28.3 C
Vitória
segunda-feira, 21 setembro 2020

Ashty Bahro: “extinção do cristianismo” na Síria

Leia também

Doria lança programa para capacitação de motofretista

O governador paulista disse que o programa será financiado com recursos de multas aplicadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP)

São Paulo registra 937 mil casos confirmados e 33.984 óbitos pela covid-19

O Estado registrou entre domingo (20) e os últimos sete dias variação positiva dos casos confirmados de 17,8% e dos óbitos de 7,4%,

Anda move ação cautelar para pedir que governo acabe com queimadas no Pantanal

Em meio à polêmicas, o presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na semana passada que o Brasil "está de parabéns" na questão ambiental

Cristãos da Síria advertem que retirada militar da região curda anunciada pelo presidente Donald Trump, vai expô-los ao perigo

No último domingo dia (6) o presidente norte-americano Donald Trump anunciou a retirada de tropas americanas da Síria. De acordo com cristãos sírios, retirada militar da região curda vai expô-los ao perigo.

Segundo Joseph Kassab, presidente do Conselho Supremo da Comunidade Evangélica Síria e no Líbano isso é uma tragédia. “A esperada invasão militar e o possível confronto com os curdos podem obrigar os cristãos da região a sair”, declara. Além disso, Joseph revelou que “Isso significa mais uma tragédia para a presença cristã na Síria”.

O presidente Trump buscando honrar uma promessa de campanha e acabar com a “guerra sem fim”, cedeu a demanda da Turquia em estabelecer uma “zona segura” ao longo da fronteira do sul com a Síria. Assim, os Estados Unidos administravam desde agosto do ano passado uma patrulha conjunta com a Turquia na área.

OBJETIVOS TURCOS

A Turquia tem dois objetivos. Em primeiro lugar, reinstalar 2 milhões de refugiados Sírios atualmente residentes na Turquia. Em segundo lugar, limpar a fronteira dos combatentes curdos ligados ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerados terroristas.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em Ancara, capital do país, ameaçou no mês passado reassentar refugiados sírios em uma área de 32 quilômetros na fronteira entre os países.

O número de Curdos localizados na Turquia, Síria, Iraque e Irã é de aproximadamente 30 milhões. Eles são considerados os mais “apátridas” do mundo, embora no Iraque a constituição reconheça a autonomia territorial do Curdistão.

ALIANÇA EVANGÉLICA NO CURDISTÃO

Segundo ex-diretor da Aliança Evangélica no Curdistão, no Iraque, Ashty Bahro, “É muito possível que a retirada americana da região leve à extinção do cristianismo da região”, revelou.

Além disso, o ex-diretor afirmou “como outro país entra no pretexto da libertação do terrorismo? O alvo será apenas terrorismo ou “pessoas indesejáveis”? Sair da área sem os devidos cuidados levará a outro desastre”, completa.

Mais de 700.000 cristãos fugiram da Síria desde 2011. E enquanto alguns alertam para mais deslocamentos, outros temem uma ameaça maior. Segundo um componente cristão das Forças de Defesa da Síria (SDF), “a Turquia pretende nos matar e destruir e acabar com o genocídio contra o nosso povo”, destaca e complementa “esperamos e rezamos para que, ao defender o mundo contra o ISIS, o mundo não nos abandone agora”, finaliza.

Além disso o co-presidente do Partido da União Síriaca, Sanharib Barsoum, afirmou “o regime turco é baseado em grupos extremistas e radicais armados que cometem crimes contra civis e humanidade”. Assim complementou “Tais ameaças colocam em risco a vida das pessoas siríacas na região”, conclui.

CASA BRANCA

As vozes cristãs também desejam preservar a paz única alcançada entre curdos, árabes e cristãos. Desde 2014, uma carta social garante governança democrática, direitos da mulher e liberdade de culto.

A cidade de Kobani na fronteira com a Turquia abriga uma igreja de irmãos composta por convertidos do Islã. Cerca de 20 famílias adoram lá e o pastor da igreja, Zani Bakr, chegou no ano passado de Afrin, deslocado por uma incursão turca anterior.

Segundo disse Bassam Ishak, co-presidente da Representação do Conselho Democrático da Síria nos EUA, “por favor, busque a Deus, peça a Deus antes de tomar sua decisão, para que o cristianismo não seja erradicado da Síria e da histórica Mesopotâmia”, disse Bassam ao presidente Donald Trump.

Ademas afirmou, “não queremos um país onde a cidadania e os direitos sejam baseados em identidades étnicas ou religiosas. Queremos que todos os sírios sejam iguais”, concluiu Bassam em fevereiro deste ano.

O consultor evangélico da Casa Branca,Tony Perkins, twittou em oposição à decisão de Trump. “Colocaria em risco as perspectivas de verdadeira liberdade religiosa no Oriente Médio”, escreveu.

Antes de mais nada, o vice-presidente de assuntos políticos e governamentais do EUA também afirmou sua preocupação. “Nossa retirada não apenas desestabilizará a região, ”Ele disse,“ mas … sinaliza ao mundo que não nos importamos com a liberdade religiosa que eles construíram ”.

A Comissão bipartidária dos EUA para a Liberdade Religiosa Internacional também twittou sua “profunda preocupação”. Trump respondeu às críticas citando sua “grande e inigualável sabedoria”, alertando que se a Turquia fizer algo fora dos limites, ele destruirá novamente sua economia.

COMUNIDADE INTERNACIONAL

Em defesa dos cristãos, uma organização apartidária comprometida com a preservação e proteção dos cristãos no Oriente Médio também expressou preocupação. Entretanto, foi encorajada pela “ameaça” de Trump.

A comunidade internacional não deu apoio ao plano turco de reinstalar refugiados sírios. As Nações Unidas insistem primeiro em um acordo político abrangente e no retorno dos refugiados aos seus locais originais.

Da mesma forma, para Kassab, com sede em Beirute e supervisionando comunidades evangélicas na Síria e no Líbano, a integridade territorial é vital. “O governo dos EUA finalmente decidiu deixar os curdos nas mãos dos turcos”, disse ele. “Mas a Síria deve ser deixada nas mãos dos sírios, e uma ação concertada da comunidade internacional é a única maneira de acabar com essa guerra feia”.

*Da redação, com informações de Christinity Today 


LEIA MAIS

Guerra na Síria completa 8 anos
O avivamento do cristianismo na Síria 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

O batismo nas águas é indispensável à salvação?

Pergunta anônima Batismo nas águas, segundo as escrituras, é uma ordenança do Senhor Jesus: “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em...

Estou livre para me casar novamente?

Pergunta anônima O padrão divino para o casamento é, segundo as palavras de Jesus, que seja indissolúvel (Mc 10:9). Entretanto, no caso em tela, uma...

Após 50 anos, pastor Charles Stanley deixa o cargo

Antigo pregador da Primeira Igreja Batista de Atlanta, nos EUA, pastor Charles Stanley, 87 anos, se aposentou do cargo que atuou por 50 anos. Saiba mais!

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

A FAVOR Se a natureza institucional da igreja tem correlação direta com o exercício da cidadania, pois a mesma se constitui de cidadãos, parece-nos razoável...

Fé e coragem! Menino de 5 anos emociona soldado ao orar

Ato de fé e coragem do menino de 5 anos foi compartilhado nas redes sociais do soldado Dan Otterson, que integra a Força Nacional. Saiba mais!

Preciso ter o chamado para fazer Missões?

Pergunta anônima de um leitor Comunhão "O chamado de Jesus para todos os cristãos, descrito em Mateus 28:19 e 20, “Ide por todo mundo e...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!