23.3 C
Vitória
domingo, 25 outubro 2020

Especialista explica cenário de tratamentos e vacinas contra Covid-19

Leia também

Pesquisa! Desigualdade nas refeições básicas

O Sudão do Sul está mais uma vez no topo da lista, com ingredientes básicos custando 186% da renda diária de uma pessoa

Covid-19: Anticorpos duram sete meses no organismo

Estudo com 6 mil pessoas mostrou que os infectados pela covid-19 geram uma reação imunológica adequada. Saiba mais!

Investimento Direto no País soma US$ 1,597 bi em setembro, diz BC

No acumulado dos 12 meses até setembro deste ano, o saldo de investimento estrangeiro ficou em US$ 50,026 bilhões

O que se pode esperar em termos de futuro quanto a respostas definitivas para a pandemia, o que envolve, também, a apresentação de vacinas?

As discussões sobre a Covid-19 se estendem em todo o mundo, especialmente direcionadas, neste momento, a tratamentos e vacinas. O fato de a doença ser viral e nova tem desafiado a área médica a encontrar soluções e saídas rápidas.

E tudo isso enquanto há registros oficiais de 3,5 milhões de casos em todo o mundo e mais de 250 mil mortes atribuídas à enfermidade. Mas a realidade é que o processo em busca de tratamentos definitivos e vacinas promissoras parece não ser tão veloz como se deseja.

Alguns alguns médicos falam em mais de 460 ensaios clínicos de tratamentos contra o coronavírus em todo o mundo. Para entender melhor este cenário, a Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN) conversou com o médico Haroldo Rojas, diretor do Departamento de Infectologia do Sanatório Adventista del Plata, localizado em Entre Ríos, Argentina.

O que temos hoje de mais seguro e confiável em termos de tratamento para Covid-19?

Hoje sabemos, mais do que nunca, que esse vírus está nos mostrando que é mais complexo do que parecia inicialmente. Desde sua patogênese (forma como organismo reage a elementos nocivos), o espectro clínico e de tratamento. Até o momento, não há tratamento farmacológico que tenha demonstrado alta eficácia. Existem muitos relatórios discordantes de cada um dos novos ensaios sendo conduzidos com a nova bala mágica aparecendo como candidatos promissores. De acordo com um relatório publicado no Jama (Journal of American Medical Association), em 13 de abril de 2020, nenhum tratamento farmacológico provou ser eficaz. Cada país oferece suas recomendações terapêuticas ao paciente infectado com Covid-19. No entanto, os pacientes devem assinar um consentimento informando de que concordam em receber os medicamentos off label (quando um medicamento é usado com indicação diferente da bula). Portanto, como profissionais da área médica, devemos estar dispostos a aceitar, também, estratégias não farmacológicas que estimulem nosso sistema imunológico. Desde uma dieta baseada em vegetais, por meio de tratamentos de hidroterapia e um bom descanso, que fazem parte dos oito remédios naturais, dados por Deus. Usá-los agora é uma ótima oportunidade em um momento de pandemia estejamos ou não infectados.

Na sua avaliação, qual é o cenário real em termos de vacinas?

O surgimento de uma vacina eficaz contra o coronavírus, de acordo com o relatório de vários pesquisadores, provavelmente não aparecerá até o final de 2020 e o início de 2021. Novamente, existem ensaios e títulos de jornais promissores sobre o assunto. Mas, como diz o conhecido ditado: “entre dizer e fazer, há um longo caminho”.

Qual seu conhecimento sobre possibilidades de pandemias como esta se tornarem mais comuns nos próximos anos, inclusive a possibilidade de pessoas voltarem a ser infectadas com o mesmo tipo de vírus uma vez tendo contraído a doença?

A possibilidade de que pandemias como a do coronavírus Sars-Cov2 e pestilências similares sejam mais frequentes e globais nos próximos anos é real. Estes males não são produzidos em laboratórios, nem por pessoas mal-intencionadas que querem lucrar com as custas de milhares de vidas. Eles são a consequência de desobediência aos mandamentos de Deus em relação à reforma da saúde em relação ao cuidado de nosso corpo e do meio ambiente por não cuidarmos de nosso planeta como deveríamos. A possibilidade de recidiva com a mesma doença devido à falta de persistência de anticorpos protetores ao longo do tempo torna esse cenário de pandemia ainda mais difícil. Na Coréia do Sul, existem centenas de casos confirmados que ocorreram com o Covid-19. Portanto, diante deste futuro incerto, creio que é uma boa oportunidade buscar a Deus com um coração humilde e contrito para se arrepender de nossos pecados conscientes, ter humildade em aceitar suas diretrizes e coragem para poder cumpri-las.

*Extraído de Notícias Adventistas, e adaptado por Comunhão

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Cafeteria missionária: Tomando café e fazendo o bem

Conheça a Cafeteria missionária que emprega ex-viciados e moradores em situação de rua, nos EUA. Saiba mais!

Dons espirituais para a Igreja

Dádivas de Deus, os dons espirituais são manifestados no meio do Corpo de Cristo para a edificação da Igreja do Senhor no mundo

Peso Bíblico do período do Primeiro Templo

Arqueólogos israelenses encontraram uma moeda do Primeiro Templo, que era usada para trocar por sacrifícios, alimentos e oferta. Saiba mais!

Rapper Biorki e DJ Gio Marx: “Boombap Session – Gratitude”

A faixa traz uma reflexão sobre a importância das coisas simples da vida. Confira a canção!

Lenda da indústria da música, Mariah Carey e o despertar da fé

Em seu livro "The Meaning of Mariah Carey" (O significado de Mariah Carey), a cantora pop , Mariah Carey, disse que depois de encontrar o Espírito Santo durante sua juventude, sua fé em Deus foi despertada. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Discos de platina e platina triplo para Davi Sacer

om milhões de plays, o cantor e compositor recebe premiações durante a gravação do seu novo projeto no Rio de Janeiro (RJ)

Sucesso no Brasil, Deezer gospel celebra quatro anos

Lives com artistas acontecem durante o mês como parte da comemoração de aniversário. Saiba mais!