29.4 C
Vitória
terça-feira, 26 janeiro 2021

Estado Islâmico assume autoria de ataques terroristas contra igrejas do Egito

O Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque terrorista contra duas igrejas coptas no Egito, neste domingo (9). O número de mortos nos dois atentados já ultrapassou a marca de 30, além dos mais de 100 feridos. 

Além de uma bomba ter explodido em uma igreja copta em Tanta (Delta do Nilo), matando pelo menos 26 pessoas e ferindo mais de 50, um suicida matou pelo menos seis pessoas e feriu 66, ao se explodir em frente a uma igreja em Alexandria.

“Um grupo que pertence ao Estado islâmico realizou os dois ataques às igrejas nas cidades de Tanta e Alexandria”, disse a Amaq, agência de notícias do grupo terrorista. Na manhã deste domingo, a igreja copta estava celebrando o ‘Domingo de Ramos’.

Os atentados foram os últimos de uma série de ataques contra a minoria cristã do Egito, que representam cerca de 10% da população e têm sido alvo de investidas em série dos extremistas islâmicos.

TV da CBC mostrou imagens de dentro da igreja na cidade de Tanta, no delta do Nilo, onde um grande número de pessoas se reunia em torno de corpos, que pareciam inanimados e cobertos de papéis.

Atentados anteriores a igrejas coptas
Uma filial do Estado Islâmico também já havia reivindicado a responsabilidade por um atentado suicida em uma igreja no Cairo, em dezembro de 2016, que matou cerca de 30 pessoas, na maioria mulheres, além de uma série de assassinatos na península do Sinai, que levaram centenas de cristãos a fugirem para áreas mais seguras do país.

Os cristãos coptas também enfrentam ataques regulares de vizinhos muçulmanos, que queimam suas casas e igrejas em áreas rurais pobres, geralmente enfurecidos por causa de um romance inter-religioso ou pela construção de uma igreja.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

SOS Manaus! O Brasil se comove com o Amazonas

Além de empresas e artistas de todo o Brasil, igrejas evangélicas e instituições cristãs estão oferecendo apoio espiritual e ajuda material para Manaus (AM), que vive uma crise sanitária de covid-19. Saiba mais!

MS: Pastores vão ao MP para evitar fechamento de igrejas

Consideradas serviços essenciais durante a pandemia da covid-19, as igrejas podem funcionar com limitações e medidas de biossegurança em Mato Grosso do Sul. Saiba mais!

Mais brasileiros voltaram a igreja nos últimos meses

Pesquisa apontou que dobrou o número de brasileiros que voltaram aos cultos presenciais em igrejas do Brasil, nos últimos 3 meses. Saiba mais!

Igrejas suspendem cultos presenciais no Amazonas

O número de mortes no Amazonas chegou a 5.546. Estado sofre com hospitais e cemitérios lotados por conta de um novo surto da doença. Saiba mais!

Ataques contra cristãos se intensificam em Moçambique

O governo vai permitir investigação às violações de direitos humanos. Os cristãos são o principal alvo de ataques de grupos jihadistas em Moçambique. Saiba mais!

Fundeb: Câmara inclui escolas ligadas a igrejas e Sistema S

Atualmente, apenas instituições do ensino público recebem verba do Fundeb. Proposta, votada pela Câmara, segue agora para o Senado. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.