24.4 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril 2024

Esmael de Almeida volta à Assembleia Legislativa

O deputado Esmael de Almeida tomou posse no dia 2 de janeiro como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Ele entra para ocupar a vaga deixada por Edson Magalhães, eleito como prefeito de Guarapari, após ficar como suplente nas eleições de 2014, mesmo tendo conquistado 19.634 votos. Esta é a segunda vez que Esmael assume como deputado, a outra foi entre 2013 e 2014.

Esmael retorna ao cargo com definição bem clara de como pretende desenvolver seu mandato político. Firme defensor das igrejas, ele é conhecido pelos projetos de lei em favor das famílias. Durante seu discurso de posse, fez questão de ressaltar a importância dos cristãos estarem presentes em todos os setores da sociedade, inclusive, na política. “A instituição família continua sofrendo ataques de todas as frentes. O último deles foi a liberação do aborto até o terceiro mês de gestação, pelo Supremo. Isso mostra o quanto precisamos nos mobilizar e atuar dentro da política para fazer valer o que acreditamos ser o melhor para as famílias. Lares desestruturados geram uma sociedade caótica”, criticou.

Além de Esmael, também retornaram ao Legislativo estadual os deputados Jamir Malini e José Esmeraldo, que substituíram os ex-deputados Guerino Zanon e Cacau Lorenzoni.

- Continua após a publicidade -

Confira entrevista concedida à Comunhão.

Como se sente retornando para o cargo de deputado estadual, após dois anos?
Reassumo meu mandato com muita alegria, novo ânimo, novas ideias e disposto a dar sequência aos trabalhos desempenhados em mandatos anteriores como vereador da cidade de Vitória e deputado estadual, entre os quais os projetos que elaborei e que não tiveram continuidade durante minha ausência no Legislativo. Enquanto Deus me der forças vou continuar promovendo, lutando e defendendo os valores e princípios cristãos porque eles são absolutos e insubstituíveis, fundamentados na Palavra de Deus e no caráter de Jesus Cristo.

O que o senhor aprendeu no mandato anterior e que pretende aplicar neste?
Aprendi que o Poder Legislativo tem um papel fundamental para o exercício pleno da democracia e na construção da cidadania, principalmente quando pensamos nas pessoas mais carentes. Aprendi a ouvir as reivindicações das comunidades e buscar solução para atendê-las por meio de Projetos de Leis e Indicações de propostas ao Governo do Estado, além de fiscalizar a execução das ações e atos da administração. A democracia representativa nos permite legislar em benefício do povo, mas infelizmente essa forma de democracia vem perdendo credibilidade com a sociedade que elege seus representantes, os quais acabam trabalhando em prol de si mesmos e assim se corrompendo e fazendo o que não é correto perante as leis de seu país.

Já possui algum projeto de lei em mente?
Entre aqueles que vamos reapresentar e as novas proposições estão a redução da tarifa do serviço público de transporte metropolitano da Grande Vitória nos dias de domingo, em todos os coletivos do Sistema Transcol; criação do Conselho Estadual da Família; inclusão das lideranças religiosas nos conselhos: de Segurança, Educação, Direitos Humanos, Saúde e Assistência Social; escola Sustentável (coleta seletiva, lixo, energia solar, coleta água de chuva); exemplares da Bíblia nas Bibliotecas das Escolas da Rede Pública Estadual; Programa Espírito Santo Sem Divórcio; instalação de Centros de Hemodiálise no Espírito Santo; combate ao Alcoolismo; criação da Feira Gospel; edição do livro História das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo; cursos Profissionalizantes objetivando melhor os níveis de emprego e oportunidade para famílias mais carentes.

O senhor é enfático na defesa dos valores familiares e da Igreja. Sabemos também que o Estado é laico. Nesse caso, gostaria de saber como o senhor irá aliar os valores cristãos com a laicidade?
O Brasil é oficialmente um Estado laico, pois a Constituição Brasileira e outras legislações preveem a liberdade de crença religiosa aos cidadãos, além de proteção e respeito às manifestações religiosas. Temos que aprender que um Estado laico, em vez de impedir, defende a liberdade religiosa a todos os seus cidadãos. Mas, admito que é difícil ser um político conservador cristão em, um País governado pela esquerda, onde as pessoas acreditam que no Estado laico, as instituições e seus membros têm que ser ateus, quando na realidade o Estado laico é aquele que dá liberdade às pessoas para seguirem a religião e a Igreja que lhes convier. Mas, na mente deles, o Estado laico tem que ser ateu! O maior vínculo da humanidade está na família estruturada.

O que espera da política atual do nosso país?
Espero que cada um de nós faça a sua parte para o Brasil dar a volta por cima. Ao que nos parece, a Lava Jato promoveu uma renovação nas instituições e o governo está aprofundando a sua escolha reformista. Nossa expectativa é que o Congresso consiga aprovar as reformas previdenciária, tributária e fiscal, política e trabalhista, que os empresários reanimem e os investimentos voltem e os empregos reapareçam. Mas a sociedade deve ficar mobilizada e atenta, cobrando de cada agente público compromisso verdadeiro com os valores essenciais da ética, da liberdade e da justiça social. Defendo também a unificação da data das eleições para escolha de vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos, governadores e presidente da República. Temos que admitir que as eleições gerais em uma só data vão permitir que as programações orçamentárias dos Municípios, estados e União também coincidam. Esta coincidência traz uma maior eficiência para os gastos públicos, já que nós estamos em momento de dificuldades orçamentárias. Estamos com grande déficit fiscal no governo federal e o nosso Estado sofrendo também com essa crise econômica.

Planos para os próximos anos para a carreira política?
Continuar deputado estadual, e para tanto já estamos colocando o nosso nome à consideração dos nossos eleitores, das diversas Igrejas que nos apoiam, dos pastores e das famílias que tem se agregado à nossa forma de fazer política. Sonho com uma política mais justa, que lute pelas desigualdades sociais e que promova o bem-estar.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -