27.6 C
Vitória
sexta-feira, 4 dezembro 2020

“Deus me chamou para pregar aos surdos”, diz pastor

Leia também

Saúde necessita de investimento em governança de dados

"O País demanda urgentemente respostas e responsabilizações adequadas às empresas e órgãos que tratam dados pessoais sensíveis", afirma advogada Bianca Albuquerque

Operação Uruatu 2 faz buscas contra traficantes de animais

Segundo a PF, ao longo das investigações foram aprendidas centenas de animais silvestres no curso das investigações policiais

Governo anuncia operação de combate a crimes contra idosos

Após constatação de que o total de denúncias de crimes registrados por meio do Disque 100 aumentou durante a pandemia

Quando criança, Ronilson Lopes começou a interagir com surdos, aprendeu Libras e hoje se dedica a pregar o Evangelho para a comunidade surda

O pastor Ronilson Lopes é considerado um pioneiro no ministério com surdos. “Aos 10 anos, conheci um surdo numa festa. Ele me convidou pra ir à casa dele. No dia seguinte, conheci sua família, que era toda surda e falavam em linguagem de sinais, na época a Libras ainda não era padronizada. Fiquei apaixonado e comecei a aprender”, testemunha o pastor.

Ronilson explica que alguns sinais são icônicos, ou seja, acompanham aqueles gestos que naturalmente fazemos numa mímica, por exemplo. Já outros, são abstratos. Cada país tem seu sistema de linguagem. O alfabeto manual brasileiro veio da França. “Em 1857, um francês fundou a escola de surdos do Rio de Janeiro a convite de Dom Pedro I”, contextualizou.

“Quando cheguei à Lagoinha, em 1996, eram 12 surdos. Então promovi uma campeonato olímpico para essa comunidade em que eu já estava inserido e foram 180 surdos convertidos. Passei então a pastorear esse ministério”, conta.

Habilitação para surdos

“O surdo é nativo da língua de sinais, o Português é a segunda língua que eles precisam aprender assim como nós aprendemos o inglês, por exemplo”, conta. Ronildo explica que os surdos iam ao Detran para tirar a habilitação, mas sofriam com as “pegadinhas” do Português. Eles eram classificados como analfabetos.

“Daí fiz um projeto e levei ao Detran. Como eu era instrutor de autoescola, eu conversei com os examinadores. Consegui provar que eles não eram analfabetos e fui convidado a fazer um curso para ajuda-los. Quatro surdos montaram uma prova-piloto, adaptada para os surdos, com a qual são avaliados até hoje”, celebra.

Auxílio psicológico

O pastor Ronilson Lopes aliou sua amizade com surdos desde a infância com a experiência profissional como instrutor de autoescola e a formação em Psicologia para auxiliar pessoas que têm medo de dirigir. “Traumas da infância, perdas emocionais, tornam-se fobias ou vícios como uma forma de bloqueio. Nós trabalhamos esse psicológico na clínica e na prática, no carro”, conclui. O pastor explica que a média de êxito das pessoas que conseguem superar esse medo chega a de 70%.

Confira a entrevista


Com informações da Rede Super

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Dia do Evangélico – Espiritualidade e Fé

Os evangélicos já representam cerca de um terço da população do Brasil. Saiba mais!

Paulo Oliveira: Toda crise é boa para quem é pequeno

Como será de agora em diante para a economia, a política e a educação? E onde a Igreja entra nisso? Confira a entrevista com Paulo Oliveira, presidente do Instituto Renovo

Dicas para fortalecer os laços familiares

Família perfeita não existe, mas, com ajustes, é possível conviver com leveza e alegria.

Dons espirituais para a Igreja

Dádivas de Deus, os dons espirituais são manifestados no meio do Corpo de Cristo para a edificação da Igreja do Senhor no mundo

Davi Lago e Leonardo Gonçalves: a crise e a oportunidade de fazer diferente

Para Davi Lago e o cantor Leonardo Gonçalves, simplicidade, solidariedade e amor são ingredientes fundamentais para vencer a crise

Devocional Diário: o alimento da fé cristã

A oração e o constante estudo da Palavra são fundamentos para o crescimento espiritual de cada cristão

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

O versículo mais lido de 2020!

O versículo campeão de leitura em 2020 é baseado em Isaías 41:10: “Portanto, não temais, pois estou contigo..." Saiba mais!

Novo álbum musical do Missionário R. R. Soares

O álbum "Em O nome de Jesus", com 12  músicas inéditas, foi lançado depois de cinco anos. Primeiro single do projeto está disponível em todas as plataformas e Youtube

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!