EUA inauguram embaixada em Jerusalém

Foto: Menahem Kahana/AFP

A cerimônia de transferência da embaixada dos EUA em Israel marca o aniversário dos 70 anos da criação do país, neste dia 14 de maio.

Embaixada americana em Jerusalém – “Setenta anos depois da fundação de Israel, os EUA estão dando o próximo passo em mover a embaixada. Novamente, o país lidera o caminho”, exaltou o embaixador David Friedman. Ele vai comandar a nova missão diplomática.

Benjamin Netanyahu, premier israelense, fez um discurso emocionado. “Que dia comovente para o povo de Israel e o Estado de Israel. Não poderia ter melhores amigos do que os EUA”, declarou.

Judeus celebram reconhecimento de Jerusalém

A Casa Branca abriu o caminho após 20 anos de promessa. A transferência das embaixadas da Guatemala e do Paraguai para Jerusalém traduzem a confirmação diplomática da cidade histórica como capital de Israel.

Francisco Cardoso

O que os judeus esperam é que a decisão da maior potência mundial impulsione demais países a tomarem a mesma posição, já que para eles, essa mudança é apenas a concretização das promessas feitas por Deus.

“Nunca perdemos a esperança de ter Jerusalém como centro de nossa fé e a Bíblia esclarece esse sentimento de forma muita clara em Salmos 137:5”, exaltou Francisco Cardoso, presidente da Congregação Judaica Chessed V’emet de Vitória, capital do Espírito Santo.