27.1 C
Vitória
sexta-feira, 15 janeiro 2021

Família e orientação profissional ajudam na escolha da carreira

Os jovens devem ficar atentos as características da família que podem refletir seu dom e seu diferencial e ajudar na escolha da profissão.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão previstas para acontecer no mês de novembro e não é raro encontrar jovens que já estão estudando para o exame. Mas ainda existem dúvidas sobre a escolha da formação profissional.

Segundo o portal Estado de Minas, muitos ainda não sabem sua área de interesse, porque a conclusão do ensino médio representa não somente o fim de uma etapa acadêmica, mas também a definição da carreira.

Segundo a a coach Maria Antônia Oliveira, a família tem um papel importante neste momento decisivo.

“Cada vez mais, o jovem, absorvido por tantas demandas, sabe muito do mundo exterior e pouco de si mesmo. Dificilmente, esses momentos de ir bem na prova e escolher para que isso servirá, vão se separar, mas é possível torná-los menos angustiantes. Família e escola têm papel essencial, mas nada adianta se o futuro profissional não se voltar para si mesmo antes”.

Para a professora do departamento de Psicologia e Coordenadora do Programa de Orientação Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (POP/UFMG), Delba Barros, as pessoas ainda imaginam que o processo é fundamentado em testes, apesar de a característica mais importante da orientação profissional atual ser proporcionar, acompanhar e ajudar o estudante a refletir.

“Ele precisa pensar quem ele é, do que ele gosta, quais são de fato seus interesses e suas habilidades, como é sua personalidade, o que lhe chama atenção de forma particular, para só depois conhecer também as áreas pelas quais se despertou e o mundo de trabalho onde se imagina”.

Segundo Delba, não dá para pensar o externo sem antes ter um bom referencial do interno. Para ela, a boa escolha é um casamento harmonioso desses dois lados.

MUDANÇA DE PLANOS

A dúvida era entre relações internacionais e direito, mas prestes a encerrar seu processo de orientação profissional, conduzido por uma psicóloga, Maria Vitória Arantes Mazão, de 17 anos, optou pelo jornalismo.

Isso reflete uma realidade que Beatriz Vilas Boas Marprates, orientadora educacional vê todos os anos. Segundo ela, há pelo menos três tipos de alunos: os certos do que querem, aqueles em dúvida entre um curso e outro e aqueles muito indecisos.

Para os dois últimos, passar por um processo de orientação é essencial, mas a especialista acredita que o processo seja importante até para aqueles que não julgam ter dúvidas.

“Porque eles não experimentaram ainda um processo de autoconhecimento, e nele tudo pode mudar”.

ACOLHIDA

Estudiosa das tendências em orientação profissional, a professora da UFMG Delba Barros chama a atenção para habilidades comuns na família, que, por isso mesmo, podem passar despercebidas.

“Às vezes, todos são tão organizados que o jovem nem percebe que aquela é uma habilidade que o diferencia.”

A especialista também se preocupa com o foco exacerbado das escolas no conteúdo, que pode afastá-las de um papel essencial de fomentar o processo reflexivo desde o início da formação.

Os professores, nos quais os alunos se espelham, devem estar atentos. “À escola caberia promover discussões e conversas sobre o mundo das ocupações”, sugere.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Enem não será adiado

A juíza destaca ainda que há "informações suficientes" sobre as medidas de biossegurança para a realização da prova

Estudantes pedem novo adiamento do Enem

A prova está marcada para os dias 17 e 24 de janeiro, em um momento em que o Brasil chega perto das 200 mil mortes pela covid-19

Inep divulga cartão de confirmação com local de prova do Enem 2020

O Inep aconselha quem vai fazer as provas que imprima o documento e leve no dia de realização do exame, junto com o documento oficial com foto

Plataformas online gratuitas podem ajudar na preparação para o Enem

O cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento poderá ser acessado na Página do Participante

Casamento: o mundo quer tirar o seu valor?

O casamento, nos dias de hoje, ainda tem valor? É uma instituição frágil? Vale a pena se casar? O que Deus, o criador do casamento, deixou registrado na Bíblia a esse respeito?

A projeção de Gabriela Rocha na carreira internacional

Gabriela Rocha celebrou neste ano parceria com grandes nomes da música gospel internacional como Christine D’ Clario, Kim Walker-Smith e Elevation Worship

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Juliano Son e seu “Voaremos”

Em parceria com Júlia Vitória, o artista inicia 2021 desejando novos vôos ao vento do Espírito Santo. Saiba mais!

Larry e Devi Titus em a vida a dois como você nunca viu!

Em "Ele diz, ela diz", Larry e Devi Titus traz uma abordagem inovadora, dedicada a casais em que marido e mulher têm personalidade marcante e atuam em alguma esfera de liderança

Amanda Wanessa apresenta melhoras em seu quadro de saúde

Cantora sofreu um acidente grave na semana passada. Nas redes sociais, família informou que Amanda Vanessa está sem sedativos e com a pressão normal. Saiba mais!

Nani Azevedo continua internado

Em um texto publicado no instagram, o artista está com infecção na garganta e com uma inflamação no miocárdio, causado por complicações da Covid-19. Saiba mais!