EUA: Estacionamentos de igreja viram moradia para pessoas sem-teto

Pastor Jonathan Doolittle, da Igreja Luterana de Clairemont, no estacionamento onde sua quer construir moradias populares. Foto: Andrew Bowen

Igrejas da Califórnia, EUA, estão oferecendo seus estacionamentos para construção de casas populares para pessoas que não têm condições de alugar uma casa

Igrejas evangélicas da Califórnia, nos EUA, estão oferecendo seus estacionamentos para a construção de moradias populares para ajudar pessoas que não tem onde morar. É o movimento YIGBY (Sim, no quintal de Deus), criado em conjunto com várias denominações.

“Jesus claramente nos diz para manter os olhos abertos para aqueles que precisam”, disse Jonathan Doolittle, pastor da Igreja Luterana de Clairemont que tem atuado nesta campanha.

A denominação, localizada em San Diego, já fazia parte de um projeto que oferecia abrigo para famílias por um tempo determinado, enquanto se recuperavam de alguma crise financeira.

O defensor da habitação Tom Theisen, advogado aposentado e ex-presidente da Força-Tarefa Regional para os Sem-Teto, tem atuado no projeto. E conseguiu identificar mais de mil propriedades de comunidades religiosas em mais de duas mil acres de terra.

Theisen disse que uma parte substancial dessa terra está disponível para habitação. “Se olharmos para isso da perspectiva de ‘como ajudamos as igrejas a ajudar os necessitados em sua comunidade e analisá-la em todo o país’, estamos falando de centenas de unidades habitacionais em potencial, possivelmente milhares”, afirmou.

Moradias 

A Igreja Episcopal de St. Paul, em Walnut Creek, pretende abrir seu complexo de moradias populares em dezembro ou janeiro. O empreendimento será chamado de “St, Pauls Commons, com45 apartamentos. Terá espaços comunitários operados pela igreja e um espaço físico para atender pessoas sem-teto.

“Essa é apenas uma parte de como vivemos nossa fé. Esperamos ser um modelo para outras comunidades religiosas que possam ver suas propriedades de uma maneira diferente”, disse o pastor Krista Fregoso.

*Com informações de Religion News Service 


leia mais

Desabrigados terão casas construídas por Igreja nos EUA
Jovem pastor constrói casas para membros de sua igreja
A Igreja que acolhe