17.7 C
Vitória
domingo, 12 julho, 2020

Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Mais lidas

Verstappen crava melhor tempo dos treinos livres do GP da Estíria

Neste domingo, a largada será às 10h10. Saiba mais!

Capixaba Natália Gaudio defende maior longevidade para atletas brasileiras

Após estar na Rio 2016, atleta quer Tóquio e não descarta Paris. Saiba mais!

Casaquistão desmente afirmações chinesas sobre novo vírus mortal

Embaixada chinesa na capital do país advertiu sobre nova doença com "índice de mortalidade superior à Covid-19"

ONU diz que pandemia pode elevar pobreza na América Latina

Em documento, ONU destaca fragilidade do sistema de saúde da América Latina

Durante pronunciamento de Evo Morales, o vice-presidente Alvaro García Linera também anunciou que deixa seu posto

O presidente da Bolívia, Evo Morales, renunciou ao cargo, em meio à escalada dos protestos que se seguiram à eleição de 20 de outubro no país. O anúncio foi feito por meio da TV na cidade de Cochabamba.

Na oportunidade, o vice-presidente Alvaro García Linera também anunciou que deixa seu posto. O presidente da Câmara dos Deputados, Víctor Borda, também renunciou ao cargo neste domingo, após ter sua casa atacada.

Evo Morales e o ex-vice presidente da Bolívia, Alvaro García Linera, renunciaram ao posto. - Foto: Martin Alipaz / EFE
Evo Morales e o ex-vice presidente da Bolívia, Alvaro García Linera, renunciaram ao posto. – Foto: Martin Alipaz / EFE

A renúncia de Morales partiu de um comunicado da imprensa boliviana que afirmou que a população realizaria diversos ataques a residências, incluindo casas de familiares de Morales, e a prédios públicos.

“Queremos preservar a vida dos bolivianos. Deixarei o cargo para que não continuem maltratando parentes de líderes sindicais, prejudicando a gente mais humilde. Estou renunciando e lamento muito esse golpe”, disse Morales por meio das mídias sociais.

Ele se sentiu pressionado pelo comandante das Forças Armadas bolivianas, William Kaiman, que sugeriu a “pacificação e a manutenção da estabilidade, pelo bem da nossa Bolívia”.

Além disso, a Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou um documento alegando que seria realizada uma auditoria do processo eleitoral, em que o órgão recomenda a realização de um novo pleito.

O ainda presidente publicou no Twitter que “fascistas” tinham incendiado a casa dos governadores de Chuquisaca y Oruro, e também de sua irmã, Esther Morales, em Oruro. Emissoras de rádio e TV estatais, como a Bolívia TV, foram alvo de protestos.

ELEIÇÕES

As eleições bolivianos ocorreram em 20 de outubro deste ano, quando Morales conquistou 47,07% dos votos, contra Carlos Mesa, que alcançou a 36,51%. Pelas regras parlamentares, o ex-presidente da Bolívia seria eleito por ter conseguido 10% a mais que o seu concorrente principal.

Entretanto, houve acusações dois lados de que a eleição foi fraudulenta. A OEA apontou problemas como a falta de segurança no armazenamento das urnas e a suspensão da apuração, por isso sugeriu auditar as contagens dos votos.

A medida partiu de Evo Morales, que convidou países como Colômbia, Argentina, Brasil e Estados Unidos a participarem do processo. Desde então, os protestos populares se acirraram, com oposicionistas chegando a estabelecer um prazo para que o então presidente deixasse o cargo.

*Da redação, com informações da Agência Brasil.


LEIA MAIS

Presidente da Bolívia volta atrás na decisão de criminalizar o evangelismo 
Marcha para Jesus reúne milhares de bolivianos 
Jovem cristã brasileira deixa tudo para fazer missões 

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

“Se Não Fosse o Seu Amor” é o livro de estreia da empresária Larissa Pessoa, um romance que mostra que seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

Generosidade: O padeiro doador de pão e de fé

O dono de uma padaria no interior de São Paulo decidiu transformar a crise provocada pela pandemia de Covid-19 em uma oportunidade de ajudar quem precisa.

Fórum de Ciências bíblicas 2020: A Bíblia e a Criança

O Fórum de Ciências Bíblicas 2020, que terá temática para as crianças, será realizado nos dias 13 e 14 de agosto

Fé ativa: a base da vida cristã

O discipulado que produz cristãos que levam Deus a sério