29.1 C
Vitória
quarta-feira, 28 outubro 2020

Esperança e cura para viúva nigeriana

Leia também

Emprego na construção volta a crescer, revela CNI

No mês passado, o nível da atividade da construção apresentou alta pelo segundo mês consecutivo, alcançando 51,2 pontos

Drones para fiscalização de crimes eleitorais

Os drones possuem câmeras com mecanismo de aproximação para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos

Comunicações suspeitas ao Coaf aumentaram 40%, diz Febraban

Segundo presidente da Febraban, houve um crescimento "exponencial" de fraudes bancárias e tentativas de desvios de verbas públicas

Conheça história de uma viúva cristã nigeriana que, após perder o marido, teve a vila invadida e atacada por militantes islâmicos. “Deus tem sido meu tudo”, declarou

Na Nigéria, o nome de Rikiya vem do profeta bíblico Jeremias e significa “exaltado pelo Senhor”. Mas, às vezes, essa bênção tem sido difícil de reconhecer. Quando Rikiya tinha dois anos, a mãe morreu, deixando-a órfã. A avó fez o melhor para criá-la. Mas ao chegar a certa idade, casou-se. Durante os primeiros nove anos de casada, ela e o marido tiveram três filhos.. Mas no nono ano, o marido adoeceu e, em pouco tempo, morreu. Ela ficou viúva.

Um mês após o marido falecer, enquanto Rikiya ainda estava de luto, um vizinho entrou em sua casa. “Casas estão sendo incendiadas na vila vizinha”, ele gritou. Apesar de já estar deitada com os filhos, ao ouvir a notícia, pulou, correu para fora e viu a vila vizinha em chamas. Ela sabia que não tinha muito tempo. Os agressores chegariam rápido. Ela correu de volta para dentro, reuniu as crianças e começaram a correr. Cruzaram o terreno rochoso perto da casa, passando as árvores, plantas e a mata.
“O fogo queimou Guyaku e a delegacia de polícia de Tela Bala. Então corremos para a escola primária. Entramos e nos escondemos. Tiros continuavam passando sobre nossas cabeças”, disse Rikiya. Tarde da noite, ela e os filhos foram para outra cidade e encontraram abrigo. “De lá, fomos para Gombi e continuamos para Yola”, disse. A família ficou lá por dois meses antes de ser seguro voltar. Ela perdeu tudo. “Quando voltei, não foi fácil. Eu era uma viúva com três filhos”, disse apertando os olhos para conter as lágrimas.

“Eu estava muito traumatizada. Meu marido tinha partido e o Boko Haram capturado nossa vila. Não tínhamos nada exceto a roupa do corpo.” Ela encontrou alguns pedaços de metal ondulado queimado em meio aos escombros e fez um pequeno abrigo. “Mas vocês vieram me resgatar. No aconselhamento pós-trauma, descobri que meu trauma era como uma ferida que precisava ser curada. A cicatriz sempre estaria lá, mas a ferida ficaria melhor”, disse.

Ajuda financeira

A Portas Abertas também ofereceu um microcrédito para ajudar Rikiya a comprar duas cabras. Cada cabra produz duas crias por estação. Todas as vezes que precisa de ajuda, vende uma das cabras. Às vezes, é para a mensalidade da escola das crianças, outras vezes é para comida, plantação ou roupas. “Vocês são aqueles que trouxeram a esperança e cura de volta para mim. Desde então, Deus tem sido meu pai, meu marido, meu tudo. Tudo isso tem me levado o mais perto de Deus que já estive”, disse.

“Honestamente, se não fosse pelo empréstimo que recebi para comprar essas cabras, não saberia o que fazer. Eu estou curada do meu trauma e sempre direi às pessoas que vocês foram parte disso. Obrigada”, disse Rikiya.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Quando Deus é a fonte do equilíbrio em campo e da força emocional

Sucesso na Liga dos Campeões da Europa, o goleiro Keylor Navas, 33 anos, dirige estudos bíblicos com um grupo de 10 pessoas em Paris.

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

Fé dos pais e as práticas religiosas dos adolescentes

Pesquisa americana revela dados sobre a crença dos adolescentes e como a fé dos pais influencia suas práticas religiosas. Saiba mais!

Herança cultural e histórica cristã no Iraque

Novos selos no Iraque apresentam imagens de igrejas cristãs. Confira!

Paulo Oliveira: Toda crise é boa para quem é pequeno

Como será de agora em diante para a economia, a política e a educação? E onde a Igreja entra nisso? Confira a entrevista com Paulo Oliveira, presidente do Instituto Renovo

Um ato de coragem que custou a vida!

Líder de uma igreja no Reino Unido, John Rees, 88 anos, foi esfaqueado no rosto e espancado até a morte depois de tentar impedir o ataque a uma enfermeira. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25