25.5 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Fanatismo religioso no futebol é combatido com lei na Escócia

A Escócia é marcada por uma história de violência entre católicos e protestantes, desde a esfera política até o esporte. As maiores equipes de futebol escocesas, Celtic e Rangers, respectivamente católicos e protestantes, possuem uma forte rivalidade dentro e fora dos campos.

Muitas vezes chegando à violência e mortePor isso, uma nova lei destinada a reduzir o ódio religioso associado com o futebol entrou em vigor esta semana. A “Lei sobre Comportamentos Ofensivos e Ameaças” visa reduzir o impacto do fanatismo religioso no futebol.

O “Act 2012”, como foi apelidada, criou duas novas infracções, prevendo penas que vão de multa (40 libras) até cinco anos de prisão, dependendo da gravidade do caso. Passaram a ser consideradas como delito qualquer mensagem ameaçadora enviada pelo correio, celular ou e-mail e também qualquer comportamento violento no entorno dos locais de jogos.

A Ministra de Segurança Comunitária e Assuntos Jurídicos, Roseanna Cunningham disse: “Esta legislação não prejudicará o ambiente descontraído nem a paixão e a torcida sadia dos torcedores. Não é nosos objetivo reduzir a rivalidade ou competição, que são a alma do futebol.

O objetivo é erradicar o sectarismo e outras expressões de ódio inaceitáveis dentro do nosso esporte nacional. Demos ouvido aos pedidos da polícia da Escócia e dos promotores quando nos disseram que precisariam de maiores poderes para punir de maneira mais dura o sectarismo no futebol e as ameaças publicadas na internet. A nova lei mostra claramente que o fanatismo religioso não será tolerado por nós. Aqueles que o promoverem serão duramente castigados.

- Continua após a publicidade -

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -