23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril 2024

Famílias sertanejas serão beneficiadas com banheiros sustentáveis

Banheiros sustentáveis, de fácil manutenção, chegam ao sertão nordestino - Foto: Instituto Água Viva

O objetivo da iniciativa do Instituto Água Viva é resgatar a dignidade das pessoas, além de melhorar a qualidade de vida

Por Patricia Scott

O Instituto Água Viva está instalando 360 banheiros secos para moradores de áreas de extrema pobreza no sertão nordestino. A organização conta com a parceria das empresas Braskem e Fortlev. O objetivo da iniciativa é resgatar a dignidade das pessoas, além de melhorar a qualidade de vida de uma parcela dessa população.

Foram instalados 60 módulos sanitários sustentáveis nos municípios Itaeté, Ibicoara e Brotas de Macaúbas, na Bahia, durante o ano de 2021. Agora, a partir deste mês, serão instalados outros 300. A ação, desta vez, beneficiará famílias nos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí.

Vale destacar que é crítica a realidade do Sertão do Nordeste, que faz parte da Região do Semiárido. Os sertanejos vivem a pior crise hídrica dos últimos 30 anos. Grande parte deles consome água da chuva e vivem abaixo da linha da pobreza sem água, sem trabalho e sem comida, segundo o Instituto Água Viva, que é uma organização social sem fins lucrativos que atua naquela região do Brasil. Muitos sertanejos, aponta a instituição, vivem em locais de vulnerabilidade social e em ambientes precários. Por isso, para muitas famílias, ter em casa um simples banheiro é algo inacessível.

- Continua após a publicidade -

De acordo com Água Viva, o módulo de sanitário sustentável é um sistema autônomo de fácil manutenção. Ele funciona praticamente sem água, sem energia elétrica, sem necessidade de produtos químicos, sem contar que fornecem conforto térmico e não deixa cheiro.

A organização informa ainda que a seleção dos municípios que são beneficiados com Módulos Sanitários Sustentáveis acontece pelo critério de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a partir das regiões em que o Instituto Água Viva atua no Sertão. Os critérios adotados são: estados da Bahia, Pernambuco, Piauí e Paraíba; percentual de banheiros pela população de cada estado; municípios com menor IDH e abrangidos pelo IAV; povos minoritários: sertanejos, quilombolas, indígenas, ribeirinhos, ciganos; família com maior número de filhos, família com idosos, viúvas; famílias com menor renda.

Sobre o Instituto Água Viva

Criado há sete anos, o Instituto Água Viva atua no Sertão do Nordeste, sobretudo nos estados da Bahia, Piauí, Pernambuco e Paraíba. A escolha do Sertão Nordestino é devido à extrema pobreza e vulnerabilidade social, onde quase nenhum projeto governamental está inserido. A região possui o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os menores do país. A renda per capita é menor do que meio salário mínimo.

O Instituto Água Viva, organização social sem fins lucrativos, escolheu transformar e impactar a geografia de uma região pouco apoiada no Brasil, além de ser uma ponte para outras instituições na luta pela ressignificação e valorização do sertanejo. O trabalho da instituição está baseado em quatro pilares: Saúde, Educação, Esporte e Geração de Renda.

A partir dos projetos da instituição, são atendidas mais de 12 mil crianças em situação de risco social agravante. Elas recebem reforço escolar com aulas de balé, música, informática e alfabetização. O Instituto Água Viva também presta atendimento aos adultos. Eles participam de projetos de Geração de Renda, como fábricas de bonés, camisas e chinelos, fábrica de violão, hidroponia, piscicultura, plantação de frutas. No total, mais de 30 mil pessoas são envolvidas direta e indiretamente nos projetos.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -