22 C
Vitória
segunda-feira, 30 novembro 2020

Estudantes da rede estadual poderão solicitar Carteira de Identidade nas escolas

Leia também

A única cidade no Brasil que não tem casos de covid-19

Com quase 1.200 habitantes, Cedro do Abaeté (MG) é a única cidade no país que não tem nenhum caso de covid-19. Saiba mais!

OMS: mais dados sobre vacinas são necessários

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom afirmou que vários países no mundo "conseguiram controlar a covid-19, e em comum entre eles, a testagem"

Parte dos pacotes com sementes contém praga inexistente

Outras 15 amostras continham gêneros que têm espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário

Mais de 12 mil estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino ainda não possuem documentos como Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Essa é uma realidade apontada por um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Para mudar esse quadro, o projeto Identidade Jovem, vai otimizar o processo de emissão de identidade dos estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, das 287 escolas públicas estaduais.

Atualmente, a rede pública estadual conta com 76.236 estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Sem um documento oficial com foto não é possível participar de provas e seleções como o Enem e o Sisu, e outras atividades, como os programas Intercâmbio Sedu, Nossa Bolsa, Jogos na Rede, entre outros.

Após um levantamento com objetivo de mapear, por escola, quantos estudantes ainda não possuem documentos de identidade. Foi identificado que boa parte dos estudantes ainda não confeccionaram o principal documento de identificação do país, a carteira de identidade. Por isso, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Polícia Civil Estadual, está lançando o projeto Identidade Jovem.

“Essa parceria é em favor dos nossos estudantes. Queremos que todos exerçam a cidadania neste e nos próximos anos. A carteira de identidade é essencial para que os jovens ingressem na universidade, participem de programas e conquistem uma vaga no mercado de trabalho”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Com o projeto, técnicos das 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs) vão atender as 287 escolas públicas estaduais de Ensino Médio, priorizando aquelas com maior número de alunos sem documentação.

De acordo com a chefe da Polícia Civil do ES, delegada Gracimeire Gaviorno, “não é tarefa simples a confecção da carteira de identidade. Para tornar o ser humano individualizado ele precisa ser classificado pelas digitais, que o caracteriza como indivíduo para a sociedade. Essa parceria é um passo importante, pois uma parcela significativa dessas pessoas, que não estão classificadas, estão dentro das escolas”.

Os técnicos da Sedu já passaram por um treinamento na sede da Polícia Civil, nesta semana, e após o curso retornarão para suas Superintendências para iniciar a semana de mobilização nas escolas.

O superintendente da Polícia Civil, delegado Danilo Bahiense ressaltou que “os servidores já foram capacitados para coletar as digitais. O trabalho técnico ficará por conta dos peritos da Polícia. Com a parceria vamos dar mais vazão para obtermos um trabalho constante nas unidades escolares, para que todos os jovens estejam individualizados o quanto antes”.

Durante a ação de mobilização nas escolas, os técnicos vão repassar para as escolas todas as informações necessárias, de forma que ela possa realizar com os estudantes e as famílias uma campanha de conscientização sobre a importância da emissão dos documentos pessoais para o exercício da cidadania. Além disso, vão planejar com a escola como será o processo de junção dos documentos pessoais dos estudantes e quando será realizado o processo de coleta das digitais nas escolas, previsto para ocorrer em junho.

Para que seja emitida a carteira de identidade os pais/estudantes devem providenciar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada); Uma foto 3×4 recente, com fundo branco e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone do pai e/ou responsável). É imprescindível a entrega da documentação para emissão da carteira de identidade. A documentação deverá ser entregue, na secretaria escolar, em um envelope, contendo nome completo do aluno, nome da escola, série do estudante e telefone para contato.

Os técnicos das regionais da Grande Vitória também serão responsáveis pela digitalização de todas as carteiras de identidade dos estudantes que serão emitidas nessa ação. Esse procedimento será realizado na sede da Polícia Civil, em Vitória. A emissão da 1ª via da carteira de identidade é um serviço gratuito em todo o território nacional.

Após a emissão, as carteiras de identidade serão encaminhadas para as regionais, aos cuidados dos técnicos, para serem entregues a todos os estudantes na própria escola. A previsão é que no mês de agosto os estudantes já estejam com a carteira de identidade em mãos.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Pastor Lucas prepara seu primeiro videoclipe infantil

Ainda em 2018, o público vai conferir um videoclipe infantil da música ‘Pintor do Mundo’ 'Pintor do Mundo' é o nome da canção que faz...

MK Music contrata cantora mirim

Sophia Vitória, de 9 anos, lançará single pela gravadora cristã em breve Intitulado “Preciosa Graça”, o novo single de Sophia Vitória tem previsão de lançamento...

Novo secretário-executivo do MEC é do ES

A pasta estava sem secretário-executivo desde que Maria Helena Guimarães pediu exoneração e deixou o cargo em meados de maio. O economista Haroldo Corrêa Rocha...

Gabriela Rocha lança três clipes

A cantora Gabriela Rocha lançou três novos clipes em seu canal no YouTube. As canções fazem parte do EP Céu. Gabriela Rocha acaba de divulgar...

Coral Kemuel é a novidade hoje no Jesus Vida Verão

Na estrada há 10 anos, grupo vai levar versatilidade e harmonia musical para a praia de Itapuã, em Vila Velha (ES). Coral Kemuel canta...

Começa hoje período de rematrícula nas escolas públicas

Os alunos matriculados na rede pública estadual interessados em realizar rematrícula para o próximo ano ou solicitar transferência para outra escola, devem ficar atentos...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!

Natal dos Ribeirinhos! Ajude as comunidades da Amazônia

Ação, que realizada pela Sociedade Bíblica do Brasil, faz parte da campanha Luz na Amazônia, que promove assistência integral às comunidades ribeirinhas. Saiba mais!