19.4 C
Vitória
sábado, 2 julho 2022

Estabeleça bases firmes para a sua família

Mais Artigos

Por Marcelo Aguiar

Quando José estava no Egito, teve a oportunidade de constituir a sua família. A Bíblia relata: “Antes que viesse o ano da fome, nasceram a José dois filhos, que lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer todo o meu trabalho, e toda a casa de meu pai. Ao segundo, chamou Efraim, porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição” (Gn 41.50-52).

O lar que José formou foi uma bênção. Ele lhe trouxe muita alegria e realização. Isso aconteceu porque José estabeleceu bases firmes para a sua casa. Eu e você podemos fazer o mesmo. Eis o que José nos ensina:

1) Nunca deixe de confiar em Deus. Mesmo tendo passado por várias adversidades, José nunca duvidou do amor do Senhor. Ele chegou a dizer aos seus irmãos: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem” (Gn 50.20). Famílias vencedoras se firmam sobre a fé.
2) Perdoe as ofensas da sua família de origem. José superou aquilo que havia acontecido na casa de seu pai, e isso tornou possível que ele fosse feliz em sua própria casa. A Bíblia diz que ele perdoou seus irmãos: que “ele os consolou e lhes falou ao coração” (Gn 50.21). Deixe o passado para trás!
3) Continue acreditando nos seus sonhos. Quando José era um menino assustado, órfão de mãe e perseguido por seus irmãos, Deus o confortou através de sonhos (Gn 37.5-11). Por algum tempo, parecia que eles não iriam se realizar. Mas José nunca deixou de acreditar. Mais tarde ele interpretou os sonhos dos prisioneiros e também os sonhos do Faraó. Assim sua história teve uma bela reviravolta. Que sonhos Deus lhe deu com relação à sua família?
4) Respeite a sua família e a família dos outros. Quando a mulher de Potifar tentou seduzi-lo, José respondeu: “Como posso eu cometer esse grande mal e pecar contra Deus?” (Gn 39.9). Quem adultera peca contra o seu lar e contra o lar do seu próximo. Davi cometeu esse erro, e as consequências foram desastrosas. Mas José agiu diferente, e devemos imitar seu exemplo.
5) Deixe um legado para a sua família. No Egito, José se tornou um homem rico, importante e famoso. Mas a maior herança que ele deixou para os seus descendentes foi a fé em Deus. No final de sua vida, “disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra para a terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó” (Gn 50.24). O grande sonhador ensinou as novas gerações a sonhar! Você tem feito o mesmo?

Vá agora e aja como José. Estabeleça bases firmes para a sua família. Desse modo, você desfrutará de muitas alegrias em seu lar. E mesmo que venham tempestades sobre a sua casa, ela permanecerá firme, porque estará sobre a rocha!

Marcelo Aguiar é pastor da igreja batista em Mata da Praia

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Entrevistas