23.6 C
Vitória
quarta-feira, 21 outubro 2020

Evangelize brincando: “Sem amizade não existe cristianismo”

Leia também

Tereza Cristina diz ver potencial para crescimento no comércio com países árabes

Em meio à crise decorrente da covid-19, o Brasil demonstrou capacidade de cumprir com seus compromissos internacionais

‘Reconheço mérito, mas correções podem ser feitas’, diz Marques

O desembargador evitou se posicionar se é favorável ou não a uma revisão na prisão após condenação em segunda instância

Ministro da Saúde testa positivo para covid-19

Pazuello já havia tido febre e passado mal no início da semana, deixando, inclusive de participar de cerimônias públicas

Através do projeto Evangelize Brincando, o senhor Cledevaldo fala do amor de Cristo para seus vizinhos e já conseguiu transformar a comunidade onde vive

Amizade e disposição para falar do amor de Deus! Foi o que fez Cledevaldo Paixão ao perceber na comunidade onde mora em Cuiabá, Mato Grosso, que, apesar de estar cheio de jovens, poucos conheciam Jesus. Para mudar essa realidade, ele decidiu implantar o projeto Evangelize Brincando.

Então, Cledevaldo começou a promover brincadeiras com os jovens do bairro como futebol e jogos de tabuleiro. A comunidade simples, que contava com poucas opções de lazer e rapidamente se envolveu com a proposta. Os pais passaram a acompanhar os filhos e em pouco tempo um grupo significativo de pessoas começou a se reunir aos domingos à tarde.

O projeto começou em 2013. “Antes de começar e quando terminávamos de jogar futebol, vôlei ou qualquer outra atividade, convidava todos para orar. Neste momento, as regras eram ditadas de forma muito clara: sem palavrão, deboche ou brigas. As atividades acabavam e já os convidava para que voltassem e participassem do culto de domingo à noite”, detalha Cledevaldo.

Amizade, o início para o evangelismo

Foram anos de encontros, diversão, amizades e discípulos feitos. A partir do projeto, sete pessoas estudaram a Bíblia e foram batizadas.

“Sempre acreditei que sem amizade não existe cristianismo. E que para fazermos amigos precisamos respeitar o estilo de vida das pessoas, mesmo quando não concordamos com as escolhas que fazem. Quando alguém levava cerveja ou cigarro, por exemplo, com muito carinho eu reforçava que os nossos encontros eram diferentes, que o espaço [era] cristão e sugeríamos que não trouxessem. A pessoa voltava no próximo domingo e não trazia mais”, explicou.

evangelize_brincando
Cledevaldo e Raysllan fazendo estudo bíblico. Foto: Gabriel Paixão

Pai da fé

Raysllan Costa morava em um bairro próximo, soube dos momentos de recreação e decidiu participar. Era muito tímido, de pouca conversa. Mas tudo mudou com o projeto. “Eu tinha 15 anos e não queria saber de igreja. Me senti acolhido por aquelas pessoas, que me mostravam o quão feliz é quem serve a Deus. Ficava impressionado com o fato de não ter competição ou das pessoas não brigarem durante os jogos de futebol”, aponta.

Foi em Cledevaldo que Raysllan passou a se inspirar. “Ele é muito simpático e carismático. Aos poucos, foi lidando com a minha timidez e logo me vi indo pedir seus conselhos. Quando me sentia perdido, ele falava: ‘não desiste de Deus. Ore, leia a Bíblia e sempre que precisar de alguém para conversar, pode me procurar’”, compartilha o jovem.

Raysllan começou a estudar a Bíblia e cerca de um ano depois foi batizado. “Fizemos uma decoração e preparamos um bolo para ele. Foi muito emocionante”, relembra Cledevaldo. Depois, a mãe do rapaz olhou para Cledevaldo e reforçou a importância do que havia acabado de acontecer: “Você é responsável pelo meu filho a partir de hoje!”, declarou a mãe.

Mesmo após tantos anos, eles continuam presentes um na vida do outro. “Ele me acompanhou em períodos complicados e me deu apoio até quando fui pregar pela primeira vez. O Cledevaldo é muito importante para mim! É meu pai da fé! Com ele aprendi que amizade é mais que um método de evangelismo, é um dom”, reflete Raysllan.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Líder da Missão Praia da Costa, Pastor Simonton Araújo, está na UTI

Pastor Simonton Araújo dirige a Missão Praia da Costa, em Vila Velha (ES), há 24 anos: "Seja feita a vontade do PAI!", escreveu

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

Irmão caminhoneiro: “Se 10% deles lerem a Bíblia pra nós já é um ganho”

Membros da igreja presbiteriana de Araguaína, em Tocantins, com o apoio da PM abordaram caminhoneiros nas estradas para entregar kits com álcool em gel, máscaras e panfletos. Confira!

A fascinante história do menino de rua que virou milionário

A superação de um jovem australiano de 22 anos que virou milionário, busca inspirar outras pessoas em situações semelhantes. Conheça essa história fantástica!

Igrejas incendiadas no Chile: “repudiável”, diz Marco Cruz

O secretário-geral da Portas Abertas, chamou os ataques as igrejas do Chile no domingo, 18, de "reprovável". Saiba mais!

“Onde o espírito de Deus está”, com Christine D’Clario

Segundo a artista, música vai abençoar as pessoas que se conectam com Deus. Conheça a canção!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Episódios do Nossa Música Brasileira; Assista aqui!

Nossa Música Brasileira acontece em formato on-line, com episódios até o final de 2020.. Confira aqui!