O jogo de cartas bíblicas, Faith Battle, surge como uma forma inovadora para evangelizar os mais jovens, afirma o desenvolvedor do jogo, Luca Bird
Por Victor Rodrigues
Sucesso de vendas no mundo, os Jogos de Cartas Colecionáveis reúnem participantes que podem combinar, colecionar e utilizar as cartas para cumprir seus objetivos na brincadeira. O jogo também pode ser uma boa opção para àqueles que querem testar os conhecimentos bíblicos e aproveitar o tempo com os amigos. Esse é o caso do Faith Battle, jogo de cartas bíblicas colecionáveis.
Idealizado pelo teólogo Luca Bird, de Curitiba (PR), o jogo foi lançado em março, pela Editora Lion e já reúne adeptos até fora do país. Após um período de missões no Uruguai, ele sentiu a necessidade de espalhar a mensagem de Deus de maneira lúdica e desenvolveu o Faith Battle.
O jogo tem como objetivo principal despertar o interesse do jogador a conhecer as histórias da Bíblia. As cartas que compõe o baralho estão divididas em cinco categorias: Heróis, Artefatos, Milagres, Pecados e Sabedoria. Personagens como Sansão, Davi, Moisés fazem parte do jogo, junto da Espada do Espírito, o Bastão de Moisés e outros artefatos.
“Quando adolescente, eu jogava os jogos famosos da época e meus pais me proibiram de jogar por terem contextos duvidosos. Meu pai me incentivou a jogar jogos bíblicos, mas os que tinham eram muito infantis e genéricos. Então comecei a desenhar minhas próprias cartas, e logo surgiram as primeiras ideias de um jogo de cartas bíblico”, conta Luca.
Público jovem
Segundo Luca, existe uma grande porcentagem de adolescentes cristãos que ainda nunca leram a Bíblia.
“O nicho que consome esse tipo de jogos é a cultura geek / nerd e na maioria dos casos tem uma certa falta de interesse na Palavra de Deus. Criar esse jogo foi uma estratégia de conectá-los com o Evangelho. Temos vários testemunhos de ateus que tiveram seu primeiro contato com as Escrituras a partir do Faith Battle”, comenta.
Por vezes, pastores e líderes usam o jogo na Escola Bíblica Dominical. “Vivemos em uma geração TikTok, onde se uma coisa não prende atenção em segundos, eles vão para outra coisa. Nossa missão é despertar o interesse desses jovens para que possam se aprofundar na Bíblia”, conta.
Bird cita que Jesus é o maior exemplo de sentar-se à mesa e se manter-se em comunhão. “A conexão pode gerar conversas e o jogo digital não dá essa possibilidade”.
Nova coleção
Bird adiantou que a segunda coleção do Faith Battle, de nome Gênesis, vai reunir 53 cards com narrativas do Éden ao Egito Antigo e estará disponível em breve neste link.
“A proposta é lançar uma coleção do Faith Battle por ano. Temos um Euro Game que explora a narrativa de Atos dos Apóstolos e a Igreja Primitiva, que vai ser lançado em breve. E um Party Game sobre a História de Noé e o dilúvio, para o público Kids”, finaliza.
Os jogadores podem ter acesso a uma comunidade no Whatssap, no Discord e no YouTube. Bem como, realizar gameplays online pela plataforma Tabletopia, que simula o jogo na internet. Acesse este link para mais informações do Faith Battle.