26.9 C
Vitória
segunda-feira, 21 setembro 2020

Estudantes serão estimulados a promover a Matemática

Leia também

Doria diz ter plano estadual alternativo à vacinação contra covid-19

O governador porém ressalvou: "tenho certeza que Ministério da Saúde não caminhará, não trilhará um caminho ideológico, partidário e eleitoral"

Doria lança programa para capacitação de motofretista

O governador paulista disse que o programa será financiado com recursos de multas aplicadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP)

São Paulo registra 937 mil casos confirmados e 33.984 óbitos pela covid-19

O Estado registrou entre domingo (20) e os últimos sete dias variação positiva dos casos confirmados de 17,8% e dos óbitos de 7,4%,

É comemorado em 6 de maio, o Dia Nacional da Matemática. A Matemática faz parte da nossa vida. Os números, as figuras geométricas, as relações entre as quantidades estão em toda parte: no supermercado, nas músicas, nas receitas culinárias, no esporte, entre outros. 

E a partir do mês de junho, os estudantes da rede pública estadual vão contar com mais um incentivo para o aprofundamento de estudos, por meio do Projeto de Iniciação Científica e do Projeto de Monitoria em Matemática, que são ações do “Programa Matemática na Rede: Preparando Campeões”. A ideia é que com os projetos os jovens talentos participem de aulas de aprofundamento de estudos, sejam monitores do reforço escolar para outros estudantes e participem cada vez mais de competições e feiras de Matemática.

Para o projeto de Iniciação Científica em Matemática, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), irá selecionar 50 professores de Matemática. A chamada pública para seleção desses professores orientadores será publicada nesta sexta-feira (6).

Inicialmente, 50 escolas, de 34 municípios, receberão o Projeto de Iniciação Científica em Matemática. Serão 50 professores orientadores e 1.500 estudantes de Iniciação Científica em Matemática, que serão beneficiados com aprofundamento de estudos específicos para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O aprofundamento é fruto da parceria com a Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

Essas escolas que, inicialmente, receberão o Projeto de Iniciação Científica em Matemática foram selecionadas na rede estadual, considerando o histórico de premiações nas edições OBMEP e o resultado da OBMEP 2015. Cada escola contará com duas turmas de 15 alunos cada, que serão atendidos por professores orientadores, presencialmente e virtualmente, de junho a dezembro desse ano. Esses professores receberão uma bolsa no valor de R$ 800,00, além de certificação emitida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

O professor orientador de Iniciação Científica em Matemática terá o papel de identificar os estudantes com menção honrosa na OBMEP 2015 e os destaques na 1ª Fase da OBMEP 2016; organizar e oferecer para esses alunos encontros preparatórios (aulas/atividades) de Iniciação Científica em Matemática; incentivar a atuação dos alunos de Iniciação Científica como Monitores de Matemática na escola; o e cadastrar, acompanhar e assessorar o aprofundamento de estudos dos estudantes via Portal da Matemática da OBMEP.

Para o projeto de Monitoria em Matemática, o objetivo principal é oferecer aprofundamento de estudos específicos em Matemática, via plataforma virtual da OBMEP, tanto para os professores orientadores de monitoria, quanto para os alunos monitores de matemática. Ambos serão acompanhados por coordenadores de polos e receberão certificados de orientação de monitoria em matemática pela parceria (Sedu/Fapes).

Com o projeto, todas as escolas da rede pública estadual poderão organizar atividades de monitoria em Matemática com os estudantes, sob a coordenação de professores regentes de Matemática, desde que a escola faça adesão ao projeto de Monitoria em Matemática.

A partir da próxima semana, as escolas receberão orientações para fazerem adesão ao projeto de Iniciação Científica em Matemática, permitindo assim, tanto ao aluno e ao professor, a possibilidade de participação no projeto.

Seleção para professor orientador
Para se inscrever, o professor deve preencher o formulário da Fapes, apresentar os documentos: CPF, RG e comprovante de residência, em nome do candidato, cópia do diploma do curso de mais alto nível do candidato, além de apresentação de declarações comprovando a experiência específica e tempo de serviço como professor de matemática (conforme especificado no edital). A inscrição poderá ser feita a partir desta sexta-feira (6) e deverá ser enviada por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigFapes), acessando o site www.sigfapes.es.gov.br, e clicando em “Editais Abertos” – “Matemática na Rede”.

Para participar do Projeto de Iniciação Científica em Matemática, o professor deve ter licenciatura plena ou bacharelado em Matemática; ser professor de Matemática atuando, preferencialmente, na rede estadual de Ensino; ter disponibilidade para atuar aos sábados e as quartas-feiras em encontros preparatórios, totalizando 10 horas semanais:, e, ter, preferencialmente, participação ativa na escola com a OBMEP.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Novo secretário-executivo do MEC é do ES

A pasta estava sem secretário-executivo desde que Maria Helena Guimarães pediu exoneração e deixou o cargo em meados de maio. O economista Haroldo Corrêa Rocha...

Começa hoje período de rematrícula nas escolas públicas

Os alunos matriculados na rede pública estadual interessados em realizar rematrícula para o próximo ano ou solicitar transferência para outra escola, devem ficar atentos...

Pr. Oliveira é homenageado pelo Governo

Escola Viva em Cobilândia, Vila Velha (ES), recebeu nome do pastor Oliveira de Araújo. Para homenagear o Pastor Oliveira de Araújo, importante liderança religiosa para...

Inscrições abertas para cursos técnicos nesta sexta-feira

Começam nesta sexta-feira (02) as inscrições para as 1.104 novas vagas para cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, ofertados pela Secretaria de...

Sedu abre mais de mil vagas para cursos técnicos

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou nesta quinta-feira (25), a abertura de 1.104 novas vagas para cursos de Educação Profissional Técnica de...

Com ampliação, Patrulha Escolar atenderá região metropolitana da Grande Vitória

As escolas estaduais da região metropolitana da Grande Vitória vão contar com reforço na segurança. Foi assinado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!