A mobilização será o dia 26 de maio com a participação de milhares de cristãos no Brasil e na América Latina
Por Patricia Scott
“Desperta África”. Este é o tema do Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2024, que acontecerá no próximo dia 26 de maio. Organizado pela Missão Portas Abertas, é o maior movimento no Brasil e América Latina de oração por essa causa.
A data varia a cada ano. Isto porque acontece no domingo depois do Pentecostes, conforme Atos 4, marcando o início da perseguição aos cristãos logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João. Simbolicamente, então, afirma-se que esse foi o “início” da Igreja Perseguida.
“A situação dos cristãos perseguidos na África Subsaariana está cada vez mais grave, pois o extremismo islâmico avança no continente com o objetivo de eliminar por completo a presença cristã”, revela Portas Abertas, acrescentando que “nada menos que 95% das mortes de cristãos aconteceram na África Subsaariana, o equivalente a 5.340 casos, entre outubro de 2021 e setembro de 2022. É necessário reconhecer e agir pelo fim da violência extrema contra nossos irmãos na fé”.
Até o momento, segundo o site da instituição missionária, mais de 15.253 igrejas, distribuídas em todo o Brasil, estão cadastradas para desenvolver ações no DIP 2024. Já são mais de 1.525.300 cristãos em oração em prol da mobilização.
Para participar do DIP 2024, é necessário efetuar inscrição. No entanto, antes, é preciso que o voluntário peça autorização à liderança da igreja onde congrega. Após a aprovação do cadastro, o organizador terá acesso à página exclusiva. Assim, são disponibilizados materiais como PowerPoint de apresentação do tema, sermão, vídeos, cards de oração e material infantil.