16.9 C
Vitória
sábado, 31 julho 2021

Fé e ciência em tempos de pandemia

Cientistas cristãos respondem questões de fé e ciência em tempos de pandemia. Uma mini Conferência online será realizada entre os dias 26 a 28 de maio sobre o assunto

A pandemia trouxe à tona um antigo duelo entre fé e ciência. Uma crise de confiança generalizada, na ciência, na capacidade humana e até mesmo em Deus, tem levado as pessoas a pensarem que os cristãos não podem ver tudo que tem acontecido apenas como uma questão de saúde ou apenas como uma questão de fé. Sendo assunto de saúde e fé, a quem ouviremos em tempos de pandemia?

Embora não seja um árbitro a julgar as declarações científicas, a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2) é um espaço de diálogo das ciências humanas, exatas, biológicas e tecnológicas com as comunidades cristãs.

Minicursos

No intuito de promover esse movimento entre academia e a igreja, a ABC 2 realiza os minicursos em parceria com o Centro de Treinamento para Plantadores de Igrejas (CTPI). Líderes eclesiásticos encontram respostas às demandas reais de suas comunidades ao lerem a Bíblia diante do conhecimento científico.

Em tempos de pandemia, a ABC2 teve que se adaptar para não só continuar a maioria de suas atividades, como ainda responder às novas demandas.

Os grupos presenciais, agora, on-line, favoreceram o diálogo entre fé e ciência. Tiago Pereira, bacharel em Ciências Biológicas e um dos coordenadores nacionais dos grupos de estudo da ABC2.

Ele diz que “durante esse tempo de isolamento, percebemos um movimento incrível de maior conexão entre líderes de todas as partes do Brasil. Agora temos membros de grupos no sul do país participando de reuniões de grupos do norte, e vice-versa. Temos grupos de diferentes cidades se unindo e fazendo reuniões conjuntas, e membros de grupos trazendo estudos em lives do outro lado do Brasil. Sem dúvida, um importante fenômeno que tem fortalecido nossas bases e reforçado nosso objetivo de criar uma verdadeira comunidade intelectual cristã”.

Mini Conferência online

A crise de confiança poderia ter gerado dois grupos: os que buscam suporte mais na fé e o que buscam suporte mais na ciência. Contudo, a resposta foi uma abertura ao diálogo entre essas duas esferas da vida humana.

O assunto será debatido na Mini Conferência on-line ‘Cristianismo e Autoridade da Ciência’. Evento será realizado nos dias 26 a 28 de maio.

“A quem ouvir nesse momento de pandemia?” A resposta tem sido: cientistas cristãos. Nós entendemos nossa grande responsabilidade diante da necessidade de trazer respostas cristãs sobre as questões da pandemia”, esclarece Ana Flávia Vieira, assessora executiva da ABC2.

Além da mini conferência, a ABC2 continua com os simpósios de final de semana, os seminários locais, o Lab ABC2, um programa para adolescentes e jovens coordenado pelo pastor e autor Pedro Dulci, e uma novidade dirigida pelo economista, filósofo e mestre em teologia, Marcelo Cabral, Leia um livro com a ABC2, além dos conteúdos do Nota Mundo, podcasts e lives.

Fique de olho

Miniconferência online ABC2
Data:
26 a 28 de maio
Acesse aqui para mais informações

*Com informações de Ultimato

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se