26.2 C
Vitória
sexta-feira, 22 janeiro 2021

Evangelizando a Ásia Central

Líder cristão arrisca a vida para levar Jesus em comunidades remotas na Ásia Central

A perseguição a cristãos não é exclusividade de países do Oriente Médio ou Norte da África. A Ásia Central, região que abriga países como Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão e outros da antiga União Soviética, também apresenta níveis extremos de intolerância e violência contra cristãos.

Ilmur* é um cristão ex-muçulmano que vive em um desses países e tem um firme propósito: “Tenho um grande desejo de levar o Evangelho ao meu povo. Eu tenho um enorme desejo por isso!” Ele costumava ser, em suas próprias palavras, “um cara muito ruim”, mas Deus mudou sua vida, e agora ele é evangelista de Deus e lidera uma igreja doméstica com sua esposa, Gulya*.

Como se isso não bastasse, Ilmur também é um empreendedor e tem várias maneiras de sustentar sua família e ministério. Ele construiu uma sauna em seu quintal e cobra uma pequena taxa aos vizinhos para usá-la. Ele trabalha como carpinteiro, fazendo pequenos concertos para seus vizinhos. E de manhã ele também entrega pão para uma padaria local.

Relacionamentos e evangelismo

A Ásia Central tem tudo a ver com relacionamentos, e a maneira de Ilmur de compartilhar o evangelho reflete isso. Várias vezes por ano, ele viaja com sua esposa Gulya (e às vezes seus filhos) para vilarejos pobres e remotos. Ele constrói relacionamentos com as pessoas e as ajuda com suas necessidades. Ele coleta doações de roupas, calçados, medicamentos e alimentos para dar às pessoas que ele quer visitar e recebe apoio do Portas Abertas para cobrir seus custos de viagem.

O alvo é sempre aldeias distantes e necessitadas do país. Como a hospitalidade é algo muito importante entre os uigures, em cada visita sempre há uma refeição. Ele os escuta, entrega os mantimentos e sempre ora, com os que aceitam a oração.

“Começamos com a amizade e só depois de um tempo começamos a compartilhar o Evangelho. Devemos ter muito cuidado com isso. Não é apenas perigoso para nós, mas também para a família que nos hospeda”, conta o evangelista.

O povo uigur é de tradição islâmica e vive primariamente em Xinjang, região da China, mas há também comunidades espalhadas em várias regiões e países da Ásia Central.

O líder explica que sempre que visita um vilarejo, é notado como um forasteiro na vila. As pessoas começam a observá-lo, perguntando: De onde ele é? Quem ele visitará? “É por isso que precisamos ter muito cuidado com o que fazemos e como fazemos”, explica.

Apesar de ser cuidadoso, Ilmur não teme a perseguição. “Se você é perseguido, alegre-se! Deus vai cuidar de tudo. A perseguição nos fortalecerá, não devemos fugir dela”, afirma.

A igreja doméstica na casa de Ilmur é um pequeno, mas comprometido grupo de cristãos ex-muçulmanos que se reúne semanalmente para um tempo de comunhão, adoração, estudo bíblico e oração.

O grupo, e o testemunho de vida de Ilmur, já tem gerado frutos. A dona da padaria para qual ele trabalha, Danila*, se converteu a Jesus há alguns meses. Ela procurava há muito tempo, mas encontrou Jesus quando conheceu Ilmur. Ela compartilhou: “Depois que eu recebi Cristo em minha vida, meu coração está florescendo. Meu coração começou a sentir outra coisa. Vejo que minha vida está mudando. A família dela ainda não sabe que ela é cristã.

Ilmur e Gulya entregam donativos. Foto: Portas Abertas

Evangelismo, apesar da perseguição

A perseguição na Ásia Central está estritamente ligada ao evangelismo. A única forma de evitar o evangelismo e o crescimento do cristianismo na região é calando o testemunho cristão.

Em 2018, a Portas Abertas apoiou 175 evangelistas na região, através dos quais 2.233 pessoas foram alcançadas com o Evangelho. Assim, através de valentes como Ilmur, o reino de Deus se expande na Ásia Central.

*Da redação, com informações de Portas Abertas


leia mais

Mais de 20 milhões de evangélicos na Ásia
O Brasil que a igreja desconhece

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Anjos da madrugada: Transformando vidas pelo Brasil

Realizado por um grupo de voluntários cristãos, os chamados Anjos da Madrugada oferecem comida, banho e roupa limpa. Saiba mais!

No Twitter, Arthur Lira reforça discurso sobre disciplina fiscal no País

Arthur Lira (PP-AL), que é candidato à presidência da Câmara também falou sobre a possibilidade da retomada do auxílio emergencial. Saiba mais!

Testemunho de pastor que sobreviveu à covid-19 vira filme

O pastor Lee McClelland ficou conhecido após relatar sua recuperação do novo coronavírus na Internet. Saiba mais!

Atentado suicida no Iraque deixa 30 mortos

Dois homens-bomba se explodiram, em momentos diferentes, dentro de um mercado lotado no centro de Bagdá. Saiba mais!

Fé contagiante na batalha contra o câncer

Curada de um câncer, a mãe do cantor Marcos Freire, Mama Alana mostra como é possível ter fé e viver com alegria e vigor, mesmo diante de uma batalha

Carta de Bolsonaro a Biden foi ‘bastante construtiva’, diz embaixador dos EUA

O embaixador do país, Todd Chapman destacou as menções do presidente brasileiro à aproximação dos dois países. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social