24.4 C
Vitória
sexta-feira, 18 setembro 2020

Estudantes da rede estadual voltam às aulas nesta segunda

Leia também

Anvisa autoriza que Pfizer dobre número de voluntários em testes para vacina

O laboratório informou que vai expandir o número de participantes do estudo para a vacina, chegando a cerca de 44 mil participantes

Fumaça do Pantanal que chega a SP pode agravar casos de doenças respiratórias

Outra recomendação que Cardenuto indica é a de evitar aglomerações, uma medida que já deveria ser cumprida em função do novo coronavírus

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

Está chegando a hora de retornar às aulas. Na próxima segunda-feira (15), os mais de 250 mil estudantes, das 500 escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede estadual do Espírito Santo iniciam o ano letivo.

Apesar do fim das férias, tem estudante animado. Rodrigo Mutz Freitas, que vai cursar o 2º ano do Ensino Médio na Escola Viva de São Pedro, está contente com o retorno das aulas. “Quero muito que nesse ano os professores nos cobrem bastante para nos esforçarmos e nos envolvermos ainda mais nas atividades. Será um ano decisivo para mim, que pretendo fazer a prova do Enem e espero que todo o aprendizado adquirido na escola me ajude a obter uma boa nota”, afirmou.

Para a estudante Laiza Gilles Guidi, que cursará o 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Victorio Bravim, em Marechal Floriano, esse ano será de boas conquistas. “Espero que os professores trabalhem mais aulas práticas com a gente, pois elas nos ajudam bastante a entender melhor os conteúdos vistos em sala de aula. Além disso, em 2015 aproveitei todas as matérias para participar de olimpíadas e ganhei algumas medalhas. Espero que esse ano consiga conquistar um número maior. Vou me dedicar”, contou.

A diretora da Escola Estadual Eurico Salles, situada em Itaguaçu, Araci Hell de Andrade, revela que os professores estão preparando aulas bastante divertidas para o retorno das aulas. “Estamos preparando uma aula de boas vindas com atrações e dinâmicas para agitar nossa escola. Espero que os estudantes gostem e que isso sirva de motivação para que eles participem das atividades que serão promovidas durante nosso ano letivo”, explicou.

Segundo o pedagogo Vagner Candido da Silva, da Escola Estadual Conde de Linhares, localizada em Colatina, a equipe pedagógica pretende promover ações que despertem o conhecimento não só dos alunos do Ensino Médio Regular, mas também do Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos oferecidos pela instituição.

“Nossa intenção é melhorar o rendimento escolar e aumentar a frequência dos alunos na escola. Estamos preparando atividades práticas com o intuito de reforçar o conhecimento e aprendizado dos estudantes para que eles se sintam motivados e tenham um ano proveitoso”, concluiu Vagner.

Dicas importantes
No retorno às aulas nem tudo é festa. Alguns alunos podem enfrentar dificuldade em se readaptar à rotina escolar ou sentirem receio em frequentar uma nova escola. Os pais devem estar preparados para ajudar seus filhos.

Confira algumas dicas que vão fazer a diferença
– Para manter a ansiedade em um nível saudável converse com seu filho sobre a nova escola, os novos colegas e professores. Você já teve muitas vezes o seu “primeiro dia de aula”, explique que é normal sentir o frio na barriga, mas que não há nada a temer. Deixe que seu filho participe dos preparativos para esse novo ano escolar, chame-o para arrumar a mochila escolar, converse sobre a importância dos estudos e o motive a estudar.
– As férias foram ótimas, os alunos curtiram bastante o descanso, aproveitaram para acordar mais tarde, mas é hora desta rotina acabar. É melhor mudar os horários de dormir e acordar antes que o retorno aconteça para que a criança ou adolescente já esteja familiarizado com os novos horários e não tenha dificuldade para acordar ou se concentrar nos estudos. Além disso, eles estão em fase de crescimento e é necessário que durmam pelo menos oito horas por dia.
– Outra dica importante é para que os pais ou responsáveis procurem acompanhar os alunos até a escola nos primeiros dias de aula. A criança se sente mais confiante quando está acompanhada. Apresente-se aos professores. São mais de 20 mil profissionais prontos para oferecer novas informações paras os estudantes. Estabeleça um relacionamento saudável com os professores do seu filho.
– Seja presente nas reuniões escolares e fique atento ao boletim escolar. Estabeleça uma rotina de estudos para a criança ou o adolescente e sempre que possível participe. Ajude nas pesquisas e atividades escolares diárias. Incentive a leitura. Pergunte sobre as novidades e novos amigos e professores. Todo ano os alunos vivem uma nova fase e cada dia é uma nova descoberta.
- Publicidade -

Matérias relacionadas

Para volta às aulas, ministro pede que avaliação dos pais seja a principal

o Ministério da Educação (MEC) só pode contribuir com aconselhamentos e não tem poder decisão sobre prefeituras e governos estaduais

MEC define protocolo de segurança para volta às aulas

Cronograma das atividades deve ser orientado pelo governo local. Saiba mais! 

Novo secretário-executivo do MEC é do ES

A pasta estava sem secretário-executivo desde que Maria Helena Guimarães pediu exoneração e deixou o cargo em meados de maio. O economista Haroldo Corrêa Rocha...

Começa hoje período de rematrícula nas escolas públicas

Os alunos matriculados na rede pública estadual interessados em realizar rematrícula para o próximo ano ou solicitar transferência para outra escola, devem ficar atentos...

Pr. Oliveira é homenageado pelo Governo

Escola Viva em Cobilândia, Vila Velha (ES), recebeu nome do pastor Oliveira de Araújo. Para homenagear o Pastor Oliveira de Araújo, importante liderança religiosa para...

Inscrições abertas para cursos técnicos nesta sexta-feira

Começam nesta sexta-feira (02) as inscrições para as 1.104 novas vagas para cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, ofertados pela Secretaria de...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!