22.4 C
Vitória
quarta-feira, 27 janeiro 2021

Alívio! De volta pra casa após serem resgatados

Após serem resgatados, estudantes nigerianos voltaram para casa: “Estamos muito gratos”, disse um dos homens

Dezenas de estudantes que foram resgatados de sequestradores no noroeste da Nigéria chegaram em casa nesta sexta-feira (18). Muitos deles descalços, agarrados a cobertores, vestindo roupas empoeiradas e aparentando cansaço, mas em boa condição.

Um deles, que tinha lama seca grudada no rosto, disse à Channels TV que os sequestradores os alimentaram com pão e mandioca.

“Era frio”, disse ele ao repórter. Indagado sobre como se sentia quando o ônibus chegou a Katsina, ele respondeu: “Fiquei muito feliz”, e sorriu. “Estamos muito gratos. Estamos muito gratos. Estamos muito gratos”, disse um homem que afirmou à televisão Arise ser pai de dois dos meninos.

Sequestro

Uma semana antes, atiradores em motos invadiram o internato dos meninos na cidade vizinha de Kankara e conduziram centenas deles à vasta floresta de Rugu. Autoridades disseram que serviços de segurança os resgataram nessa quinta-feira, mas não ficou claro se todos eles foram recuperados.

O sequestro afligiu um país já abalado com a insegurança generalizada e lembrou o rapto de mais de 270 alunas na cidade de Chibok, no norte, cometido em 2014 pelo grupo militante islâmico Boko Haram.

Seis anos depois, só cerca de metade das meninas foi encontrada ou libertada. Algumas foram forçadas a se casar com combatentes, e outras foram dadas como mortas.

Horas antes de o resgate dos meninos ser anunciado, começou a circular na internet um vídeo que supostamente mostra militantes do Boko Haram com alguns dos meninos. A Reuters não conseguiu verificar a autenticidade da filmagem, nem quem a divulgou.

Resgate

Nesta sexta-feira, os estudantes da Escola Secundária de Ciência do Governo desembarcaram dos ônibus em fila única, flanqueados por soldados e policiais armados, e foram conduzidos ao edifício do governo para se encontrar com o governador. Depois, foram levados de volta para passar por exames médicos, disseram autoridades. Um grupo de pais esperava para se reencontrar com eles em outra parte da cidade.

O sequestro foi particularmente constrangedor para o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, que é do estado de Katsina e disse várias vezes que o Boko Haram foi “tecnicamente derrotado”.

*Com informações da Agência Brasil/ Reportagem adicional da redação de Maiduguri, de Ardo Hazzad, Garba Muhammad, Camillus Eboh, Felix Onuah e Alexis Akwagyiram 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Orações e motivações para estudantes do Enem

Além das orações, voluntários também entregaram pacotes de biscoitos e deixaram mensagens motivacionais aos participantes. Saiba mais!

Cinco cristãos são mortos por grupo extremista na Nigéria

Eles foram executados após serem sequestrados na véspera de Natal. Saiba mais!

A tecnologia vai estar mais presentes nas aulas

Para 81% dos professores, a tecnologia é grande aliada do ensino. Ferramenta será indispensável no retorno às aulas

“Sonhando alto” beneficia mais de 35 mil jovens cristãos

Projeto "Sonhando alto", da Igreja Adventista ajuda jovens estudantes a conquistarem diploma universitário por meio da venda de livros e manuais educativos. Saiba mais!

Nigéria: Campanha contra o fim da violência contra cristãos

Campanha “Pare as mortes no sul de Kaduna”, que pede o fim da violência contra cristãos na Nigéria foi lançada no domingo (09).

Estudantes com Fies podem suspender parcelas no BB a partir de hoje

A manifestação pode ser feita pelo app BB. Saiba mais! 

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.