24.4 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril 2024

Espírito Santo se une na missão de compartilhar o bem

O Espírito Santo tem sido tomado por uma onda de bons hábitos com o objetivo de resgatar a cidadania e valores que vêm sendo perdidos ao longo do tempo. É que desde segunda-feira (13/06) o Governo do Estado tem convidado a sociedade capixaba a ajudar ao próximo.  Essa é uma das alternativas para reduzir a violência e criar uma nova política de inserção social.

A campanha tem um viés parecido com tudo o que muitas igrejas já realizam fundamentadas nos atos de bondade e misericórdia de Jesus descritos na Bíblia. Usando a hashtag #CompartilheoBem, o governo quer que as pessoas mostrem aquilo que estão fazendo em favor do bem social e do próximo.

Com um vídeo mostrando pessoas nas ruas de Vitória que praticaram boas ações e cidadania sem saber que estavam sendo filmadas, o governador Paulo Hartung apresentou a campanha na segunda-feira, acompanhado do secretário da Segurança Pública, André Garcia; da secretária de Ações Estratégicas, Gabriela Macedo Lacerda; da superintendente de Comunicação Social, Andréia Lopes; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento; da chefe de Polícia Civil, delegada Gracimeri Gaviorno; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo D’Isep Costa; além de outras autoridades, representantes da sociedade civil organizada e imprensa.

Hartung disse que a campanha tem como objetivo mobilizar os capixabas e resgatar valores de cidadania para o bom convívio da sociedade. “A violência é constitutiva do ser humano. O que permite promulgarmos a cultura da paz são as leis, as instituições, a família e o acesso à educação. A ação das nossas polícias é fundamental. Nossas instituições policiais trabalham com planejamento, gestão intensiva, avaliando todos os indicadores do Estado e ações estratégicas de combate à criminalidade. Esse planejamento é importante, mas não suficiente. O diferencial está dentro de casa com a criação dos filhos e ensinamento do limite. Precisamos de apoio da sociedade e, principalmente, o fortalecimento dos valores familiares”, salientou Hartung.

- Continua após a publicidade -

André Garcia, secretário da Segurança Pública, falou sobre como o comprometimento de todos é importante para continuar avançando e fechar 2016 como o sétimo ano consecutivo de redução dos indicadores criminais. “Do dia 1º de janeiro até 12 de junho deste ano, o Espírito Santo registrou uma redução de 21% nos homicídios, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Esta queda é fruto de muito planejamento por parte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social; integração entre as polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros; e comprometimento por parte de todos os policiais que, diuturnamente, atuam nas ruas para garantir a proteção dos capixabas”, destacou.

Os homicídios de mulheres também estão em queda, com 34% de redução em comparação ao mesmo período de 2015. Para intensificar as ações de proteção às mulheres, a Sesp criou a Gerência de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência; a Polícia Militar ampliou as atividades da Patrulha da Família; e a Polícia Civil deu início ao projeto Homem que é Homem.

Além da ação policial, o Governo do Estado tem atuado na criação de oportunidades, com o programa Ocupação Social, voltado para comunidades carentes e focado no público jovem.

Como principais metas, o projeto visa aumentar a renda desse público e garantir oportunidades a quem mais precisa, além de reduzir o abandono escolar. As atividades são desenvolvidas pelo poder público em parceria com empresários, igrejas, instituições sociais e outras entidades representativas. Além disso, os moradores das comunidades são envolvidos durante todo o processo.

 “O Ocupação Social chega aos bairros com maior concentração histórica de homicídios com três objetivos principais e um grande desafio. Nós queremos reduzir homicídios de jovens, diminuir a evasão escolar e ampliar o número de jovens estudando e/ou trabalhando. E queremos alcançar essas metas com o envolvimento direto dessas comunidades. Nós estamos em 25 bairros e em todos eles conseguimos organizar o envolvimento dessas lideranças na construção uma rede de solidariedade dentro desses bairros. Essa rede, além de nos ajudar a promover as ações do programa, é peça fundamental na aprovação e na implantação das atividades que serão oferecidas. Sem a participação direta deles, nada é possível. E tudo se consegue com um movimento de união, de todos entendendo que segurança pública é um tema que extrapola a polícia. Ela envolve toda a sociedade”, diz a secretária de Estado de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda.

A revista Comunhão apoia a campanha #CompartilheoBem e vem conclamar a igrejas e pastores que contem o que estão realizando em prol do bem da sociedade através das nossas redes sociais e todos os canais de interlocução com os leitores para compartilharmos em nosso site e revista.

Compartilhe o Bem
Entre em contato com a nossa redação através das nossas redes sociais (FacebookInstagram e Twitter), pelo WhatsApp (27) 98147-2222 ou pelo e-mail [email protected]Queremos contar como você está compartilhando o bem ao seu redor. 

 

Veja o vídeo da campanha.

Os bastidores da campanha.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -