26.6 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

Extraia o melhor de cada dia

Extraia o melhor de cada dia - Foto: Reprodução Freepik
Extraia o melhor de cada dia - Foto: Reprodução Freepik

Agendas sobrecarregadas são uma realidade para muita gente hoje em dia. Mas a Bíblia tem bons conselhos para aliviar essa carga.

Por Lilia Barros 

Aquela sensação de que o dia passa rápido e que nem sempre as 24 horas são suficientes para conseguir cumprir uma agenda cheia é cada vez mais comum nos dias de hoje. Pode ser entre pessoas que assumem grandes responsabilidades, como o gestor de uma empresa, ou mesmo entre pessoas que têm atividades comuns, no mercado de trabalho ou no lar.

O desafio é ainda maior para lideranças de igrejas, porque o grau de exigência aumenta para pastores, ministros ou membros com cargos que exigem muita dedicação (e tempo). Afinal, às tarefas eclesiásticas se somam muitas vezes as do cotidiano secular.

O perigo de desobedecer a Deus enquanto se esforça para fazer a vontade dEle ocorre quando o cristão quer dar conta de tudo e não atenta para uma recomendação bíblica importante: administrar e remir o tempo. Conforme ensina a Palavra de Deus: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus” (Ef 5. 15-16). Não basta fazer, fazer e fazer. É preciso saber como usar bem o tempo, de modo que tudo e todos sejam atendidos e que ninguém sofra com sobrecargas.

- Continua após a publicidade -

Preocupados com esta realidade, o pastor e capelão da Primeira Igreja Batista de São Paulo, Davi Lago, e o professor e desembargador cristão Willian Douglas destacaram em um livro escrito em conjunto sete princípios bíblicos para a administração do tempo.

“Devemos aprender a extrair o máximo de cada dia e a priorizar cada tarefa corretamente, para não desperdiçarmos nosso tempo em coisas desnecessárias e terminar o dia com o sentimento de não realização. A boa notícia é que a Bíblia, com sua sabedoria milenar, apresenta princípios valiosos sobre a administração do tempo”, esclarece o pastor Davi Lago.

William Douglas complementa. “Em suma, devemos nos devotar a atividades úteis. A qualidade da vida não é medida por sua duração, mas pelo grau de comprometimento com que nos dispomos a viver. Isso vale para qualquer atividade que desenvolvamos.”

Os dois listaram em seu livro “Formigas: lições da sociedade mais bem-sucedida da terra”, publicado pela Mundo Cristão, algumas lições imprescindíveis para quem quer aprender a remir o tempo. Eles citam as formigas como sendo a sociedade mais bem-sucedida da terra e sugerem, a exemplo do que está escrito em Provérbio 6:6-9 (“Observe bem as formigas, olhe os seus caminhos e seja sábio”), que os seres humanos aprendam a lidar com o tempo.

Confira sete dicas para administrar melhor o tempo:

1 – Liste suas prioridades

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6.33). As Escrituras deixam claro que devemos ter prioridades na vida. É necessário buscar, primeiro, o que é essencial. Portanto, faça uma lista de suas prioridades e estabeleça com clareza seus objetivos de vida.

2 – Delegue tarefas

Muitos de nós ficamos assoberbados e tensos porque mantemos muitas coisas sob nosso domínio. É o que afirma o ditado segundo o qual é impossível envolver o mundo com os braços. Sendo assim, não se abstenha de delegar tarefas.

Esse foi o ensino que Moisés aprendeu de seu sogro, Jetro. Moisés, que liderava o povo de Israel em sua longa e penosa jornada pelo deserto, estava exausto porque todos os problemas — das grandes questões às brigas entre vizinhos — eram levados à sua arbitragem. Jetro, então, ensinou Moisés a delegar tarefas (Êx 18.17-23).

3 – Não desperdice tempo com futilidades

A Bíblia fala de futilidades que roubam nosso tempo: “Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade” (2Tm 2.16); “Vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver” (1Pe 1.18); “Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo” (Pv 12.11).

Além de fazer uma lista de suas prioridades, enumere também todas as atividades improdutivas que lhe roubam tempo e seja radical em eliminá-las. Seja breve ao telefone, não gaste horas assistindo à televisão nem passe noites insones na frente do computador.

4 – Invista em atividades produtivas

O texto de Mateus 9.35-38 pode ser considerado um resumo do ministério terreno de Jesus. Fica claro que Ele só investia em atividades produtivas: percorria as cidades ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho e curando os enfermos.

Da mesma maneira, devemos investir no que é produtivo. Devemos nos programar para ajudar pessoas, dedicarmo-nos aos estudos, orar, ler a Bíblia, estar com a família, colaborar com a igreja e com trabalhos humanitários e sociais.

5 – Não conte com o dia de amanhã

“Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.” Qual de nós nunca ouviu isso? Como já dissemos, o caminho chamado “amanhã” conduz à cidade chamada “Nunca”.

O sábio das Escrituras já ensinava: “Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer” (Pv 27.1). Não adie as atividades que você pode resolver logo. Uma frase bem-humorada diz: “Viva cada dia como se fosse o último; um dia, você acerta”.

6 – Cultive a pontualidade

Um dos maiores defeitos dos brasileiros é a falta de pontualidade. Marcam-se compromissos para as 14h sabendo-se que as pessoas só chegarão por volta das 14h30. O atraso é parte de nossa cultura, e isso é péssimo sob todos os aspectos. Chegar depois do horário em uma reunião de trabalho sinaliza que você não dá muita importância ao que será tratado e não tem respeito pelos colegas. Pior, é uma demonstração de que você é um profissional desleixado.

A Bíblia recomenda: “Nunca lhes falte o zelo” (Rm 12.11). Seja zeloso e pontual em suas atividades. Não viva chegando atrasado aos compromissos. Seja eficiente e conclua o que está sob sua responsabilidade.

7 – Aproveite as oportunidades

Há muitas chances ao longo da vida, mas as boas oportunidades são raras, e algumas aparecem uma única vez. Por isso, fique atento a elas. Não perca tempo! “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Ef 5.15-16).

Fonte: “Formigas: Lições da sociedade mais bem-sucedida da terra” – William Douglas e davi Lago – Editora Mundo Cristão

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -