24.3 C
Vitória
domingo, 25 outubro 2020

Em busca dos espaços sagrados de Israel

Leia também

Investimento Direto no País soma US$ 1,597 bi em setembro, diz BC

No acumulado dos 12 meses até setembro deste ano, o saldo de investimento estrangeiro ficou em US$ 50,026 bilhões

8,073 milhões de pessoas estavam em trabalho remoto em setembro, diz IBGE

Os empregadores, 9,4% trabalhavam de forma remota em setembro, e apenas 5,0% dos trabalhadores por conta própria estavam em trabalho remoto

Lenda viva no esporte! Os 80 anos de Pelé

A Fifa ainda publicou histórias curiosas sobre o "Rei do Futebol", envolvendo a origem do seu nome, o sucesso que fez em Nova York, a relação com celebridades da música e a participação em filmes.

O templo de Jerusalém consagrou a Terra Santa, tornando-a o epicentro da fé judaica e cristã.

A arqueologia realizada em Israel, Jordânia, Líbano e Síria é conhecida por arqueologia bíblica. Em seu início tinha como objetivo encontrar locais sagrados que comprovassem os fatos bíblicos, pois as primeiras pesquisas arqueológicas na Terra Santa não foram feitas por arqueólogos, mas por teólogos e estudiosos da Bíblia, interessados em encontrar os locais citados na Bíblia e mapear a região.

Por que o interesse na Terra Santa? Para a antropologia o ser humano necessita de lugares sagrados, independentemente de ser religioso ou não. Os espaços sagrados são lugares de refrigério espiritual e físico para o caos da vida; o centro espacial, social, espiritual e psicológico do nosso mundo.

Ver a Sarça Ardente (Êx.3) fez com que Moisés reconhecesse estar em uma terra santa e a necessidade de uma mudança: tirar as sandálias! Ato de respeito, submissão, confiança. Nos espaços sagrados nos sentimos seguros, protegidos e ao mesmo tempo revigorados. A comunhão no espaço sagrado traz o homem para mais perto de Deus.

Não nos é dado descobrir os espaços sagrados. Eles nos são revelados! Jacó teve a revelação de estar em Betel, a Casa de Deus, a porta dos céus (Gn. 28). Lugar de comunhão e de comunicação com Deus. Os locais sagrados são revelados por uma aparição divina, angelical, um evento de poder ou por sonhos. Descoberto o local, este deve ser marcado para ser reconhecido por todos os povos. A crença de que os deuses habitavam certos locais e que se manifestariam no mesmo lugar estabelecia a sacralidade do local. Uma vez consagrado, o local sempre será sagrado (ex: Betel, Manre e Siquém).

Enquanto Israel era nômade, o culto não podia ser limitado a apenas um local. Deus se manifestava em montanhas sagradas (Horebe, Moriá Gerizim, Hermon), cavernas sagradas (Macpela -Gn 23, 25, 35, 47, 49, 50; At 7), pedras sagradas (Gn 28, 33, 35; Ex. 17, 24; Js 24; 1Sm 6, 7), árvores sagradas (Gn 12, 13, 18, 35; Js 24; Jz 6,9) e fontes sagradas (Gn 16, 21, 26, 32; Nm 5, 21; 1 Rs 1, 38; Mt 3; Jo 5).

Com o povo estabelecido, os santuários foram construídos nos espaços sagrados já existentes. Na fonte em Tel Bersheva, local do encontro de Isaque com Deus (Gn 21 e 26), localizaram peças de um altar indicando a presença de um templo (Am 8.14). Santuários cananeus foram consagrados a Deus mantendo no interior as pedras sagradas e os altares de pedras. Muitos templos foram erguidos próximos às fontes, não só pela necessidade da água para os rituais, mas porque a presença da água viva por si mesma consagrava o local.

Em um clímax do sagrado, Salomão construiu o tempo sobre uma montanha sagrada, o Monte Moriá, recebendo água sagrada da Fonte de Gion, tendo em seu interior uma pedra sagrada, o altar. O templo de Jerusalém consagrou a Terra Santa, tornando-a o epicentro da fé judaica e cristã, responsável pela sua orientação espacial, social, espiritual e psicológica, assim como seu referencial de identidade, forma e sentido para a vida.

A antropologia pode, portanto, colaborar com a arqueologia orientando suas buscas para além da Bíblia, à procura de elementos físicos que podem ser marcos da localização dos espaços sagrados de Israel, lembrando que o papel da arqueologia de confirmar a Bíblia é secundário, pois a fé se baseia na Palavra de Deus e não em evidências científicas.


Lidice Meyer Pinto Ribeiro é Pós Doutora em Antropologia e História (USP), Doutora em Antropologia Social (USP). Docente e Coordenadora de Educação Continuada da Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP. Pesquisadora Líder do Núcleo de Estudos do Protestantismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Cafeteria missionária: Tomando café e fazendo o bem

Conheça a Cafeteria missionária para empregar ex-viciados e moradores de rua, nos EUA. Saiba mais!

Peso Bíblico do período do Primeiro Templo

Arqueólogos israelenses encontraram uma moeda do Primeiro Templo, que era usada para trocar por sacrifícios, alimentos e oferta. Saiba mais!

Rapper Biorki e DJ Gio Marx: “Boombap Session – Gratitude”

A faixa traz uma reflexão sobre a importância das coisas simples da vida. Confira a canção!

Lenda da indústria da música, Mariah Carey e o despertar da fé

Em seu livro "The Meaning of Mariah Carey" (O significado de Mariah Carey), a cantora pop , Mariah Carey, disse que depois de encontrar o Espírito Santo durante sua juventude, sua fé em Deus foi despertada. Saiba mais!

Davi Lago e Leonardo Gonçalves: a crise e a oportunidade de fazer diferente

Para Davi Lago e o cantor Leonardo Gonçalves, simplicidade, solidariedade e amor são ingredientes fundamentais para vencer a crise

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Discos de platina e platina triplo para Davi Sacer

om milhões de plays, o cantor e compositor recebe premiações durante a gravação do seu novo projeto no Rio de Janeiro (RJ)

Sucesso no Brasil, Deezer gospel celebra quatro anos

Lives com artistas acontecem durante o mês como parte da comemoração de aniversário. Saiba mais!