Deixe o passado no passado e avance de maneira firme e constante em direção as coisas que vêm adiante
Por Lulinha Tavares
2020 foi considerado por muitos como o ano que não acabou. Em parte, eu concordo plenamente, pois, não acabou com minha esperança, com a minha fé e nem, muito menos, com a minha capacidade de sonhar e realizar.
Inegavelmente foi um ano marcado por muitas perdas e que também desvelou a nossa pequenez e a fragilidade emocional diante do imponderável.
Existe um provérbio pensamento árabe que diz: “Quem planta tâmaras não colhe tâmaras.” Porque a tâmara leva de 80 a 100 anos para frutificar.
Por mais de dois mil anos, sementes ficaram escondidas no deserto da Judeia até serem encontradas por arqueólogos nos anos 1960.
Doutora Sarah, estudiosa da medicina milenar, teve a ideia de cultivá-las. A surpresa foi que as sementes germinaram e deram frutos.
A pergunta que fica é: Por que alguém semearia algo sabendo que não colheria?
Algumas respostas que me vieram a mente:
Em primeiro lugar era alguém que não era tomado pela ansiedade e que possuía o pensamento a longo prazo, que está em extinção em nossos dias.
Em segundo lugar era alguém disposto a deixar um legado positivo para a próxima geração. Alguém que sabia que não podia fazer tudo e fez, pelo menos, a sua parte.
Por fim, alguém que, mesmo no calor do deserto não se deixou prostrar diante das adversidades, nem foi vencido pelo paralisante medo do futuro e que sabia que após o planejamento vem o fazejamento.
Somos resultado daquilo que realizamos, independentemente se veremos ou não os frutos daquilo que plantamos.
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço,
e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3; 13-14
Inútil será ter um alvo se nada fizermos que nos mova em sua direção. Independentemente de como terminou 2020 faça como fez o apóstolo Paulo.
Deixe o passado no passado e avance de maneira firme e constante em direção as coisas que vêm adiante. Siga firme como os que vêm o invisível e constante como os que sabem aonde querem chegar. Siga bem, siga em paz, realizando e feliz!
Lulinha Tavares é coach esportivo, formado em Educação Física, MBA-FGV/FIFA/CIES, especialista em Psicologia do Esporte, empresário, pastor e líder da Igreja Batista da Graça em Queimados (RJ)