16.9 C
Vitória
domingo, 12 julho, 2020

Evangélicos não estão satisfeitos com o STF

Mais lidas

Verstappen crava melhor tempo dos treinos livres do GP da Estíria

Neste domingo, a largada será às 10h10. Saiba mais!

Capixaba Natália Gaudio defende maior longevidade para atletas brasileiras

Após estar na Rio 2016, atleta quer Tóquio e não descarta Paris. Saiba mais!

Casaquistão desmente afirmações chinesas sobre novo vírus mortal

Embaixada chinesa na capital do país advertiu sobre nova doença com "índice de mortalidade superior à Covid-19"

ONU diz que pandemia pode elevar pobreza na América Latina

Em documento, ONU destaca fragilidade do sistema de saúde da América Latina

Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, apenas 1 a cada 5 evangélicos aprova atuação do STF. É a primeira vez que o instituto avalia a percepção da população sobre o tribunal

A percepção dos evangélicos em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF) é amplamente negativa. É o que constatou uma recente pesquisa do instituto DataFolha. Os dados mostraram que 38% deles reprovam o tribunal, 19% aprovam, 37% o consideram regular e 6% não tem opinião formada sobre o assunto.

Segundo o jornal, esses números mostram que no segmento evangélico, a percepção em relação ao STF se assemelha à do geral da sociedade brasileira. Uma amostra disso é que, entre os católicos, os números são muito parecidos: 38% de reprovação, 20% de aprovação, 38% de regular e 4% sem opinião formada.

Quando o espectro analisado envolve os ateus ou pessoas sem religião, a reprovação ao STF sobe. 55% dos incrédulos rejeitam a atuação dos ministros, enquanto entre os que não pertencem a nenhum grupo religioso o número soma 47%.

“Nesses dois grupos, só 13% aprovam o desempenho do Supremo”, pontuou o jornalista Reynaldo Turollo Jr, que analisou os dados da pesquisa.

Justificativa

Parte da reprovação ao STF no meio evangélico vem de decisões como a que, recentemente, criminalizou a “homofobia”. Que reconheceu a união entre pessoas do mesmo sexo, em 2011. E a que autorizou o aborto de fetos anencéfalos, em 2012.

Ciente de que a atual configuração da Corte é progressista, o presidente Jair Bolsonaro indicou, que irá valer de sua prerrogativa para indicar os substitutos dos ministros. Que serão aposentados compulsoriamente ao longo de seu mandato. O presidente indagou a possibilidade de ter um ministro evangélico no STF.

“Existe algum entre os 11 ministros do STF evangélico, cristão? Desculpa o Supremo. Eu jamais atacaria um outro Poder, mas não estão legislando?”, indagou Bolsonaro em maio, por ocasião da decisão que equiparou a “homofobia” a racismo.

“Não está na hora de termos um ministro evangélico no STF?”, questionou Bolsonaro, antes de afirmar que tem um nome “terrivelmente evangélico” para indicar.

Apenas 1 a cada 5 evangélicos aprova atuação do STF, diz pesquisa DatafolhaReprodução/Infográfico Folha

Executivo e Legislativo

Em dezembro, o Datafolha também ouviu a população sobre a atuação do Executivo e do Legislativo. Os dados divulgados em 8 de dezembro pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostram os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL):

  • Ótimo/bom: 30%
  • Regular: 32%
  • Ruim/péssimo: 36%
  • Não sabe/não respondeu: 1%

No dia 18 de dezembro também foram divulgados os dados da avaliação do trabalho do Congresso Nacional pelos brasileiros. A pesquisa Datafolha mostra os seguintes percentuais de avaliação do trabalho dos deputados federais e senadores:

  • Ótimo/bom: 14%
  • Regular: 38%
  • Ruim/péssimo: 45%
  • Não sabe/não respondeu: 3%

*Com informações de Folha Uol e G1


leia mais

O novo governo do Brasil e a igreja evangélica
IBGE aponta que até 2040 evangélicos serão maioria

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

“Se Não Fosse o Seu Amor” é o livro de estreia da empresária Larissa Pessoa, um romance que mostra que seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

Generosidade: O padeiro doador de pão e de fé

O dono de uma padaria no interior de São Paulo decidiu transformar a crise provocada pela pandemia de Covid-19 em uma oportunidade de ajudar quem precisa.

Fórum de Ciências bíblicas 2020: A Bíblia e a Criança

O Fórum de Ciências Bíblicas 2020, que terá temática para as crianças, será realizado nos dias 13 e 14 de agosto

Fé ativa: a base da vida cristã

O discipulado que produz cristãos que levam Deus a sério