23.8 C
Vitória
sexta-feira, 29 março 2024

Explosão do Carnaval

Foto: Folha Vitória

Um destaque este ano em todos os jornais e TV foi a explosão dos blocos ou o carnaval de rua.

De norte a sul, de leste a oeste, milhões e milhões de pessoas se juntaram para a folia. É óbvio que tentei descobrir o motivo (ou motivos), que levou milhões de pessoas à rua no Carnaval.

Seria a falta de grana? Seria um retorno ao século passado, quando isso era normal? Seria a frustração geral com o país e seus políticos? Talvez poderíamos ficar aqui tentando de todo jeito arranjar uma razão para esse aumento, real e verdadeiro. Eu até acredito que alguns experts no assunto encontrarão uma coisa, afinal não falta criatividade nessa área.

Mas eu desconfio de outra razão. A luta entre o mal e o bem é por “terreno”. Se o mal avança, é porque o bem recua. Quando o bem avança, o mal recua. Em toda a história de Israel, esse axioma é verdadeiro e, se essa saga é um exemplo do que ocorre com um cristão, me arrisco a dizer que, se houve uma explosão de foliões no carnaval, é porque a Igreja recuou.

Jeremias questiona: procure pelas ruas, praças, veja se acha alguém que pratique a justiça (Jr 5:1). Isaías complementa que a “verdade anda tropeçando pelas praças e a retidão não pode entrar” (Is 59:14). Não tenho dúvidas, a Igreja está escondida!

- Continua após a publicidade -

Se o diabo está avançando de forma violenta em nosso país (e está), coloco a culpa na Igreja, que covardemente tem recuado. Não temos forças para confrontar, não temos moral para corrigir. Meu medo é que todo esse recuo, além da ação eficaz do diabo, seja ação do próprio Deus “destruindo o próprio pasto deles” (Jr 25:36).

Tem muita igreja brincando com as coisas de Deus. Depois não diga que não falei!


Pr. José Ernesto Conti

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -