26.6 C
Vitória
segunda-feira, 6 dezembro 2021

Esporte e superação: mulheres dão exemplo de vida!

Conheça histórias de mulheres que participaram do Desafio Superação – prova de corrida, caminhada e ciclismo – no último domingo, 17, e mostraram através do esporte um exemplo de vida

Por Priscilla Cerqueira 

Falou em desafio elas mostram que superam, mesmo com dificuldades! E esse foi o objetivo do Desafio Superação, que aconteceu no último domingo, 17, várias cidades do país. Desenvolvido pelo projeto Missão Mulher, da Igreja Adventista na região sudeste, ação estimula a prática de exercícios físicos, e trabalha a prevenção ao câncer de mama, em alusão à campanha outubro rosa.

Um grupo de 2,2 mil pessoas participaram do desafio em diversas partes do Brasil. Para muitas, uma chegada mais que especial. Giselli Belinassi completou a prova e cruzou a linha de chegada com seu filho Giovanni, 13 anos. Ele tem paralisia cerebral e foi levado pela mãe durante todo o percurso de 6km. Eles deram um belo exemplo de superação na praia do Recreio, no Rio de Janeiro.

A jovem Heloísa Hara fez o seu trecho de corrida sozinha, em São Luiz, Maranhão. Em sua rede social ela contou que em pouco mais de um ano praticando exercícios físicos emagreceu 10kg, ganhou em condicionamento físico e qualidade de vida.

“Cada corrida é única. Cada quilômetro é uma vitória. A corrida é meu compromisso diário de cuidado, saúde e bem-estar”, escreveu.

“Mais pessoas comprometidas a cuidarem de sua saúde, estimularem a conscientização em sua comunidade e contribuírem com pessoas que lutam com o câncer através da solidariedade”, disse a organizadora do projeto, a diretora do Ministério da Mulher da Igreja Adventista para os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, Ester Leal.

Exemplos que ficam…superação

Alessandra
Alessandra Monteiro foi curada do câncer de mama. Foto: Divulgação

Em 2018, Alessandra Monteiro descobriu um câncer de mama. Casada há mais de 30 anos e mãe de dois filhos, ela se viu em completo desespero.

“Ninguém está preparado para a notícia de estar com um câncer. É sempre um golpe muito forte. Aquele laudo parecia um soco no meu estômago. Estava dirigindo e chorei tanto que precisei parar o carro para me acalmar, isso levou uma hora”, relembra.

Alessandra mudou radicalmente a sua alimentação, deixou de lado os alimentos de origem animal e passou a consumir muitas frutas, legumes e verduras. Além disso, passou a se exercitar todos os dias. Ela passou por uma quadrantectomia, onde retirou 1/4 da mama.

Cerca de 13 meses depois da cirurgia e com o diagnóstico de cura, ela participou da primeira edição do Desafio Superação. “Ali eu pude sentir o apoio de pessoas que não tiveram nenhuma doença como eu, mas este apoio me emocionou muito”, afirma Alessandra, que mantém consultas trimestrais e medicação oral diária.

Saiba mais sobre o Missão mulher

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se