18.6 C
Vitória
segunda-feira, 1 junho, 2020

Especialista explica cenário de tratamentos e vacinas contra Covid-19

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Após Crivella liberar, Justiça do Rio proíbe cultos religiosos por coronavírus

Foi determinado que a Prefeitura do Rio também terá que fiscalizar de forma efetiva o cumprimento das medidas de isolamento social.

Esperança na Síria: Plantando bondade em meio a muçulmanos

Como aulas de reforço com equipe do Centro de Esperança mudaram o comportamento de crianças atendidas em escola na vila de Al Bassa, na Síria

Quem era George Floyd, que foi morto por um policial nos EUA?

O homem negro que foi morto por um policial nos EUA, George Floyd ajudou pastores a evangelizar e discipular uma comunidade carente no Texas, marcada pela violência entre gangues

São Paulo ultrapassa os 100 mil casos de coronavírus

Estado também contabilizou 295 mortes por Covid-19 em um dia, chegando ao total de 7.275 óbitos confirmados. Número de casos em 24h foi o segundo maior desde o início da pandemia

O que se pode esperar em termos de futuro quanto a respostas definitivas para a pandemia, o que envolve, também, a apresentação de vacinas?

As discussões sobre a Covid-19 se estendem em todo o mundo, especialmente direcionadas, neste momento, a tratamentos e vacinas. O fato de a doença ser viral e nova tem desafiado a área médica a encontrar soluções e saídas rápidas.

E tudo isso enquanto há registros oficiais de 3,5 milhões de casos em todo o mundo e mais de 250 mil mortes atribuídas à enfermidade. Mas a realidade é que o processo em busca de tratamentos definitivos e vacinas promissoras parece não ser tão veloz como se deseja.

Alguns alguns médicos falam em mais de 460 ensaios clínicos de tratamentos contra o coronavírus em todo o mundo. Para entender melhor este cenário, a Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN) conversou com o médico Haroldo Rojas, diretor do Departamento de Infectologia do Sanatório Adventista del Plata, localizado em Entre Ríos, Argentina.

O que temos hoje de mais seguro e confiável em termos de tratamento para Covid-19?

Hoje sabemos, mais do que nunca, que esse vírus está nos mostrando que é mais complexo do que parecia inicialmente. Desde sua patogênese (forma como organismo reage a elementos nocivos), o espectro clínico e de tratamento. Até o momento, não há tratamento farmacológico que tenha demonstrado alta eficácia. Existem muitos relatórios discordantes de cada um dos novos ensaios sendo conduzidos com a nova bala mágica aparecendo como candidatos promissores. De acordo com um relatório publicado no Jama (Journal of American Medical Association), em 13 de abril de 2020, nenhum tratamento farmacológico provou ser eficaz. Cada país oferece suas recomendações terapêuticas ao paciente infectado com Covid-19. No entanto, os pacientes devem assinar um consentimento informando de que concordam em receber os medicamentos off label (quando um medicamento é usado com indicação diferente da bula). Portanto, como profissionais da área médica, devemos estar dispostos a aceitar, também, estratégias não farmacológicas que estimulem nosso sistema imunológico. Desde uma dieta baseada em vegetais, por meio de tratamentos de hidroterapia e um bom descanso, que fazem parte dos oito remédios naturais, dados por Deus. Usá-los agora é uma ótima oportunidade em um momento de pandemia estejamos ou não infectados.

Na sua avaliação, qual é o cenário real em termos de vacinas?

O surgimento de uma vacina eficaz contra o coronavírus, de acordo com o relatório de vários pesquisadores, provavelmente não aparecerá até o final de 2020 e o início de 2021. Novamente, existem ensaios e títulos de jornais promissores sobre o assunto. Mas, como diz o conhecido ditado: “entre dizer e fazer, há um longo caminho”.

Qual seu conhecimento sobre possibilidades de pandemias como esta se tornarem mais comuns nos próximos anos, inclusive a possibilidade de pessoas voltarem a ser infectadas com o mesmo tipo de vírus uma vez tendo contraído a doença?

A possibilidade de que pandemias como a do coronavírus Sars-Cov2 e pestilências similares sejam mais frequentes e globais nos próximos anos é real. Estes males não são produzidos em laboratórios, nem por pessoas mal-intencionadas que querem lucrar com as custas de milhares de vidas. Eles são a consequência de desobediência aos mandamentos de Deus em relação à reforma da saúde em relação ao cuidado de nosso corpo e do meio ambiente por não cuidarmos de nosso planeta como deveríamos. A possibilidade de recidiva com a mesma doença devido à falta de persistência de anticorpos protetores ao longo do tempo torna esse cenário de pandemia ainda mais difícil. Na Coréia do Sul, existem centenas de casos confirmados que ocorreram com o Covid-19. Portanto, diante deste futuro incerto, creio que é uma boa oportunidade buscar a Deus com um coração humilde e contrito para se arrepender de nossos pecados conscientes, ter humildade em aceitar suas diretrizes e coragem para poder cumpri-las.

*Extraído de Notícias Adventistas, e adaptado por Comunhão

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Vila Mix em Casa Gospel acontece neste sábado (30)

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Animações para explicar crenças bíblicas em série

Série Princípios são divididos em 12 episódios que tiram dúvidas de temas bíblicos e também exploram temas contemporâneos, como o aborto.

“Aventuras em Galápagos”: desbravando a criação

A diversidade de recursos naturais das ilhas foi cenário para a produção, que faz parte de um projeto pedagógico da Educação Adventista

Em breve, um documentário sobre a Igreja Perseguida

Série conta com 12 episódios em que cristãos perseguidos contam suas histórias e como enfrentam a perseguição

Em reflexão, Hillsong United grava vídeo com integrantes em quarentena

"Tendo colocado a letra e a melodia para combinar com qualquer humor ou ocasião, a mensagem dessa música é perfeita para todos nós agora", escreveu integrante. Confira!