21.6 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Evangélicos vão ultrapassar católicos no Brasil em 2032

Evangélicos_2032-
Grandes multidões em eventos evangélicos (Foto: Masao Goto Filho/AE/VEJA)

As duas religiões deverão empatar em 40% no total de fiéis. Atualmente os católicos representam 64% e os evangélicos 22% da população

Pela primeira vez a população evangélica deve ultrapassar o total de católicos no país em 2032. O número absoluto de seguidores das duas religiões deverá ficar empatado em 90 milhões.

De acordo com últimos dados oficiais, há aproximadamente 22 milhões de evangélicos (22% do total) contra 125 milhões de adeptos do catolicismo (64%). Os números constam no estudo do demógrafo José Eustáquio Alves, professor aposentado da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE.

Segundo o especialista, o número de brasileiros adeptos da religião evangélica cresce em média 0,8% ao ano desde 2010, e a quantidade de católicos diminuiu 1,2% no mesmo período.

A progressão geométrica aponta que cada uma das duas religiões correspondam cerca de 40% da população em 2032. Se a curva de crescimento se mantiver, a partir daquele ano, os evangélicos devem se tornar maioria.

- Continua após a publicidade -

“Estamos vivendo uma transição religiosa nos últimos anos”, diz Eustáquio Alves, que estende a avaliação para todos os países da América Latina.

A alteração mais emblemática no quadro religioso do Brasil, deve ser confirmada em 2022, quando há previsão dos católicos representarem, pela primeira vez, menos de 50% da população.

O resultado das últimas eleições gerais ampliaram a presença de evangélicos no Congresso, como reflexo mais direto deste fenômeno. Nos Estados Unidos, onde está a maior população absoluta de evangélicos do mundo, o fenômeno é diferente. “Os que se declaram sem religião são os que mais crescem lá”, explica o pesquisador.

*Da Redação, com informações da Veja 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -