25.5 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Esperança para os cristãos na Ásia Central

Foto: Reprodução

Instituição missionária organiza campanha para entrega de bíblias no idioma dos que sofrem perseguição religiosa

 

A Missão Portas Abertas está com a campanha Presentes de Esperança, que visa enviar aos cristãos perseguidos da Ásia Central bíblias no idioma deles. Para participar, basta acessar o site portasabertas.org.br/doe/campanhas/presentes-2021-biblias.

Os países dessa região foram criados como repúblicas no início dos anos da União Soviética pelo regime de Joseph Stalin. A região é formada por nações que fazem parte da Lista Mundial da Perseguição 2021, como Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Tajiquistão e Quirguistão (este último está na Lista de Países em Observação).

No Quirguistão, os cristãos nativos ex-muçulmanos suportam o peso da perseguição. Alguns são trancados por longos períodos por suas famílias e agredidos. Professores islâmicos pregam contra eles e podem fazê-los ser expulsos de suas comunidades.

Já no Cazaquistão, a pressão é alta para os cristãos em geral, mas os cristãos cazaques de origem muçulmana são os que enfrentam a pior perseguição, tanto nas mãos do Estado quanto da família, amigos e comunidade.

- Continua após a publicidade -
Esperança para os cristãos na Ásia Central
Foto: Reprodução

No Tajiquistão, a identidade étnica tajique está diretamente ligada ao islã. Lá o governo pressiona fortemente todos os grupos religiosos que não fazem parte da religião oficial do país. Além disso, todas as atividades religiosas devem ser aprovadas pelo governo, e é comum que igrejas cristãs sejam invadidas pelas autoridades.

No Turcomenistão, além da impressão ou importação de materiais cristãos ser restrita, a perseguição aos cristãos acontece por parte das autoridades e da sociedade. O governo impõe muitas restrições à vida da igreja.
Não são permitidas atividades religiosas além de instituições estatais e controladas pelo Estado no Uzbequistão.

Lá os cristãos membros de igrejas não registradas são vistos como ameaça ao governo. Os cultos podem ser invadidos, e os cristãos podem ser multados e até presos. As atividades religiosas não registradas são consideradas ilegais.

Bíblias na Ásia Central
Em quase todos esses países as atividades de cunho religioso são proibidas. A Bíblia e outros materiais cristãos podem ser usados apenas por associações religiosas. Qualquer pessoa que distribuir material cristão é detida, agredida e multada.

Além de todas essas dificuldades para os cristãos viverem a fé na Ásia Central, todo o material que é liberado pelo Estado para compartilhar o evangelho deve ser em russo. Muitas vezes, a falta de recursos no idioma local, que é o mais falado pelos mais velhos na região, é o que mais dificulta o crescimento da igreja de cristã.

Com informações Missão Portas Abertas

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -