back to top
20.9 C
Vitória
quinta-feira, 30 maio 2024

Estabelecendo propósitos

Cremos que vivemos um excelente momento para colocarmos propósitos bem definidos para as nossas vidas, em todas as áreas

Pr. Doronézio Pedro de Andrade

O Apóstolo Paulo assim se expressou: “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Na visão desse homem de Deus, a vida não podia ver vívida sem a presença dos propósitos, pois eles lhe davam direção segura, conduzindo-o sempre para frente, ou seja, evitando que ele ficasse girando em torno do presente ou preso ao passado.

A vida sem propósitos assemelha-se a um carro sem combustível. Cremos que vivemos um excelente momento para colocarmos propósitos bem definidos para as nossas vidas, em todas as áreas. Sugerimos alguns princípios para o estabelecimento dos propósitos:

1 – APRENDA A DIZER NÃO – Indiscutivelmente, uma das grandes dificuldades que vivemos é dizer não. Precisamos viver dentro dos nossos limites. Digamos não a tudo aquilo que nos prejudica. Jamais prometamos mais do que podemos cumprir; falemos não para uma vida longe dos padrões de Deus; vivamos dentro do nosso orçamento, evitando compromissos desnecessários, enfim, dizer não é um modo sadio de viver bem.

- Continua após a publicidade -

2 – VIVA SEM MÁSCARAS – É muito comum tentarmos viver das aparências. Geralmente, evitamos mostrar o nosso interior, e isso acontece por algumas razoes, tais como: medo de não sermos compreendidos, implicando rejeição; experiências amargas do passado; comodismo na vida que levamos, pois já sabemos nos locomover sem maiores complicações. Humildemente, vivamos o que somos interiormente, marcando os outros com todo o nosso amor, coragem e visão de vida. Reflitamos seriamente que não teremos outra vida na Terra. Essa é única. Sejamos autênticos.

3 – VIVA COM FÉ – A Bíblia define a fé da seguinte maneira: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”. Atente para a palavra FUNDAMENTO. Ela implica alicerce seguro, ou seja, é preciso deixar de viver pelas coisas efêmeras. Alcançar tudo aquilo que deseja o coração é fruto da determinação de caminhar como se víssemos o invisível. Sermos mais do que vitoriosos em Cristo Jesus depende de uma vida de fé.

4 – DEPENDA DA GRAÇA DE DEUS – O Senhor sempre nos agracia com favores que não merecíamos. Podemos afirmar como o profeta Jeremias: “As misericórdias divinas se renovam a cada manhã nas nossas vidas, sendo elas as causas de não sermos consumidos”. A cada manhã, peçamos ao Senhor que nos dirija completamente, dando-nos sabedoria em tudo, pois não temos outro Deus em quem possamos confiar. Jamais coloquemos nossa esperança em qualquer outra razão fora do Senhor dos exércitos, por ser Ele o nosso refúgio e fortaleza.

5 – VIVA POSITIVAMENTE – Pense nas afirmativas bíblicas: “Tudo quanto te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças. Fazei tudo de coração”. Envolva-se completamente em tudo o que fizer, dando o melhor, sem jamais recuar diante dos desafios. Lembre-se de que sempre devemos marchar na força do Senhor. Jesus disse que, sem Ele, nada podemos fazer. O poder que norteia nossas vidas virá única e exclusivamente dos céus.
Estabeleça propósitos bem definidos para sua vida, sendo firme determinado. Planeje, execute e avalie toda a sua caminhada à luz a Palavra do Senhor.

Pr. Doronézio Pedro de Andrade é Pastor da Primeira Igreja Batista de Vitória

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas