24 C
Vitória
quarta-feira, 21 abril 2021

Espere o melhor e se prepare para o pior

Mais Artigos

resiliente

Tanto na vida quanto no esporte existem muitas variáveis que não dominamos e que podem mudar o ritmo ou curso da nossa história, caso estejamos despreparados

Por Lulinha Tavares

Essa é uma valiosa lição tanto pra vida quanto para o esporte. A antiga lição da vovó que instruía o neto a levar um guarda-chuva na bolsa, pois, poderia chover, é um bom exemplo disso.

Ou aquela sábia recomendação para a pessoa sempre guardar uma provisão para uma possível adversidade, que até as formigas aprenderam – Provérbios 6:6-7 – e ensinam aos preguiçosos.

Nas aeronaves os avisos são sempre os mesmos, independentemente se os passageiros são frequentes ou não. Alerta-se para que, em caso de despressurização, como se deve utilizar as máscaras – também em caso de pouso na água, como manusear a porta de emergência e também como utilizar o assento, que é flutuante.

O Japão faz uso desse princípio ao instalar sirenes que avisam em caso de tsunamis ou terremotos, e as pessoas já sabem o que fazer e para onde ir quando esses episódios acontecerem.

Os prédios possuem suas bases flexíveis para resistirem aos efeitos dos terremotos e também muitos dos novos prédios construíram as escadas de emergência pelo lado de fora.

A questão nesses casos não é se, é quando. Portanto, o dia mal vem – a adversidade vem. Devemos considerar tanto um quanto o outro: “No dia da prosperidade, goza do bem; mas, no dia da adversidade, considera em que Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.” ‭‭Eclesiastes‬ ‭7:14‬ ‭ARA‬‬

Tanto na vida quanto no esporte existem muitas variáveis que não dominamos e que podem mudar o ritmo ou curso da nossa história, caso estejamos despreparados. A questão é: estamos preparados para o pior?

Segue algumas dicas bem simples:

1- Tenha minimamente um plano de vida e de carreira. Aonde você quer chegar, quando, como e porquê.

2-Que tal esperar menos das pessoas e se preparar para os revezes que as relações podem ter.

3-Tenha sempre um plano B, ou seja, e se, ou: e quando?

4- Já verificou se tem uma vela e uma caixa de fósforo em sua casa? E quando faltar energia elétrica?

5- Você tem as suas senhas de conta ou de telefone guardadas?

6- Você que trabalha com o seu telefone, tem um power bank ou um carregador reserva?

7- Você tem as informações do seu telefone ou computador salvas na nuvem? Se o seu telefone ou computador for roubado ou cair na água, você perde todas as suas informações?

8- Você que tem carro já olhou se o step está realmente no lugar e se ele está calibrado para a hora que você precisar dele?

9- Se furar um pneu na estrada você sabe trocar?

10- Você tem algum tipo de reserva financeira pensando a longo prazo.
Você sabia que guardando pelo menos R$ 100,00 mensais você pode ter mais de R$ 30 mil em 20 anos?

11- Lembre-se construir relações sólidas, pois são elas que, nas tempestades da vida estarão ao seu lado.

12- Seja uma pessoa boa e benigna, pois, como diz as escrituras:

“Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.”
‭‭Salmos‬ ‭37:23-24‬ ‭ARC‬‬

Lulinha Tavares é coach esportivo, formado em Educação Física, MBA-FGV/FIFA/CIES, especialista em Psicologia do Esporte, empresário, pastor e líder da Igreja Batista da Graça em Queimados (RJ)

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Entrevistas