescentes.

NA RÁDIO MAANAIM:
24 horas no ar, trazendo informações, palavras de conforto e louvores para membros da Igreja e toda a sociedade.

Endereços
www.radiomaanaim.com.br
instagram.com/radiomaanaim
facebook.com/radiomaanaim

PROGRAMAS DE TV
RedeTV! (nacional) – Todos os sábados às 7h e aos domingos às 14h
Rede Brasil (nacional) – Todos os domingos, às 14h
TV Capixaba (BAND – Para o ES) – Todos os sábados às 9h.

SOBRE O AUTOR
Pr. Carlos Nejar, do Grupo Ciência e Fé, da Igreja Cristã Maranata.
É escritor e membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia.

SAIBA MAIS
Este assunto será reportado no sábado, às 7h, e no domingo, às 14h, no programa “Anunciando o Evangelho Eterno”, transmitido pela RedeTV!.
A Igreja Cristã Maranata está à disposição para esclarecimentos ou até mesmo comentários acerca deste artigo pelo e-mail: [email protected]

OUTROS CANAIS
Site: igrejacristamaranata.org.br
facebook.com/igrejacristamaranata
instagram.com/igrejacristamaranata_oficial
youtube.com/igrejacristamaranataoficial
TV: www.tvwebmaanaim.com.br
Rádio: www.radiomaanaim.com.br
Aplicativos da Igreja Cristã Maranata e da Rádio Maanaim (sistemas Android e IOS)

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Lizi Benites, ex-dançarina do Pânico e o evangelho

Após passar um período difícil na vida, Lizi Benites, que ficou famosa como dançarina do Pânico na TV conheceu o evangelho e sua vida se transformou. Saiba mais!

Miriam Jones: A centenária pregadora do evangelho

Desde que aceitou Jesus aos 50 anos, Miriam Jones não faz outra coisa a não ser pregar o evangelho. Saiba mais!

É hoje! Live a favor da igreja perseguida às 19h

O cantor Paulo César Baruk recebe Rebeca Nemer, Eyshila, Davi Lago, Rachel Novaes e outros artistas para a live solidária "Seja um com eles", a favor da igreja perseguida.l Saiba mais

Brasileiros que impulsionam o evangelho no Japão

Imigrantes brasileiros espalham o Evangelho no Japão, que tem apenas 1,1% de cristãos, um campo missionário a ser explorado. Saiba mais!

“Caminho no deserto” com Nivea Soares

A famosa canção "Caminho no deserto", que ficou conhecida na voz de Soraya de Moraes, agora ganhou uma versão, com Nívea Soares.

Pastor impediu o suicídio: “Deus me mandou aqui pra te salvar”

Vítima tinha problemas na família e fazia uso de medicamentos controlados. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Confrajovem 2020 será online; Saiba mais!

O Confrajovem é um evento anual da Lagoinha Matriz que atrai jovens do mundo inteiro para adorar e buscar a Deus em uma só voz. Neste ano o evento será on-line. Saiba mais!

Live: Lançamento do Evangelho de João em Libras

Lançamento do evangelho de João em Libras será nesta sexta-feira, 25, pelo Youtube. Saiba mais!

Live Elementos Essenciais do Discipulado

Como os Estudos da Bíblia de Discipulado podem ser usados em microgrupos de discipulado entre pessoas recentes na fé. Saiba mais!

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Novo álbum de Gabriela Rocha em parceria com Spotify

Gabriela Rocha ficou conhecida mundialmente e soma mais de 2 bilhões no YouTube. Saiba mais!

Priscilla Alcântara dá voz a trilha sonora de “A caminho da Lua”

"Vou voar", canção-tema da animação "A Caminho da Lua" está disponível em todas as plataformas na voz de Priscilla Alcântara. Filme estreia na Netflix...

Uma história real: “Já não sou eu quem vive”

"Já não sou eu quem vive", é uma história baseada no diário de uma jovem cristã, em meio à pandemia, em Manaus (AM). Saibamais!

Fred Arrais: “quero deixar a minha marca”

Com história na música cristã através do movimento worship, Fred Arrais inicia um novo momento na sua carreira com a Sony, com um objetivo: "vou cantar minha vida, minha história", diz