26 C
Vitória
terça-feira, 25 janeiro 2022

Fé é o principal traço positivo dos brasileiros, aponta pesquisa

Foto: Reprodução

Levantamento do Datafolha revela que 31% dos brasileiros são evangélicos, enquanto os católicos somam 50%, e 10% não têm religião

Por Patricia Scott 

O principal traço positivo dos brasileiros é a fé. É o que revela a pesquisa inédita do
Observatório Febraban, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), com o objetivo de ressaltar os símbolos nacionais que melhor representam o Brasil e a população.

A fé é a característica mais marcante dos brasileiros, segundo 30% dos entrevistados. Essa resposta foi mais frequente na faixa etária de 45 a 59 anos (40%), como também entre aqueles que cursaram até o Ensino Fundamental (39%).

Em seguida, está a criatividade sendo 20% apontada pelos entrevistados. Já outros 15% destacaram a capacidade de superação como principal característica do povo brasileiro.

O resultado do levantamento reflete uma realidade percebida durante a pandemia. A igreja foi o primeiro local apontado pelos brasileiros, de acordo com pesquisa, como o lugar que gostariam de voltar a frequentar após o fim das medidas de isolamento social.

Pesquisa do Datafolha, divulgado em 2020, aponta que 31% dos brasileiros são evangélicos, enquanto os católicos somam 50%, e 10% não têm religião. O índice de evangélicos em 2010 era de 22%, e o de católicos, 65%. Atualmente, é evidente o crescimento de denominações neopentecostais. O último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, mostrou que mais de 90% da população brasileira possui algum tipo de afiliação religiosa. 

Vale salientar que a Bíblia é o livro mais lido no Brasil, 35%, seguida por livros religiosos, 22%. Os dados são da pesquisa Retratos da Leitura, realizada em 2020, pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural. O levantamento evidencia que a população brasileira acima de 30 anos prefere os livros sobre a fé.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se