22.1 C
Vitória
sexta-feira, 23 outubro 2020

Primeiro-ministro evangélico alerta violência na Etiópia

Leia também

Kassio Marques é nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal

O primeiro ministro do Supremo indicado pelo presidente Bolsonaro disse que a Operação Lava Jato precisa de "correções"

762 instituições foram aprovadas para ofertar o PIX , diz BC

O PIX é um sistema que permitirá pagamentos e transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano

Governo revisará projeção de queda do PIB para 2020 em novembro, diz secretário

"Todos os indicadores de atividade mostram um forte recuperação em V da economia", afirmou Waldery

Cerca de três evangelistas foram assassinados na Etiópia segundo uma agência de missões cristã, dentre estes um dentro de uma igreja

O primeiro-ministro da Etiópia e recém-vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Abiy Ahmed, disse no domingo (03) que o número de mortos por protestos no mês passado aumentou para 86 e instou os cidadãos a resistir às forças que ameaçam impedir o progresso do país.

“Temos que parar as forças que estão tentando nos puxar dois passos para trás enquanto avançamos”, disse Abiy, em entrevista coletiva com organizações de notícias locais.

Entre os dias 22 e 23 de outubro cerca de 70 pessoas morreram na Etiópia. Nesse ínterim, três evangelistas foram assassinados segundo uma agência de missões cristã. No entanto, um dos três foi assassinado dentro de uma igreja.

De acordo com informações, os manifestantes saíram as ruas na capital do país, Addis Ababa. Assim os protestos tinham como objetivo denunciar as ações do governo, e dar suporte a um líder de oposição Jawar Mohammed.

Além disso, uma igreja em Boreda, Etiópia, denominada Full Gospel foi incendiada. Entretanto, não há informações se a razão dos crimes é religiosa ou étnica.

“Mas o que ele começou é como uma marcha solidária que se tornou rapidamente em violência étnica e ataques estimulados pela religião. A polícia atirou em 13 pessoas e muitos outros foram mortos por pedradas e feridos por grupos rivais”, reportou um informante.

PRIMEIRO MINISTRO EVANGÉLICO

Os protestos violentos iniciaram quando o então primeiro-ministro e ganhador do prêmio Nobel da Paz, Abiy Ahmed, estava em vista à Rússia. Pois o ativista e opositor do governo na Etiópia, Jawar Mohammed, denunciou que estava sendo ameaçado de morte por Ahamed.

De acordo com o ativista, o governo quer eliminá-lo pois retirou o esquema de segurança da casa dele. Entretanto, autoridades negaram a alegação.

Segundo revelou apurou a redação da Comunhão Abiy é o ganhador do Nobel da Paz de 2019. Nesse ínterim, ajudou o país a conseguir reconciliação com a Eritréia, país vizinho do Leste Africano, considerada impossível. Além disso, Ahmed, 43, é o líder mais jovem da África e assumiu o cargo em abril de 2018.

PERSEGUIÇÃO

Uma proeminente igreja cristã do país reclamou da discriminação que os cristãos sofrem dos muçulmanos extremistas. Igualmente declararam que estão impotentes para ajudar e proteger todas as pessoas.

Assim a igreja fez uma vigília na capital da Etiópia em lembrança dos que perderam a vida nos últimos protestos.

Segundo o relatório da Lista Mundial da Perseguição 2019, o período de 1 de novembro de 2017 há 31 de outubro de 2018 foi um dos mais difíceis para os cristãos do país.

Na região somali de Ogaden, um dos nove estados do país, mais de 20 cristãos foram mortos em agosto de 2018, enquanto muitas igrejas foram saqueadas e queimadas, sendo totalmente destruídas.

*Da Redação, com informações de Portas Abertas e G1


LEIA MAIS

Primeiro-ministro evangélico recebe o Nobel da Paz 
Aumenta o número de Cristãos mortos por causa da Fé 
Lista aponta os 50 países que mais perseguem cristãos no mundo 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Trump é indicado ao Nobel da Paz pela segunda vez

Nomeação partiu de um político norueguês e foi justificada pelos esforços do presidente para negociar a paz entre Israel e os Emirados Árabes Unidos. Saiba mais!

Reino Unido: Primeiro-ministro, Boris Johnson homenageia Igrejas

Primeiro-ministro da Inglaterra presta homenagem às igrejas por apoio em meio à pandemia

Ganhadores de Nobel pedem que vacinas sejam para todos

Mais de 100 personalidades que assinaram um apelo para vacinas contra o novo coronavírus. Entre os autores do apelo está o bispo sul-africano Desmond Tutu. Saiba mais!

“Sobrevivemos a Faraó, também sobreviveremos ao coronavírus”, diz Netanyahu

O primeiro-ministro invocou o Capítulo 4 do Livro de Deuteronômio e pediu aos israelenses que obedecessem: "Tenham cuidado" (Deuteronômio 4:15). Confira!

Na Croácia, ministros doam os salários para ajudar o país

"Solidariedade e responsabilidade, a fim de superar a combinação de duas crises, o coronavírus e o terremoto de Zagreb", explicou Andrej Plenkovic, primeiro-ministro croata....

Morre por Covid-19, brasileiro que ganhou Nobel da Paz

O brasileiro Sérgio Trindade recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007 ao lado dos integrantes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Ele morreu em Nova York, nos EUA, vitima de Covid-19

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Sucesso no Brasil, Deezer gospel celebra 4 anos

Lives com artistas acontecem durante o mês como parte da comemoração de aniversário. Saiba mais!

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

A fascinante história do menino de rua que virou milionário

A superação de um jovem australiano de 22 anos que virou milionário, busca inspirar outras pessoas em situações semelhantes. Conheça essa história fantástica!

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!